Plano detox - o que precisa de saber

Plano detox - o que precisa de saber

Saiba se deve ou não seguir um plano detox.

Muitas são as pessoas que procuram um plano detox após dias de excessos, no entanto, será que essa é a melhor opção?
 

Quer sejam imagens de pepinos e outros semelhantes dentro de um copo de água, quer sejam modelos sentadas à beira de uma montanha de vegetais, é difícil não ser levado pelas indústrias que publicitam “o plano detox”.

A ideia de que pode eliminar os seus pecados calóricos é o antídoto perfeito para o estilo de vida apressado e baseado em fast-food e binge drinking que grande parte das pessoas tem hoje em dia.

Começando por dietas líquidas, passando por batidos, sumos, períodos mais ou menos prolongados de jejum ou a exclusão de grupos de alimentos: tudo o que é publicitado como um “plano detox” é automaticamente considerado algo a experimentar na esperança de deitar abaixo aqueles quilinhos ganhados nas férias, ou no casamento do primo ou no último fim-de-semana prolongado.

Contudo, será que estes planos ou dietas são realmente eficazes? Mais, será que não representam um risco para a saúde?


O que pode ou não pode comer


Isto irá ser diferente consoante o plano detox que está a seguir. Como já mencionado, pode variar entre, por exemplo, beber apenas líquidos ou períodos de jejum.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Alguns permitem alguns alimentos como fruta e vegetais. Normalmente são “dietas curtas” – não são algo que consiga ser seguido durante muito tempo.
 


Nível de esforço: alto


fome

Vai sentir fome e vai sentir-se sem forças. Um plano detox pode ou não representar um perigo para a sua saúde, dependendo de quanto tempo se mantiver a seguir o plano detox.

A maior parte das pessoas não se sente bem seguindo planos alimentares hipocalóricos e baixos em nutrientes.

Alguns efeitos secundários podem incluir baixos níveis de energia, hipoglicemias (baixos níveis de açúcar no sangue), dores musculares, fatiga, tonturas e náuseas.
 


Resulta na perda de peso?


Se o seu objetivo é emagrecer, um plano detox pode efetivamente ajudar a que perca uns quilos.

No entanto, o mais provável é que os recupere no final, e note que esta não é uma abordagem saudável no que diz respeito à perda de peso.
 


Resulta na “desintoxicação” do organismo?


O nosso organismo “desintoxica” pela ação dos rins, pulmões, pele, sistema gastrointestinal e fígado, ao tornar as substâncias indesejáveis solúveis em água de modo a serem eliminadas através da urina, fezes e bílis.

Existem, de facto, algumas maneiras de tornar o nosso plano detox em algo a seguir permanentemente e com efeitos a longo prazo.

Contudo, as dietas altamente restritivas não são a melhor opção, nem que seja pelo facto de privarem o organismo de inúmeros nutrientes que são necessários para que as enzimas do nosso organismo funcionem corretamente na eliminação das substâncias indesejáveis do nosso organismo.

Ainda não há evidência científica suficiente relativamente a nutrientes e alimentos específicos que possam ajudar nesta deste processo de “desintoxicação”, contrariamente ao que se lê e ouve frequentemente. Parece haver um efeito positivo de algumas substâncias presentes nos citrinos e nas uvas, por exemplo, na eliminação de alguns metais.
 


Como posso tornar a minha alimentação num “plano detox”?


frutas e legumes

Esta é a pergunta com a resposta mais simples. A melhor maneira de ajudar o organismo a melhor metabolizar as substâncias indesejáveis passa (mais uma vez!) por minimizar a sua exposição às mesmas.
 

Aqui ficam algumas dicas que podem ajudar:

  • Beber muita água (se não aprecia água, experimente infusões sem açúcar ou águas aromatizadas)
  • Restringir produtos altamente processados (ricos em açúcar e gordura)
  • Praticar bastante exercício físico
  • Dormir pelo menos 8 horas por noite
  • Elimine as gorduras visíveis de carne
  • Evite as zonas carbonizadas nos alimentos
  • Não fumar (se fuma, está na altura de começar a deixar!)
  • Reduzir a quantidade de álcool que consome diariamente
  • Consumir 5 porções diárias de fruta e legumes

Optar por um estilo de vida saudável é o melhor plano detox que pode seguir. O organismo funciona de forma constante para eliminar aquilo de que não necessita, e não existe evidência que sustente que seguir um plano detox altamente restritivo ajude nesse processo.

Mais, as dicas que mencionam são semelhantes às que deve seguir para manter um peso corporal desejável e prevenir o aparecimento de várias patologias.

Em suma, apesar de não estar provado que beber um sumo de vegetais a meio da tarde ajuda a “desintoxicar”, certamente só lhe vai fazer bem!

E se é algo que lhe apetece e que o vai fazer sentir melhor, não há porque não o fazer: certifique-se, apenas, que é incluído numa alimentação saudável, equilibrada e variada e que não o faz em substituição de todas as outras refeições.

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !
 

Veja também: