Óleo de coco: o “segredo” para tudo

Óleo de coco: o “segredo” para tudo

Saiba o que torna o óleo de coco tão especial.

Pode ser usado para cuidar da pele, do cabelo ou até para cozinhar. E estas são apenas algumas utilizações do óleo de coco. Mas há mais.
 

O óleo de coco não pára de conquistar adeptos. Há até quem o apelido de “ingrediente milagroso”.

E as razões para isso são muitas, ou não tivesse este óleo inúmeras utilizações, como a hidratação da pele e do cabelo, pode também ser usado como desmaquilhante e até na culinária.

E isto apenas para citar algumas das utilizações possíveis.

Não há como negar a popularidade do óleo de coco. Mas o que o torna tão especial? É sobre isso que lhe vamos falar.


Óleo de coco: que propriedades?


A utilização versátil e diversificada contribuiu indubitavelmente para o sucesso do óleo de coco. Mas não é a única razão.

A verdade é que o óleo de coco também tem vários benefícios para a saúde (nomeadamente a nível do sistema imunitário por ter propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas), ainda ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes e estimula o sistema digestivo, entre outros).

Extraído do coco, este óleo é rico em vitaminas (do complexo B como flolatos, riboflavina, niacina, tiamina e piridoxina e ainda Vitaminas E e K) e minerais (como o ferro, potássio, magnésio ou zinco. 

Trata-se de um alimento funcional, que pode ser refinado (feito com coco seco) ou extravirgem (produzido a partir do fruto fresco). 

Ainda assim, nem tudo “são rosas” quando o assunto é o óleo de coco. Entre os especialistas da comunidade médica há quem “aponte o dedo” a algumas das propriedades menos benéficas do óleo de coco. Em muito devido ao elevado teor de gorduras saturadas (consideradas "gorduras más”), sendo por isso aconselhado um uso moderado.
 

10 Utilizações possíveis


lip balm
Já aqui o dissemos. São muitas e variadas. Desde a cosmética à culinária, o óleo de coco tem inúmeras utilizações possíveis. Nós damos-lhe a conhecer algumas:

 

1. Máscara capilar

É talvez a utilização mais conhecida e mais usada. Só precisa de aplicar o óleo de coco no cabelo e deixar atuar durante alguns minutos para conseguir um cabelo hidratado, brilhante e sedoso.

 

2. Hidratante corporal

Aplique no corpo e mantenha a pele hidratada. Uma chamada de atenção: Deve esperar que seque antes de se vestir para não manchar a roupa.

 

3. Elixir bocal

Basta bochechar um pouco de óleo de coco para eliminar os germes da boca, conseguir um hálito mais fresco, dentes mais brancos e gengivas saudáveis.

 

4. Bálsamo labia

Aplique sobre os lábios um pouco de óleo de coco e sinta a secura a desaparecer.

 

5. Desmaquilhante

Ajuda a remover a maquilhagem de forma rápida e fácil, enquanto hidrata a pele. Retire a maquilhagem de forma suave e com movimentos circulares para ativar a circulação facial e potenciar os seus benefícios.

 

6. Esfoliante

Se juntar o óleo de coco derretido com um pouco de sal marinho ou açúcar – em iguais quantidades – tem à sua disposição um ótimo esfoliante para obter uma pele macia nos pés ou cotovelos.

 

7. Anti-acne

Evita a progressão do acne e atua como cicatrizante ajudando a reparar a pele e a eliminar as marcas do acne.

► Saiba mais sobre os efeitos do óleo de coco no acne aqui.

 

8. Anti envelhecimento

Graças às suas propriedades hidratantes pode ajudar na prevenção do envelhecimento cutâneo, diminuindo o aspeto de pele seca e desidratada.

 

9. Prevenção de Estrias

Por ser um produto com elevado nível de gordura e ao hidratar a pele, vai aumentar a elasticidade da mesma, evitando que esta se ressinta perante situações de perda ou ganho de peso repentinos.

 

10. Tempero

O óleo de coco virgem pode ser utilizado como tempero de saladas, ou ainda adicionado ao seu iogurte, granola ou salada de frutas, por exemplo.


E se pensa que a utilização do óleo de coco se fica por aqui, está enganado. Não há como negar que o óleo de coco é um dos produtos mais versáteis ao seu dispor. E que tal experimentar e tirar partido de todas os benefícios que o óleo de coco tem pata lhe oferecer?

Cliquei aqui para conhecer o melhor de Portugal e do Mundo !

 


Veja também: