Kefir de água: benefícios e modo de preparação

Kefir de água é uma alternativa ao kefir de leite. Trata-se de uma bebida probiótica que traz diversos benefícios à saúde, além de ser de fácil preparação. A preparação é simples e os benefícios estão relacionados com o fortalecimento do sistema imunológico, com a prevenção de diversas doenças e no auxílio da digestão.

Kefir de água: benefícios e modo de preparação
Saiba tudo sobre este probiótico.

O kefir de água é uma das alternativas do consumo de kefir de leite por exemplo, mas talvez menos conhecida.

O Kefir, originalmente do turco keif que significa “bem-estar”, é um probiótico proveniente do Cáucaso, uma região que divide a Europa Oriental da Ásia Ocidental.

Naquela região era conhecido por “o grão da vida” por se acreditar que a longevidade das pessoas estava relacionada com o consumo de kefir, um presente que teria sido oferecido por Alá.

Afinal o que é o kefir de água?


kefir de água

O kefir de água é um alimento probiótico feito com grãos transparentes de kefir de água, que tanto podem ser utilizados em água com açúcar mascavado, sumo ou água de côco.

Se prefere não consumir laticínios, esta pode ser uma excelente alternativa que não contém laticínios e por isso tem vindo a ganhar popularidade, além disso é fácil de preparar.

Os grãos de kefir de água consistem em bactérias e leveduras existentes numa relação simbiótica. Tal como acontece no caso do kefir de leite, as bactérias boas utilizam os açúcares presentes, além de desbloquear vitaminas e minerais adicionais.

Benefícios do kefir de água


Ao consumir kefir de água está a fortalecer o seu sistema imunológico e a ajudar a prevenir doenças de todos os tipos.

Outro aspeto importante é o facto de promover uma boa digestão devido à quantidade de microrganismos benéficos que possui.

Vejamos mais alguns exemplos:

  • Inibe o crescimento de bactérias hostis e ajuda os microorganismos probióticos benéficos a colonizar o aparelho digestivo;
  • Reduz a inflamação;
  • Ajuda na digestão de alimentos e micronutrientes. A chave para a saúde e longevidade é uma boa digestão e um equilíbrio de bactérias boas são o ponto de partida essencial.
  • Reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável incluindo inchaço, indigestão, flatulência, diarreia/obstipação, náuseas e dores musculares;
  • Pode diminuir os desejos súbitos de ingestão de comida, especialmente quando se trata de açúcares ou alimentos doces;
  • Melhora a tez da pele, configurando as manchas de idade. Pode aliviar sintomas de psoríase, eczema e acne;
  • Pode ter um efeito tranquilizante sobre o sistema nervoso, que tem inclusive ajudado muitas pessoas que sofrem de distúrbios do sono e insónia, depressão e autismo.

Modo de preparação do kefir de água


modo de preparação do kefir de agua

  1. Aqueça 250 ml de água filtrada ou mineral;
  2. Adicione ¼ de chávena de açúcar (mascavo de preferência) e dissolva bem;
  3. Complete com mais 750ml de água filtrada ou mineral;
  4. Deixe esfriar até atingir temperatura ambiente e coloque num recipiente de vidro;
  5. Adicione os grãos de Kefir – cerca de 3 a 4 colheres (sopa) para cada litro de água;
  6. Cubra com um papel ou toalha e prenda com um elástico. Deixe a fermentar entre 24 e 72 horas à temperatura ambiente num local afastado do luz, como por exemplo num armário; *
  7. Depois de fermentar, coe os grãos de kefir e armazene o líquido fermentado num recipiente com tampa. **

* É importante salientar aqui que, quanto maior a temperatura ambiente mais rápida será a fermentação e ainda que quanto mais tempo demorar menos doce ficará a água do kefir. Convém fazer algumas experiências para ver qual é o tempo e temperatura que melhor funciona para o seu paladar.
**Pode voltar a colocar os grãos num recipiente com água e açúcar para reiniciar o processo. Irá obter um líquido com um cheiro a fermentado (como fermento de pão) e a água apresentará um sabor meio ácido.

Armazenamento:

Se ficar à temperatura ambiente, dura 3 a 4 dias; no frigorífico conserva-se entre 2 e 3 semanas (método recomendado); já no congelador a sua validade aumenta para 3 meses.

Pode beber só a água ou adicionar aromatizantes, como por exemplo: sumo de frutas, frutas frescas ou secas para dar um sabor diferente.

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