Kefir de água: benefícios e modo de preparação

Kefir de água é uma bebida probiótica que traz diversos benefícios à saúde, além de ser de fácil preparação. Saiba mais connosco.

Kefir de água: benefícios e modo de preparação
Saiba tudo sobre este probiótico.

O kefir de água é uma das alternativas do consumo de kefir de leite por exemplo, mas talvez menos conhecida.

O Kefir, originalmente do turco keif que significa “bem-estar”, é um probiótico proveniente do Cáucaso, uma região que divide a Europa Oriental da Ásia Ocidental.

Naquela região era conhecido por “o grão da vida” por se acreditar que a longevidade das pessoas estava relacionada com o consumo de kefir, um presente que teria sido oferecido por Alá.

Afinal o que é o kefir de água?


kefir de água

O kefir de água é um alimento probiótico feito com grãos transparentes de kefir de água, que tanto podem ser utilizados em água com açúcar mascavado, sumo ou água de côco.

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Se prefere não consumir laticínios, esta pode ser uma excelente alternativa que não contém laticínios e por isso tem vindo a ganhar popularidade, além disso é fácil de preparar.

Os grãos de kefir de água consistem em bactérias e leveduras existentes numa relação simbiótica. Tal como acontece no caso do kefir de leite, as bactérias boas utilizam os açúcares presentes, além de desbloquear vitaminas e minerais adicionais.

Benefícios do kefir de água


Ao consumir kefir de água está a fortalecer o seu sistema imunológico e a ajudar a prevenir doenças de todos os tipos.

Outro aspeto importante é o facto de promover uma boa digestão devido à quantidade de microrganismos benéficos que possui.

Vejamos mais alguns exemplos:

  • Inibe o crescimento de bactérias hostis e ajuda os microorganismos probióticos benéficos a colonizar o aparelho digestivo;
  • Reduz a inflamação;
  • Ajuda na digestão de alimentos e micronutrientes. A chave para a saúde e longevidade é uma boa digestão e um equilíbrio de bactérias boas são o ponto de partida essencial.
  • Reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável incluindo inchaço, indigestão, flatulência, diarreia/obstipação, náuseas e dores musculares;
  • Pode diminuir os desejos súbitos de ingestão de comida, especialmente quando se trata de açúcares ou alimentos doces;
  • Melhora a tez da pele, configurando as manchas de idade. Pode aliviar sintomas de psoríase, eczema e acne;
  • Pode ter um efeito tranquilizante sobre o sistema nervoso, que tem inclusive ajudado muitas pessoas que sofrem de distúrbios do sono e insónia, depressão e autismo.

Modo de preparação do kefir de água


modo de preparação do kefir de agua

  1. Aqueça 250 ml de água filtrada ou mineral;
  2. Adicione ¼ de chávena de açúcar (mascavo de preferência) e dissolva bem;
  3. Complete com mais 750ml de água filtrada ou mineral;
  4. Deixe esfriar até atingir temperatura ambiente e coloque num recipiente de vidro;
  5. Adicione os grãos de Kefir – cerca de 3 a 4 colheres (sopa) para cada litro de água;
  6. Cubra com um papel ou toalha e prenda com um elástico. Deixe a fermentar entre 24 e 72 horas à temperatura ambiente num local afastado do luz, como por exemplo num armário; *
  7. Depois de fermentar, coe os grãos de kefir e armazene o líquido fermentado num recipiente com tampa. **

* É importante salientar aqui que, quanto maior a temperatura ambiente mais rápida será a fermentação e ainda que quanto mais tempo demorar menos doce ficará a água do kefir. Convém fazer algumas experiências para ver qual é o tempo e temperatura que melhor funciona para o seu paladar.
**Pode voltar a colocar os grãos num recipiente com água e açúcar para reiniciar o processo. Irá obter um líquido com um cheiro a fermentado (como fermento de pão) e a água apresentará um sabor meio ácido.

Armazenamento:

Se ficar à temperatura ambiente, dura 3 a 4 dias; no frigorífico conserva-se entre 2 e 3 semanas (método recomendado); já no congelador a sua validade aumenta para 3 meses.

Pode beber só a água ou adicionar aromatizantes, como por exemplo: sumo de frutas, frutas frescas ou secas para dar um sabor diferente.

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