Os 10 melhores alimentos para tonificar

Os 10 melhores alimentos para tonificar

Insira estes 10 alimentos para tonificar na sua dieta e verá a diferença!

Alie o exercício à alimentação e acrescente estes alimentos para tonificar à sua dieta. O seu corpo agradece!

Não há dúvidas que a melhor estratégia para fortalecer o seu corpo será sempre o exercício físico.

Contudo, existem alguns alimentos para tonificar que podem ser úteis também. Ao consumir esses alimentos pode potencializar os resultados do exercício.

Para tonificar os músculos, é necessário não só gastar a massa gorda, como também preparar o corpo para aproveitar ao máximo a atividade física para ganhar massa magra.


Os 10 melhores alimentos para tonificar


1. Fibra

A fibra não é propriamente um alimento, mas um componente dos alimentos. Contudo, é de tamanha importância que tinha que ser incluída nesta lista, como um alimento para tonificar.

As pernas, por exemplo, são a zona do corpo com maiores e mais recorrentes problemas de circulação, provenientes, muitas vezes, da acumulação de gordura nos vasos sanguíneos. A acumulação de gordura nos vasos é também a causadora da terrível celulite, protagonista dos piores pesadelos de tantas mulheres.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Através da ingestão de fibra, é possível diminuir a absorção de gordura no intestino que, por sua vez, também impede o seu armazenamento (tanto nas pernas como em qualquer outra parte do corpo).

A fibra está presente em cereais integrais, fruta e produtos hortícolas.
 
 


2. Cereais

cereais
Não, não estamos a falar de cereais de pequeno-almoço convencionais e comerciais. Quando nos referimos a cereais, falamos do trigo, do arroz, da cevada, da aveia, entre outros.

Estes, sobre a forma de pão, cereais de pequeno almoço ou tostas (principalmente integrais), quando ingeridos em quantidades adequadas, ajudam a estabilizar o nível de açúcar no sangue, ou, melhor dizendo, a glicemia. Se a glicemia não estiver estabilizada, o açúcar em excesso na corrente sanguínea será armazenado em forma de gordura.

Deste modo, os cereais são um ótimo alimento para tonificar pois impedem este armazenamento de açúcar, através da estabilização da glicemia.

Adicionalmente, estes também contêm um quarto das vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento correto do organismo.
 
 


3. Carne

Sim, leu bem: a carne. A carne é um bom alimento para tonificar, pois, devido ao seu conteúdo proteico, promove o aumento de massa magra. Deste modo, a carne pode ser considerada como uma das principais fontes de energia do músculo.

Para tonificar, o bife de vaca é mais aconselhado pois possui mais proteínas e de valor biológico mais elevado que o bife de frango.

Contudo, é preciso salvaguardar o seu conteúdo em gordura saturada, logo convém evitar a sua ingestão em excesso e ir alternando com outras fontes de proteína, como o peixe e o ovo.
 
 


4. Papaia

papaia
Além de saborosa e apelativa, a papaia é uma fruta com efeito laxante, principalmente quando ingerida em conjunto com as sementes. Para além disso, ela é rica em água, vitaminas e minerais.
 
 


5. Peixe

O peixe, para além de rico em vitaminas e minerais, tem um baixo teor em gordura saturada e uma grande quantidade de proteínas, tornando-se um alimento para tonificar de excelência.

Prefira o atum, seguido do salmão e do bacalhau. O atum em conserva deve ser consumido em azeite ou em água, e nunca em óleo.
 
 


6. Ananás

ananas
A elevada percentagem de água no ananás, aliada ao seu baixo valor energético, torna este fruto um excelente alimento para tonificar.

O ananás contém uma enzima chamada bromelina, que atua como um promotor da digestão e ajuda a diminuir a sensação de barriga inchada e enfartamento.
 
 


7. Produtos hortícolas

Produtos hortícolas, verduras, legumes… Chame-lhe o que lhes chamar, a verdade é uma: se deseja um corpo tonificado, deve usar e abusar destes alimentos.

Em forma de sopa no início da refeição, como acompanhamento de salada ou até como prato principal, os produtos hortícolas não só são ricos em fibra, como também saciam bastante, impedindo que abuse do arroz e das batatas a seguir.
 
 


8. Abacate

abacate
O abacate é uma fonte de gordura saudável, contudo debe ser ingerida em moderação por forma a não despoletar um efeito indesejável.

Adicionalmente, o abacate estimula a formação de colagénio, que ajuda a combater o envelhecimento da pele.
 
 


9. Ovo

O ovo, apesar de ser um alimento com um teor proteico inferior à carne e ao peixe, tem um valor biológico consideravelmente superior a estes dois.
 
 


10. Leite

leite
Apesar do leite ser um tema controverso, este é, sem dúvida, um bom alimento para tonificar, não só devido ao seu teor proteico, mas também devido ao seu elevado valor biológico – o segundo mais elevado, apenas vencido pelo ovo.

Apesar de não ser um alimento aconselhado para o pré-treino, pode ingeri-lo a qualquer outra altura do dia e irá verificar resultados.

Se tem intolerância à lactose, pode sempre optar pelo leite sem lactose.
 

O que evitar?


Para esta pergunta, a resposta é fácil: O álcool. É já sabido que para seguir uma alimentação saudável e equilibrada, o álcool não deve fazer parte da equação. Quando o objetivo é tonificar o corpo, esta recomendação eleva-se ainda mais.

Além de hiperenergético e repleto de “calorias vazias”, ou seja, que não fornecem nutrientes para o organismo, o álcool desidrata e pode causar indisposição e mal-estar.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: