Como substituir o creme de leite nas receitas

Como substituir o creme de leite nas receitas

Aprenda as versões saudáveis desta sobremesa

Um creme de textura aveludada, sabor incomparável e elevador teor calórico. Aprenda a substituir o creme de leite nas receitas por outras versões mais saudáveis.

É o mais parecido que temos com as natas portuguesas, logo já se adivinha um produto com sabor, mas calórico.

Por isso, vamos mostrar-lhe como substituir o creme de leite nas receitas por alternativas mais saudáveis e que pesem menos, na balança e na consciência.

Mas engane-se se pensa que é por uma questão de calorias que lhe apresentamos estas alternativas.

Muitas pessoas simplesmente não consomem leite de vaca ou derivados nas suas receitas.

Além disso, são também muitos os que apresentam intolerância à lactose ou são alérgicos à proteína do leite, procurando, assim, formas de substituir o creme de leite nas receitas.

Veja as nossas sugestões.
 

15 alternativas para substituir o creme de leite


chantilly

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

1. Creme de ricota light

Comporta-se em receitas salgadas de modo muito semelhante ao creme de leite, conferindo uma textura espessa mas leve. 

 


2. Iogurte natural desnatado

O iogurte puro e sem gordura pode substituir o creme de leite nas mais variadas receitas, mas existe um truque para a sua utilização: apenas deve adicioná-lo no final da receita! 
 
 


3. Queijo cottage

Para substituir o creme de leite numa receita, liquidifique uma chávena de queijo cottage e duas colheres de sopa de sumo de limão e duas colheres de sopa de leite.  
 


4. Soro de leite coalhado

Para obter maior consistência, por cada chávena de soro de leite coalhado retire três colheres de sopa e acrescente três colheres de sopa de creme vegetal. Misture e ficará com um resultado final muito semelhante ao creme de leite.
 
 


5. Creme de arroz

Este substituto do creme de leite é um pouco mais elaborado. No entanto, valerá a pena pelo resultado final!
  1. Lave uma chávena de arroz integral e deixe escorrer. 
  2. Em seguida, coloque o mesmo arroz dentro de um recipiente com água e deixe de molho durante 5 horas.
  3. Escorra o arroz e bata no liquidificador com água suficiente para as lâminas girarem sem dificuldade.
  4. Leve ao fogão, em lume médio, juntando mais três copos de água e mexendo sempre para não pegar.
  5. Depois, adicione uma pitada de sal e uma colher de chá de creme vegetal.
  6. Após ferver, deixe cozinhar durante uma hora, tapado. 
 


6. Creme de abacate

Coloque cerca de 250 gramas de polpa de abacate num liquidificador e bata para obter um creme fofo e macio que pode utilizar em várias receitas a substituir o creme de leite.
 
 


7. Creme de amêndoas

Bata no liquidificador duas chávenas de chá de amêndoas com uma chávena de chá de água. Junte duas colheres de sopa de banana esmagada e leve ao fogo para dar a textura. 

 


8. Creme de aveia

Prepare um creme grosso com três colheres de sopa de farinha aveia e 1 e ½ chávena de chá de água, uma colher de chá de creme vegetal ou azeite. Depois é só levar ao lume, para dar a textura. O resultado final pode ser usado em doces ou salgados, pois tem um sabor neutro.  
 


9. Creme de banana congelada

Pode ser utilizado na especialmente na preparação de doces. Conserve bananas descascadas no frigorífico. Coloque uma ou duas no liquidificador com um pouco de manteiga de amendoim, ou outra gordura vegetal. 
 


10. Creme de batata doce

Bata no liquidificador duas chávenas de batata doce descascada e em cubos com 1 e 1/2 chávena de chá de água e uma colher de chá de creme vegetal ou azeite. O creme que obterá tem um ligeiro sabor adocicado.  
 


11. Creme de soja

O ideal é que o creme de soja seja sempre usado em receitas onde haverá outros ingredientes de sabor marcante para suavizar o sabor da soja que, como sabe, é muito intenso e forte. 

 


12. Creme de tofu

Coloque duas colheres de sopa de água e duas colheres de sopa de creme vegetal ou azeite no copo do liquidificador. Corte 150 gramas de tofu em pedaços pequenos e adicione aos líquidos. Bata bem até obter uma mistura homogénea. 
 


13. Chantilly vegetal

Pode ser usado com muito bom resultado em algumas receitas doces em vez do creme de leite, nomeadamente cremes, mousses ou tortas geladas. 
 


14. Iogurte sem lactose

O iogurte sem lactose pode substituir o creme de leite nas mais variadas receitas, mas também só deve ser adicionado à receita no final. 

 


15. Leite de coco

Coloque o leite de coco num recipiente aberto no frigorífico durante 2 horas. Depois, separe a parte líquida da sólida e use apenas a parte mais sólida na receita. 

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: