Será que as unhas de gel causam cancro?

Apreciadas pelo público feminino pela facilidade de manutenção e durabilidade do trabalho final, há uma polémica sobre o assunto: será que as unhas de gel causam cancro?

Será que as unhas de gel causam cancro?
Saiba tudo sobre o tema.

Todos sabemos que os raios UV podem ter sérias repercussões na nossa saúde e é uma das principais causas de cancro de pele. Tendo em conta esta premissa, a revista Jama Dermatology analisou o uso de radiação UV em gabinetes de estética sob um ponto de vista carcinogénico, nomeadamente para saber se as unhas de gel causam cancro.

Poucos estudos recentes avaliaram possíveis cenários de irradiação e este foi o primeiro a concluir que as lâmpadas de secagem de esmaltes UV representam efetivamente risco para os clientes, podendo provocar cancro de pele.

Estudo comprova: unhas de gel causam cancro de pele


unhas de gel causam cancro de pele

Segundo a investigação levada a cabo pela Jama Dermathology, nenhuma das mulheres participantes neste estudo tinha antecedentes de cancro de pele na família e todas trabalhavam em escritórios, logo não se podia colocar a exposição solar como causa para as conclusões obtidas. O único ponto em comum era o facto de gostarem da técnica de verniz gel por ser rápida, económica e durar mais tempo.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

A revista analisou fontes de luz diferentes de 16 gabinete de estética, numa variedade de marcas de fontes de luz, potências e número de lâmpadas por dispositivo. Quando comparados todos estes fatores, foi possível de perceber que em casos de exposição mais longos aumenta-se a probabilidade de aparecimento de danos cutâneos, inclusivamente cancro de pele.

Deve deixar de fazer unhas de gel?


uso de protetor solar nas maos e unhas de gel causam cancro

Durante todo o processo de aplicação de unhas e verniz gel, a exposição a raios UV é constante, podendo, nalguns casos perfazer mais de 10 minutos de exposição a raios UV numa única sessão.

Sendo este um fator que poderá originar cancro de pele, o mesmo apareceria, numa pessoa sem qualquer tipo de antecedente e unicamente por este motivo após várias sessões e períodos prolongados de exposição. Assim, os autores deste estudo e médicos consultados, aconselham as mulheres a usarem protetor solar antes de fazerem unhas de gel e a fazê-lo apenas em ocasiões especiais.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais