Lanches saudáveis para o seu filho levar para a escola

Lanches saudáveis para o seu filho levar para a escola

Veja as nossas sugestões.

A alimentação dos seus filhos é uma das suas maiores preocupações. Saiba como preparar um lanche saudável e nutritivo. 
 

Os números da obesidade infantil são assustadores. Em Portugal, cerca de um terço das crianças sofrem de excesso de peso e 10% são obesas. Para reverter a situação, o ideal é garantir que as nossas crianças comecem desde cedo a fazer uma alimentação saudável. Em idade escolar a tarefa torna-se um pouco mais complicada, mas ainda assim há várias formas de assegurar que o seu filho faz uma alimentação cuidada e que dê resposta às suas necessidades nutricionais. Um bom lanche é o segredo. Claro que com o ritmo acelerado do dia-a-dia nem sempre é fácil ter ideias para criar lanches saudáveis e nutritivos. Mas para o ajudar deixamos-lhe aqui algumas sugestões.
 

Consulta Gratuita de Nutrição
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

O que deve ter um lanche saudável?


Não é segredo que uma boa alimentação influencia não só o bem estar-estar das crianças, mas também o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

Não falamos apenas das principais refeições do dia (pequeno-almoço, almoço e jantar), mas também dos lanches diários. Estes são essenciais para que as crianças obtenham as quantidades necessárias de vitaminas e minerais. Além disso, a ingestão de lanches saudáveis auxilia no controlo de peso, já que ajudam a controlar o apetite para as grandes refeições.


Um bom lanche deve incluir alimentos de diferentes grupos alimentares e de elevado valor nutricional. Fruta, pão, leite ou iogurtes são algumas das opções. Por outro lado, devem evitar-se bolos, chocolates, salgados ou refrigerantes, por exemplo.

E a melhor parte é que nem sequer precisa de impor um lanche ao seu filho. Dentro daquilo que é a composição equilibrada, tente adaptar o lanche aos gostos do seu filho, optando por substituir um determinado alimento por outro que tenha um valor nutricional semelhante. Por exemplo, se o seu filho não gostar de queijo, subsitua por fiambre; ou se não gostar de maçã, substitua por outra fruta que seja do seu agrado.

Pense no lanche como parte da educação. Sim, porque os hábitos criam-se e se desde cedo habituar o seu filho a fazer lanches saudáveis terá a tarefa facilitada.
 

Os lanches mais saudáveis


Descanse, não lhe vamos apresentar sugestões complexas ou que exijam muito tempo de preparação. Muito pelo contrário. Os lanches que lhe sugerimos, além de saudáveis, são também fáceis e rápidos de fazer. Ora veja.

1. Iogurte de aromas com 30 gramas de cereais e uma peça de fruta à escolha.

2. Três bolachas tipo Maria, iogurte de aromas, cenoura em palitos.

3. Sumo natural (de laranja, por exemplo) e um pão com queijo flamengo.

4. Iogurte líquido, pão com queijo e melão.

5. Leite, pão com fiambre e uma maçã.

6. Leite (ou sumo natural) e um pão de mistura com marmelada ou compota.

7. Leite achocolatado, pão integral com fiambre de peru e alface e morangos.

8. Iogurte líquido, três bolachas do tipo Maria ou Torrada e uma pêra.

9. Leite ou iogurte líquido, pão com geleia e uma gelatina.

10. Leite simples, bolachas torrada, uma barrita de queijo e meia banana.

E claro, em todas as opções não se esqueça de acrescentar uma garrafa de água.

 

Veja também: