Homeopatia: o que é e como funciona

A homeopatia é uma terapia que defende o tratamento dos doentes com base na Lei dos Semelhantes. Saiba mais neste artigo sobre esta linha terapêutica da medicina.

Homeopatia: o que é e como funciona
Tratar o semelhante pelo semelhante

A homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que não estando contente com os medicamentos oferecidos pela medicina convencional, fundou e impulsionou a homeopatia.

A palavra homeopatia tem origem no grego em homoispathos. Homóis significa semelhante e pathos significa doença.

A homeopatia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo uma medicina alternativa e complementar e a sua prática é recomendada.

Homeopatia: o que é



A homeopatia é uma terapia que tem por base a Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Segundo esta lei, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar uma pessoa que esteja doente, deve admninistrar-se na pessoa doente uma substância que, caso fosse administrada numa pessoa sã, iria provocar exatamente os mesmo sintomas que tem a pessoa doente. Um semelhante.

O medicamento é administrado ao doente em doses mínimas, de forma a evitar que este fique intoxicado, mas o suficiente para estimular uma reação do organismo.


Homeopatia: como funciona


A homeopatia considera que uma pessoa não tem uma doença isolada, mas um desiquilíbrio que se vai manifestando ao longo da vida de diversas formas. Assim, o homeopata aconselha um dos mais de dois mil medicamentos homeopáticos que existem por forma a restaurar o organismo do paciente aos estágios que precedem a vida.

Perante uma anáilse aos sintomas e queixas do paciente, o médico homeopata prescreve o medicamento homeopático mais adequado a cada caso, de forma a estimular e a restaurar o equilíbrio energético de cada paciente.


Homeopatia: que doenças trata


Muito frequentemente, a homeopatia é a terapia alternatica considerada para tratamentos de problemas gastrointestinais, dermatológicos, ginecológicos e respiratórios.

Em casos de pessoas com as defesas em baixo, ou seja, pessoas com maior tendência a sofrer de infeções virais e bacterianas, pessas com doenças alérgicas, a homeopatia pode ser uma alternativa ou mesmo um complemento aos tratamentos convencionais.

Para além disso, em problemas do foro psicológico e emocional, como as depressões, a homepatia é já muitas vezes a escolha, para quem quer evitar calmantes e ansiolíticos químicos.

Apesar da homeopatia oferecer tratamento para vários problemas de saúde, deve sempre ter-se em conta que para distúrbios mais graves como é o caso da diabetes ou cancro, HIV, tuberculose ou malária, a indicação é de que se siga o tratamento convencional, exceto em casos nos quais o médico responsável indica especificamente que se recorra à homeopatia.

Entre todas as doenças tratadas pela homeopatia, as mais comuns são:
 


Homeopatia: medicamentos


homeopatia medicacao
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, como minerais, vegetais ou animais. São substâncias sobre as quais existe já um conhecimento acerca das suas propriedades curativas.

Os medicamentos utilizados na homeopatia são preparados através de técnicas específicas de diluição e dinamização; depois de diluídas, as substâncias são sujeitas a um processo de agitação, que vai permitir despertar na substância a capacidade de atuar sobre a força vital do organismo, tratando a doença pelo seu semelhante. O que é capaz de provocar a doença também é capaz de a curar.

A toxicidade das susbtâncias ativas nos medicamentos homeopáticos é diminuida, aumentando o seu potencial curativo. Isto foi coneguido pelo Dr. Hahnemann, pois com as várias experiências que conduziu, chegou à conclusão de que diluindo sucessivamente as substâncias e agitando-as várias vezes para as ativar, minimizava as reações indesejáveis e potenciava a capacidade de cura.

É possível que, ao administrar um medicamento homeopático, inicialmente os sintomais se agravem, ainda que minimamente, uma vez que está a ser tratado com uma susbtância que provoca exatamente os sintomas da doença.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também: