A importância dos alongamentos

A importância dos alongamentos

Conheça os benefícios de fazer alongamentos.

Apenas alguns minutos e exercícios muito simples são suficientes para evitar lesões graves e até melhorar a sua postura. 

Muitos estão cientes da importância de fazer alongamentos antes e depois do exercício físico, mas o que nem todos sabem é que deve fazê-los mesmo que apenas passe o dia em frente ao computador. Porquê? Simples. Os alongamentos ajudam a aumentar (ou manter) a flexibilidade dos músculos preparando-os para a atividade física e/ou eliminam a tensão muscular após o exercício. Mas não só. Também para quem tem que passar muito tempo sentado em frente ao computador (por exemplo) estes exercícios são importantes. Isto porque é normal que ao longo do dia se adote uma postura errada e através dos alongamentos pode não só melhorá-la como aliviar as dores resultantes da má postura. E se ainda não está convencido da importância dos alongamentos, o melhor é ficar a conhecer os benefícios desses exercícios.  

Os 3 principais benefícios dos alongamentos 


1. Prevenção e redução das lesões musculares 


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Este é particularmente importante para a prática de exercício físico. A falta de alongamentos antes do treino pode dar origem a várias lesões musculares (como: distensões, ruturas ou inflamações musculares, por exemplo). E se umas podem ser de fácil tratamento, outras podem originar danos permanentes. Além disso, estes exercícios contribuem para o relaxar o corpo e ativar a circulação. Por essa razão é fundamental que dedique alguns minutos do seu plano de treino aos alongamentos.

2. Aumenta a flexibilidade 

É como dissemos logo no início um dos benefícios dos alongamentos, tanto antes/depois do exercício ou ao longo de um dia de trabalho. 

3. Diminuição das dores musculares

Um bom conjunto de exercícios de alongamento que inclua os grandes grupos musculares  (pescoço, ombros, cintura e pernas) ajuda a relaxar os músculos e consequentemente contribui para a diminuição das dores musculares.

Como alongar

Aproveitamos para lhe deixar alguns exercícios (meramente exemplificativos) de alongamento que pode introduzir no seu treino diário ou fazer numa pausa do trabalho. Vai ver que se sente logo melhor ou que o seu treino vai correr às mil maravilhas. 

1. Alongamento do peitoral


De pé, entrelace as mãos atrás das costas e movimente os braços para cima alongando peitoral.  

2. Alongamento do tríceps  e peitoral

Mantenha a coluna direita, flita o braço para trás e para baixo em direção às costas e, suavemente, pressione o cotovelo. De seguida repita o exercício com o outro braço. 

3. Alongamento das costas

Estenda os braços à frente (apoie-se numa parede ou numa cadeira); curve as costas e alongue-as. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos.


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