Abraçar o bebé: benefícios para o desenvolvimento da criança

Quando um bebé nasce, uma das formas que temos de comunicar com ele é através do tato. Abraçar o bebé promove o seu desenvolvimento cognitivo saudável.

Abraçar o bebé: benefícios para o desenvolvimento da criança
O toque é essencial para o desenvolvimento do bebé.

As primeiras interações do bebé com as pessoas e o ambiente em que está inserido vão definir o adulto que ele se irá tornar. Abraçar o bebé e dar-lhe carinho é essencial para o deixar não só mais seguro, mas também mais inteligente.

Quando os bebés nascem o seu cérebro ainda é muito imaturo. As zonas cerebrais dedicadas ao toque e à audição são bem desenvolvidas, uma vez que estes dois sentidos constituem a melhor forma de comunicação com o bebé.

Estudos indicam que abraçar e tocar no bebé é fundamental para o seu desenvolvimento cognitivo. Abraçar o bebé tem um grande impacto principalmente para o desenvolvimento dos prematuros.

Abraçar o bebé contribui para o seu desenvolvimento


abracar o bebe

Segundo um estudo realizado por investigadores em Ohio, o abraço e o toque pele-a-pele com o bebé durante o seu desenvolvimento são fundamentais.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Este estudo foi realizado em 125 bebés, observando a sua resposta ao toque. Foram observados recém-nascidos prematuros e de termo.

Segundo os resultados deste estudo, os recém-nascidos prematuros têm um menor nível de resposta ao afeto do que os bebés de termo. Contudo, quando os recém-nascidos prematuros são tocados e acarinhados pelos pais ou profissionais de saúde, o seu nível de resposta aumenta. Pelo contrário, os que estão privados do contacto humano, apresentam um nível de resposta ao toque mais baixo.

O simples ato de embalar os bebés no colo, contribui para o seu desenvolvimento cerebral. Para além disso, o toque é essencial para os recém-nascidos prematuros. O toque permite aos seus cérebros responder de igual modo que os recém-nascidos de termo.

Há ainda outro estudo que demonstrou que o cérebro de bebés dos quais as mães demonstram grandes níveis de afeto, tem um maior desenvolvimento do hipocampo, quando comparados com os bebés com menor nível de afeto. Este zona do cérebro é responsável pela memória e aprendizagem.

Isto acontece porque o sistema nervoso do bebé responde positivamente quando as suas necessidades são supridas. Quando se fala de necessidade não só nos referimos à alimentação ou ao sono, mas também ao carinho, ao toque e ao colo.

O toque e o carinho são essenciais para o desenvolvimento cerebral dos bebés desde o momento em que nascem, tanto para o recém-nascido prematuro como para o de termo.

Abraçar constrói o cérebro


abracar constroi o cerebro

O toque não constitui só uma lembrança maravilhosa de quando o bebé ainda era um feto. Tal como o leite, o toque é um “nutriente” fundamental para o seu desenvolvimento.

Em alguns casos, até tem mais benefícios do que o leite materno. Empanturrar o bebé com leite não vai fazer com que este seja mais saudável. Mas, quanto mais carinho e abraços forem dados ao bebé, mais forte e feliz ele será.

Um estudo feito sobre os efeitos da massagem em recém-nascidos prematuros confirmou os benefícios do toque.

Os bebés massajados tiveram um aumento de peso 47% superior ao esperado. Por este motivo tiveram alta uma semana antes dos que não tiveram massagens.

Um ano mais tarde, estes bebés voltaram a ser observados e constatou-se que o seu QI era mais elevado do que os que tinham sido tratados de modo rotineiro.

Para além disto, também descobriram que bebés de termo que eram massajados cerca de 15 minutos por dia, choravam menos, eram socialmente mais ativos, estavam mais alerta, engordavam melhor e tinham níveis mais baixos de stress.

5 benefícios de abraçar o bebé


beneficios de abracar o bebe

  1. Ativa as endorfinas, que aumentam a sensação de alegria e diminuem as dores, ansiedade e tristeza;
  2. Transmitem segurança ao bebé tornando uma pessoa mais segura e com mais autoconfiança;
  3. Fortalece o vínculo entre os pais e o bebé;
  4. Proporciona calma e tranquilidade ao bebé;
  5. Promovem a autoestima do bebé.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.