Semáforo nutricional: o que deve saber

Semáforo nutricional: o que deve saber

Essencial para compras inteligentes

Perceba a  importância do semáforo nutricional  para uma alimentação mais equilibrada, saudável e uma vida mais longa e feliz.

Num tempo em que a alimentação saudável está na ordem do dia, ainda que sem entrar em grandes fundamentalismos, é importante perceber a constituição dos diferentes alimentos que vão surgindo no mercado.

Quanto mais variada for a sua alimentação, melhor será o seu dia-a-dia. No entanto, é importante que seja variada nos macronutrientes certos. 

E para que possa fazer uma escolha informada, o mais saudável e equilibrada possível, a Agência de Segurança Alimentar do Reino Unido (Food Standards Agency - FSA ) desenvolveu o semáforo nutricional que visa a promoção de uma alimentação saudável através da rotulagem.
 

O que é o semáforo nutricional?


Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
Como saber quais são os alimentos mais indicados para si e para a sua família? Como conseguir interpretar os complexos rótulos das embalagens?

Simples: com o semáforo nutricional. Este é um simples sistema de três cores (verde, amarelo e vermelho) semelhante a um semáforo de trânsito que facilita o reconhecimento da quantidade de quatro nutrientes específicos nos produtos alimentares: salaçúcar, gorduras (lípidos) totais e gorduras (lípidos) saturadas.

De facto, são estes quatro macronutrientes os principais responsáveis pelo aparecimento de doenças crónicas não trasmissíveis nomeadamente cancro, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

Sendo assim, ao analisar um rótulo de um produto alimentar, deve conseguir perceber a quantidade existente destes nutrientes e fazer uma escolha consciente e acertada.



O significado das cores


 

Para conseguir identificar facilmente a quantidade que existe de gordura, gordura saturada, açúcar e sal num alimento, basta olhar para as cores:
 

  • Verde: tem uma concentração baixa de açúcares gorduras, gorduras saturadas ou sal, é uma opção mais saudável que pode consumir diariamente, sem restrições.
     
  • Amarelo: tem uma concentração média de açúcares gorduras, gorduras saturadas ou sal, é uma boa opção, porém, ainda que possa ser consumido mais do que uma vez por semana ou diariamente deve fazê-lo com moderação.
     
  • Vermelho: açúcares gorduras, gorduras saturadas ou sal, devem ser consumido apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades.


Assim, ao comparar diferentes produtos, deve optar pelos que têm mais verdes e amarelos do que vermelhos. Os alimentos cujo semáforo é todo vermelho devem ser ingeridos de forma cautelosa e em dias "especiais".

Se, ao comparar dois produtos, o semáforo for exatamente igual, saiba que pode sempre recorrer à tabela de informação nutricional para averiguar a quantidade específica de gordura, gordura saturada, açúcar e sal que ambos têm.


O semáforo nutricional Vida Ativa


Algumas marcas já incluem o semáforo nutricional nos seus produtos, porém, quando assim não é, torna-se difícil perceber que alimentos privilegiar em detrimento de outros.

A pensar nisto, desenvolvemos um pequeno cartão para que, quando for ao supermercado, consiga facilmente identificar os melhores alimentos para si e para a sua família.

Na primeira metade do cartão poderá analisar a informação de alimentos e na segunda metade, a de bebidas.

Para fazer o download do semáforo nutricional Vida Ativa só precisa de clicar na imagem. Depois, basta imprimir e, por ser tão pequeno, cabe na sua carteira ou porta-moedas.




Como interpretar o semáforo nutricional?


Para conseguir perceber se o produto tem uma quantidade baixa, média ou alta de gorduras, gordura saturada, açúcar ou sal, basta recorrer ao semáforo e compará-lo com a informação nutricional do produto alimentar.

Sabendo que existem valores diferentes para alimentos e bebidas, preste atenção ao semáforo que usa.

Por exemplo, para avaliar o rótulo da imagem abaixo, deverá usar o semáforo das bebidas. Assim, comparando os valores de cada nutriente do semáforo com os valores da informação nutricional da bebida, sempre por 100 gramas, é possível perceber que esta tem uma quantidade média de gordura a total (lípidos) e açúcares, e uma quantidade baixa de gordura saturada e sal.

No final, este podia ser um bom alimento a incluir na sua alimentação.




Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: