Sumo de fruta natural: boa opção ou não?

O sumo de fruta natural é normalmente visto como uma alternativa saudável aos néctares e aos refrigerantes. Será mesmo? Veja connosco.

Sumo de fruta natural: boa opção ou não?
Se é fã do típico sumo de laranja natural de manhã, veja este artigo.

O consumo de sumo de fruta natural é comum e apreciado por muita gente.

Mesmo quem tem uma preocupação acrescida com a manutenção de um estilo de vida saudável, muitas vezes recorre a um sumo de fruta natural na esperança de estar fazer uma escolha acertada no que a uma alimentação equilibrada diz respeito.

No entanto, será o sumo de fruta natural uma boa opção? Se está interessado em saber a resposta, este artigo é para si.

Sumo de fruta natural: Bom ou mau da fita?


Embora o consumo de sumo de fruta (sumo de fruta natural e não só!) tenha vindo a ser associado com condições como a obesidade ou a cárie dentária nos últimos tempos, ainda continuam a ser produtos alimentares amplamente consumidos.

A ideia do sumo de fruta natural tem sido especialmente abraçada, na esperança de se estar a consumir algo melhor por ser “natural”.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Obviamente, quando em comparação com outras alternativas, como néctares ou refrigerantes, o sumo de fruta natural é uma melhor opção, nem que seja pelo teor de micronutrientes e por não ser feito à base de concentrados. Sendo ainda melhor se não houver adição de açúcar – o que, muitas vezes, acontece.

Contudo, a ideia do sumo de fruta natural ou menos natural continua a não convencer todos os peritos na área da nutrição.

Problemas com o sumo de fruta natural


sumo de fruta natural com várias peças

1. Várias peças de fruta

É de notar que um sumo de fruta natural é normalmente feito com pelo menos duas ou três peças de fruta, sendo que muitas vezes até são utilizadas mais. Isto corresponde ou ultrapassa a recomendação diária de consumo de fruta.

2. Falta de fibra

Contudo, o problema principal do sumo de fruta natural é a falta de fibra.

Os processadores fazem com que os açúcares presentes na fruta sejam libertados, enquanto eliminam a fibra insolúvel. Mesmo o tradicional liquidificador liberta o açúcar da fruta e destrói parte da fibra.

A maior parte do açúcar presente na fruta é a frutose, que apenas pode ser processada pelo fígado.

Uma pequena quantidade deste açúcar, como, por exemplo, o presente numa maçã, não é prejudicial porque é consumida juntamente com a fibra presente na fruta.

A fibra protege contra os possíveis efeitos negativos da frutose ao reduzir a sua absorção, ao mesmo tempo que ajuda a atingir a sensação de saciedade.

Por outro lado, o sumo de fruta natural, assim como os outros sumos e bebidas açucaradas, são absorvidas imediatamente, dado que a fibra foi removida.

3. Frutose líquida

Há quem argumente que beber frutose na forma líquida impede que o fígado trabalhe de forma correta, o que por sua vez se pode relacionar com bastantes problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo II e aumento de produção de gordura, inclusive no fígado.

Existem ainda opiniões profissionais que mantêm a opinião que a frutose engana o nosso cérebro a pensar que tem fome e que é viciante, fazendo com que se pense permanentemente que se tem fome.

Um estudo publicado em 2013 pelo British Medical Journal relacionou um consumo elevado de fruta, particularmente mirtilos, uvas e maçãs a uma diminuição do risco de diabetes tipo II.

Contudo, uma ingestão elevada de sumo de fruta foi relacionado com um aumento do risco da mesma patologia.

4. Consumido em demasia

Outro dos problemas do sumo de fruta natural (e de todos os outros) é o seu consumo de forma desmedida, em particular em substituição da água.

Sumo de fruta natural: pode ser uma boa opção?


Nem toda a gente está pronta para considerar o sumo de fruta natural algo exclusivamente negativo, sendo que um dos principais argumentos a favor deste alimento é o facto de ser uma boa fonte de nutrientes para muitas pessoas, nomeadamente, pessoas que não consomem fruta de outras formas.

O sumo de fruta natural pode contribuir com teores consideráveis de vitamina C em crianças e adultos, sendo ainda uma fonte de ácido fólico e potássio.

Como tornar o sumo de fruta natural mais saudável


sumo de fruta natural

1. Depois de liquidificar a sua fruta, não coar o sumo de modo a haver uma maior retenção da polpa e da fibra;

2. Incluir vegetais no seu sumo de fruta natural pode igualmente ser uma boa escolha, optando por incluir apenas um ou dois tipos de fruta;

3. Adicione o sumo de meio limão ou uma pitada de vinagre de maçã ao seu sumo de fruta natural. Isto vai mascarar o sabor dos vegetais (se os utilizar) e vai tornar o sumo mais doce sem ser necessário recorrer a açúcar ou adoçantes;

4. Adicione fontes de gordura, como nozes picadas ou sementes de linhaça, para atrasar a absorção do açúcar.

Siga a nossa dica…


Se é daquelas pessoas que não dispensa o seu sumo natural de fruta de manhã, experimente utilizar apenas uma peça de fruta.

Por exemplo, se gosta de sumo de laranja, esprema o sumo de apenas uma laranja para um copo e adicione água até encher o copo. Isto vai fazer com que ingira muito menos açúcar logo de manhã!

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais