Vista cansada: como reconhecer os sintomas?

A sensação de vista cansada é um sintoma comum da sociedade moderna. Este é um dos problemas de saúde que aumentou com as novas tecnologias.

Vista cansada: como reconhecer os sintomas?
Um problema que pode estar associado às atividades do dia-a-dia.

Quando se fala em vista cansada, referimo-nos, geralmente, às sensações de fadiga ocular e visual. A expressão “vista cansada” é normalmente utilizada para descrever a dificuldade de visão para perto.

Tecnicamente, esta dificuldade visual designa-se presbiopia. Esta patologia surge, normalmente, por volta dos 40/45 anos de idade, resultando de um processo fisiológico natural. Pode aparecer mesmo em pessoas que nunca tiveram qualquer problema de visão.

A sensação de vista cansada pode ser causada por vários factores, ou pode simplesmente resultar de um esforço ocular acrescido, que poderá desaparecer com o repouso.

É importante perceber o que é a vista cansada e identificar os principais factores de risco para a saúde dos seus olhos.

Vista cansada – tudo o que precisa de saber


1. Sintomas

visão turva em vista cansada

O principal sintoma da vista cansada é começar a ver mal ao perto. Assim, é possível que as imagens mais próximas comecem a parecer desfocadas ou pouco nítidas.

Esta dificuldade de visão tende a agravar ao final do dia, surgindo a fadiga ocular e, muitas vezes, dores de cabeça.

Surgem, habitualmente, outros sintomas, tais como:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  • Dor nos olhos;
  • Olhos vermelhos;
  • Ardor ou irritação nos olhos;
  • Olhos secos ou lacrimejantes;
  • Visão turva;
  • Fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

2. Causas

olho e vista cansada

O olho tem uma espécie de lente natural – o cristalino. Com o passar dos anos, o cristalino envelhece, ficando com menos elasticidade e flexibilidade. Perde, também, a sua capacidade de focagem.

Isto faz com que a imagem não se forme na retina, como seria normal, mas sim atrás da retina. O resultado final configura uma dificuldade cada vez maior em focar o que está mais próximo dos
olhos.

Na atualidade, uma das causas mais comuns da fadiga ocular está relacionada com o tempo despendido em dispositivos digitais, tais como telemóveis, computador, tablets ou jogos de vídeo.

3. Diagnóstico

diagnóstico vista cansada

A idade é fundamental para entender o tipo de problema de visão em causa. Em crianças, jovens ou pessoas com menos de 40 anos, as dificuldades na visão a curtas distâncias serão, possivelmente, associadas a outras causas, como, por exemplo, a existência de hipermetropia ou astigmatismo.

Estes problemas podem e devem ser corrigidos com lentes próprias.

No entanto, em idade mais avançada, é possível que o problema em concreto seja a vista cansada. Para diagnosticar, deverá ter em conta os factores que já referidos como sintomas.

4. Forma de tratamento

tratamento vista cansada

A vista cansada pode ser compensada com óculos de leitura, óculos específicos ou lentes de contacto multifocais.

5. Recomendações

  1. Utilize lágrimas artificiais (colírio) para ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos;
  2. Faça pausas regulares quando está a trabalhar em frente ao computador, desviando o olhar por algum tempo, para que o pestanejar dos olhos seja mais regular;
  3. Tenha atenção à iluminação ambiente;
  4. Ajuste o tamanho do texto e o contraste da luz quando está a ler ou redigir documentos longos no computador;
  5. Opte por lâmpadas de cor branca dentro de casa, uma vez que iluminam melhor do que as lâmpadas com cor amarela.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 Veja também: