Pele do bebé: cuidados diários imprescindíveis

A pele do bebé é muito imatura e sensível às agressões externas. Para mantê-la saudável são necessários cuidados diários que mantenham a sua integridade.

Pele do bebé: cuidados diários imprescindíveis
A pele do bebé precisa de cuidados para se manter saudável.

Após o nascimento, a pele do bebé é um órgão ainda imaturo. Durante os primeiros tempos, apresenta-se seca devido à sua baixa capacidade para reter a água e a temperatura corporal.

Devido às agressões do ambiente externo, a pele frágil do bebé desidrata com facilidade. Pode ficar ainda mais seca, irritada, com prurido ou até mesmo infeção.

A pele só atinge a sua maturidade por volta dos 4 anos de idade da criança.

Proteger a pele delicada e frágil do seu filho é uma tarefa importante para os pais. Para evitar ou tratar a pele seca, devem ser realizados cuidados diários.

A pele do bebé


pele do bebe

A pele do bebé, para além de frágil e suave, também apresenta resistência e elasticidade.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

O maior órgão do corpo humano é a pele e funciona como uma barreira resistente. Ao longo da vida as células da pele vão sendo renovadas. Este processo inicia-se ainda no útero materno.

Quando o bebé nasce, a sua pele não é suave nem macia. Normalmente, apresenta áreas vermelhas e descamação nos primeiros dias de vida.

Enquanto se vão adaptando à exposição ao ar, a pele dos pulsos, joelhos e pés pode até chegar a sangrar. A hidratação é fundamental para ajudar na cicatrização e recuperação da pele do bebé mantendo-a lubrificada.

Os produtos de higiene


produtos de higiene

Ao comprar os produtos de higiene para o bebé, é importante verificar sempre os rótulos. Todos os produtos de higiene devem ter uma série de características que não são prejudiciais para a pele do bebé:

  • Hipoalergénicas, sem perfumes ou fragrâncias;
  • Sem parabenos;
  • Sem lanolina;
  • Com pH neutro;
  • Sem corantes e conservantes.

 

Hidratação da pele do bebé


hidratacao da pele do bebe

Para que a pele do bebé se mantenha hidratada e saudável, a maciez e resistência naturais devem ser mantidas.

Ainda que não apresente irritação ou vermelhidão, a sua pele é beneficiada pelo uso de cremes hidratantes.

A hidratação da pele deve ser diária, idealmente após o banho, massajando bem todas as áreas corporais. É um bom momento para fazer uma massagem relaxante ao bebé, fortalecendo o vínculo deste com os pais e ajudando a que tenha uma boa noite de sono.

Há especialistas que dizem que o creme corporal da mãe, desde que tenhas características hipoalergénicas, é uma boa opção para a hidratação da pele do bebé, dado que este e a mãe estão sempre em contacto. O importante é não mudar constantemente de creme, para que a pele não tenha que se voltar a adaptar às diferentes fórmulas dos produtos.

Zona da fralda


zona da fralda

A pele da zona da fralda é muito sensível e mais susceptível a irritação, visto que facilmente o ambiente dentro da fralda se torna húmido e irritante para a pele do bebé.

É importante que esta zona se mantenha o mais limpa e seca possível. As pregas da pele devem ser sempre bem secas após o banho e após cada muda de fralda.

O creme barreira apenas deve ser utilizado caso a pele apresente sinais de irritação. Se a pele se mantiver íntegra, é suficiente hidratar a zona com o creme usado para aplicar em todo o corpo.

Exposição ao sol


exposicao ao sol do bebe

Não é recomendado que os bebés estejam diretamente expostos à luz solar. Uma exposição solar de 10 ou 15 minutos é o suficiente para que o bebé apanhe uma queimadura, mesmo nos dias de céu encoberto.

Em dias quentes, o bebé deve ser vestido com roupa leve e clara de algodão que lhe cubra os braços e as pernas. O uso de chapéu para a proteção da cabeça é imprescindível. Para além disso, deve ser evitada a exposição solar entre as 11h e as 17h, quando os raios solares estão mais fortes.

O uso de protetor solar é recomendado. Deve ser aplicado em pequena quantidade e camada fina para proteger o rosto, as mãos e os pés do bebé.

Cuidados com a roupa


roupa do bebe

Como a pele do bebé pode ser sensível aos químicos da roupa nova e aos resíduos de sabão depois das lavagens, é importante ter alguns cuidados.

A roupa deve ser em algodão, de modo a evitar alergias e para ser suave para a pele. Todas as etiquetas devem ser retiradas para que não provoquem irritação na pele.

Quanto ao detergente, deve ser de pH neutro e hipoalergénico. A roupa do bebé deve ser bem lavada antes da sua primeira utilização. Nos primeiros tempos, deve ser lavada separadamente da roupa dos adultos.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais