Como prevenir os escaldões: proteja a pele corretamente

O sol é essencial à vida. No entanto, pode tornar-se perigoso se não protegermos corretamente a pele. Aprenda a prevenir os escaldões com um protetor solar adequado.

Como prevenir os escaldões: proteja a pele corretamente
Saiba como prevenir os escaldões? Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

É um facto que não somos todos iguais perante o sol: alguns tipos de pele possuem uma tolerância superior a outros. Independentemente do seu fototipo, a proteção correta pode evitar-lhe muito desconforto e prevenir os escaldões.

O modo como o sol afeta o nosso corpo está relacionado com vários fatores, incluindo a idade, a sensibilidade da pele, o ambiente e as condições de exposição ao sol.

Desde queimaduras superficiais até cancro de pele, a exposição excessiva ao sol pode ter efeitos de curto e longo prazo que são impossíveis de evitar.

RAIOS UVB E OS ESCALDÕES


raios uvb uva e escaldoes

Os raios UVB são os raios que provocam escaldões. Os tipos de pele clara são os mais sensíveis e reagem mais aos UVB. Como tal, devem usar um fator de proteção muito elevado, com o FPS 50+, sempre que estejam expostos ao sol.

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

Por outro lado, os tipos de pele mais escuros estão naturalmente mais protegidos e podem usar um FPS 30 em condições solares moderadas.

O fator de proteção de um protetor solar está relacionado com a duração da proteção: quanto maior o FPS, mais longa é a duração da proteção.

Um FPS 50 ou superior proporciona uma proteção equivalente a um FPS 30 mas terá uma duração superior.

Lembre-se que os protetores solares não impedem o bronzear e, embora um bronzeado demore mais tempo a surgir quando usa um protetor solar, também irá durar mais tempo. Proteja-se, mas disfrute do sol. Porque não?

QUATRO REGRAS DE OURO PARA PREVENIR OS ESCALDÕES


protecao do sol

  1. Evitar a exposição entre o meio-dia e as 4 da tarde. Este é o período em que os raios UV são mais perigosos.
  2. Manter as crianças à sombra. Por segurança, as crianças com menos de 3 anos não devem ser expostas ao sol em qualquer circunstância.
  3. Usar roupa. Deve usar roupa opaca sempre que possível, assim como chapéus de abas largas e óculos de sol com filtro UV.
  4. Voltar a aplicar protetor solar a cada duas horas mesmo que seja à prova de água. Lembre-se de aplicar protetor solar suficiente nas costas, pescoço, orelhas e pés.

 

TRAVE O ENVELHECIMENTO PREMATURO – RAIOS UVA


manchas de pigmentacao na pele

Existem níveis de proteção diferentes entre os raios UVA e UVB. A proteção relativa aos raios UVA é conhecida como PPD (Persistent Pigment Darkening).

A proteção solar com um PPD elevado proporciona uma proteção melhor contra os danos causados pelos raios UVA, responsáveis pelas:

  • alergias ao sol;
  • envelhecimento prematuro da pele;
  • surgimento de marcas de pigmentação;
  • um risco mais elevado de cancro.

Um protetor solar com uma boa relação FPS/PPD oferece a melhor proteção contra os raios UV (ou, por outras palavras, mais segurança na exposição solar de forma a prevenir os escaldões).

PREVENIR OS ESCALDÕES – PROTEÇÃO SOLAR


protecao solar

Escolher o protetor solar correto pode ser um dilema. Com todos os diferentes nomes e abreviaturas (FPS, PPD), nem sempre é fácil encontrar o que se precisamos.

Para evitar os escaldões e queimaduras, precisa escolher o FPS (Fator de Proteção Solar) correto. Está indicado em todos os protetores solares e existem quatro níveis de proteção:

  • Reduzido (fator 6 a 10);
  • Médio (15 a 25);
  • Elevado (30 a 50);
  • Muito elevado (50+).

Consoante o fototipo, a sua pele reage mais ou menos rapidamente ao sol.

Embora algumas peles se bronzeiem naturalmente, outras são mais frágeis ou precisam de um fator de proteção elevado constantemente. Com um fator de proteção elevado, a sua pele está mais protegida.

O fototipo classifica as pessoas de acordo com o modo como a sua pele reage ao sol. Existem 6 tipos:

  • Fototipo I: pele leitosa, queima-se sempre, nunca se bronzeia, muitas sardas.
  • Fototipo II: pele clara, queima-se sempre, por vezes bronzeia-se levemente, muitas sardas.
  • Fototipo III: pele clara a escura, queima-se às vezes, bronzeia-se sempre (bronzeado médio), algumas sardas.
  • Fototipo IV: pele escura, nunca se queima, bronzeia-se sempre (bronzeado escuro), sem sardas.
  • Fototipo V: pele castanha, nunca se queima, bronzeia-se sempre (bronzeado escuro), sem sardas.
  • Fototipo VI: pele preta, nunca se queima, sem sardas.

Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.

Veja também:

Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.