Alergia ao glúten: sintomas e cuidados

Alergia ao glúten: sintomas e cuidados

Conheça melhor este tipo comum de alergia

A alergia ao glúten e a intolerância ao glúten são temas muito debatidos nos dias de hoje. Saiba mais sobre este assunto.

Muito se tem ouvido casos de intolerância ao glúten. No entanto, é preciso entender que existe uma diferença entre alergia ao glúten e intolerância, assim como é preciso entender que o glúten não é uma substância que faça mal a todos os que o ingerem.

Existem simplesmente algumas pessoas que não lidam bem com esta proteína e, portanto, devem realmente retirá-la da sua alimentação ou, em alguns casos, reduzir o seu consumo.

Mas será necessário todos fazermos o mesmo? Será que o glúten faz mesmo mal? Entenda tudo aqui.
 

O QUE É O GLÚTEN?


o que e o gluten

O glúten resulta de uma mistura de proteínas que se encontram no endosperma da semente de cereais, maioritariamente designadas por gliadina e glutenina.

As primeiras são as chamadas proteínas de reserva que são solúveis em álcool e, para os intolerantes ao glúten, são tóxicas. Já as gluteninas são solúveis em solutos básicos e não trazem malefícios, nem a quem é intolerante.
 
 

INTOLERÂNCIA VS ALERGIA AO GLÚTEN


A alergia ao glúten é diferente da intolerância ao glúten, embora muitas vezes sejam confundidos por quem considera ter algum deles.

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
Enquanto a intolerância tem uma frequência muito maior e pode afetar qualquer indivíduo, mesmo que sem histórico familiar, a alergia ao glúten já é mais rara e normalmente hereditária.



Alergia ao glúten 

Quando o glúten é ingerido e entra em contacto com a água, a gliadina (uma das proteína que o compõem) reage à imunoglobina E. Esta reação dá origem a sintomas de alergia que vão desde manchas vermelhas e comichões a situações mais graves como a anafilaxia.
 



Intolerância ao glúten

Já a intolerância resulta do facto de o organismo não ser capaz de digerir bem o glúten, sendo que os restos das proteínas gliadina e glutenina podem ficar presos na parede do intestino.

Mesmo os indivíduos saudáveis e sem aparentes problemas celíacos (intolerantes ao glúten) podem sofrer deste problema. Como resultado, dão-se situações de desconforto abdominal, inchaço ou até mesmo um aparelho intestinal desregulado. Estes não são problemas graves (como é o caso da alergia ao glúten), mas tratam-se de sintomas que causam mau estar.
 
 


SINTOMAS DE ALERGIA AO GLÚTEN

diarreia
Uma intolerância ao glúten pode demorar mais de meia hora a ter efeitos no corpo, além de que não é identificada em testes de alergia e, quanto maior a quantidade consumida, mais fortes os efeitos. Este podem ser vómitos, diarreia, dores de estômago, barriga inchada, gases intestinais e até mesmo uma sensação na garganta parecida com queimadura.

Por outro lado, uma alergia ao glúten manifesta-se imediatamente, mesmo que seja ingerida pouca quantidade do alimento que o contém. Pode manifestar-se da seguinte forma:
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Comichão pelo corpo
  • Pele vermelha e com uma espécie de urticária
  • Dificuldades em respirar
  • Cara e língua inchadas
  • Anafilaxia (problema grave na circulação sanguínea e na oxigenação)



PARA UMA ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN


Se tem realmente alergia ao glúten, vai ser obrigatório retirar esta proteína da alimentação. Nos dias de hoje, embora não seja a tarefa mais fácil, também já não é um drama visto que existem inúmeras alternativas bastante boas.

A fruta, os vegetais, a carne, o peixe, os ovos e os lacticínios são produtos isentos de glúten e por isso podem ser consumidos sem preocupações. Já na altura de escolher os grãos e as farinhas é que é necessário ter uma atenção muito maior.

Para facilitar, indicamos alguns alimentos que não contêm esta proteína na sua composição: arroz e derivados, milho e derivados, trigo sarraceno, millet, quinoa, amaranto, mandioca e sementes de linhaça são alguns exemplos.

Para garantir que um determinado produto alimentar não tem glúten na sua constituição, basta ter em atenção ao seu rótulo. Se nos ingredientes não constarem trigo, cevada ou centeio nem vestígios, o alimento pode ser uma opção. Confirme também se o produto está assinalado com o símbolo "sem glúten".

E mesmo que lhe apeteça jantar ou petiscar fora de casa, também já tem diversos espaços onde existem muitas opções deliciosas e sem glúten. Deixamos alguns exemplos:

Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.



Veja também: