Natação para bebés

Natação para bebés

10 benefícios da natação para o seu bebé.

Conheça todos os benefícios da natação para bebés que vão muito além de aprender a nadar.

A natação para bebés é uma experiência emocionante e enriquecedora tanto para os bebés, como para os pais. Ao bebé, não só ensina competências vitais, como melhora a forma como aprendem outras competências. Para os pais, o benefício é imediato e também a longo prazo, já que permite desfrutar de tempo de qualidade com o seu bebé mas também de beneficiar de todas as vantagens que falamos a seguir. 

Quando começar a natação para bebés? 


É recomendado que os bebés comecem as aulas de natação a partir dos 6 meses, quando já tomaram a maioria das vacinas e estão mais protegidos. Saiba que, a partir dos 9 meses, os bebés perdem alguns reflexos inatos que são úteis à natação, assim, é muito importante que iniciem antes disso. Contudo, o ideal será pedir a opinião do pediatra. 

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa que existe. Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

Que cuidados ter? 


Escolha uma escola de natação de confiança. Certifique-se que a água está na temperatura, pH e nível de cloro corretos. O espaço deve ser climatizado e os balneários devem estar próximos da piscina, e com todas as condições, para que o bebé não corra o risco de ficar doente. 

10 Benefícios da natação para bebés 


1. Segurança 


Qualquer piscina, banheira ou mesmo bacia com água é uma ameaça. Aprender a nadar pode salvar a vida do seu filho, por isso, é muito importante que aprendam algumas técnicas desde tenra idade. 

2. Saúde física e mental 


O exercício físico é essencial à vida. Quanto mais cedo motivar o seu filho para isto, melhor. Uma aula de natação para bebés, fortalece o coração, os pulmões e o cérebro, estimulando os cinco sentidos. 

3. Cria laços 


O contacto pele com pele fortalece os laços entre si e o seu bebé. Os pais com mais do que um filho, podem ter neste momento a única hora na semana para se concentrar exclusivamente no seu bebé. 

4. Aumenta a confiança 


À medida que vão crescendo, vão adquirindo medo da água que, mais tarde, pode prejudicar a aprendizagem. Quanto mais cedo os bebés tiverem contacto com a água, menor é probabilidade de terem medo da água.

5. Desenvolve a coordenação 


Estar na água ajuda a melhorar a coordenação, a noção de espaço e o equilíbrio. Um estudo de 2009, da Universidade de Ciência e Tecnologia norueguesa, descobriu que os bebém que nadam têm melhor equilíbrio e agarram objetos com mais facilidade. 

6. Fortalece 


Dentro de água, a boiar e a resistir à água, os bebés exercitam mais músculos do que em terra. Uma investigação finlandesa conclui que, os bebés que nadam, começaram a andar antes de gatinhar graças ao seu excelente controlo muscular. 

7. Desenvolve a aprendizagem 


Respondendo a comandos de voz repetitivos aguça as habilidades mentais do seu bebé e aumenta os seus níveis de compreensão. Um estudo alemão descobriu que os bebés que nadam têm um desenvolvimento motor avançado, mais competências sociais e inteligência. 

8. Bem-estar


A natação estimula o apetite, mas os exercícios suaves e a água morna relaxam o bebé. No final, o seu bebé alimenta-se melhor, dorme descansado e os pais podem também relaxar. 

9. Reforça o sistema cardiorespiratório 


A natação para bebés reforça o sistema cardiovascular, melhora a capacidade do sistema respiratório e regula a circulação sanguínea. 

10. Fortalece sistema imunitário 


Crianças habituadas a estar dentro e fora de água, têm um sistema imunitário mais forte porque se acostumam a circunstâncias diferentes. Logo, sofrem menos otites, constipações e infecções.


Veja também: