5 Formas naturais de evitar a azia

A azia pode ser desconfortável e ter um impacto negativo no dia-a-dia da pessoa. Entre as formas naturais de evitar a azia encontra-se a perda de peso.

5 Formas naturais de evitar a azia
Saiba como evitar a azia recorrendo a métodos simples e fáceis de adotar.

Costuma sentir uma sensação de ardor na região superior do abdómen de forma ocasional ou continuada?

Conheça algumas formas naturais de evitar a azia, um problema que muito provavelmente sofre.

O que é a azia?


azia e formas naturais de evitar a azia

A azia é um sintoma de uma perturbação digestiva e não como uma doença em si. Descreve-se como uma sensação de ardor que vai desde o estômago até à garganta acompanhado pela sensação de má digestão.

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Acontece, por exemplo, quando se finaliza uma refeição rica em gorduras, que são os macronutrientes mais difíceis de digerir, ou quando comemos em quantidades superiores às que estamos habituados.

Em casos mais graves, aparece como consequência de ulceras no estômago, gastrites, hérnia de hiato ou refluxo gástrico.

Nesta última situação, o conteúdo ácido do estômago reflui para o esófago deixando as paredes do mesmo feridas.

5 Formas naturais de evitar a Azia


alimentação saudável e formas naturais de evitar a azia

1. Ter uma alimentação saudável

Mantendo uma alimentação variada e saudável está a reduzir a probabilidade de ter azia.

Alimentos com muita gordura, demasiado ácidos, picantes ou condimentados devem ser evitados pois podem causar azia.

Quaisquer outros alimentos que suspeite que lhe causam azia, evite ingeri-los ou reduza a sua ingestão.

2. Não se deixe ficar muito tempo em jejum

O jejum parece ser mais um mau da fita no que diz respeito à azia.

É importante que, além daquilo que come, tenha atenção às horas que come. Se estiver em jejum durante períodos de tempos muito longos, o ácido gástrico vai acumular no estômago.

Por isso, escolha ingerir pequenas refeições várias vezes ao dia, e tenha ainda o cuidado de mastigar bem os alimentos antes de os engolir.

3. Não se deite após as refeições

Para evitar ter azia, não se deite após a ingestão de alimentos. Isto porque quando se coloca na horizontal quando acabou de comer, está a atrasar o processo de digestão e a estimular a produção de ácido no estômago, que provavelmente lhe vai causar uma sensação desconfortável e ardor no esófago.

O ideal se quer prevenir esta condição é deitar-se apenas 2 ou 3 horas após as refeições.

Outra questão também relevante é subir a cabeceira da cama de modo a ficar com a cabeça ligeiramente levantada. Deste modo, previne o refluxo gastroesofágico.

4. Evite certos medicamentos

Medicamentos como a aspirina, ibuprofeno ou paracetamol podem provocar a sensação de azia ou até mesmo desconforto gástrico.

Se achar que qualquer um dos medicamentos que consome lhe causa este efeito, o melhor será falar com o seu médico e evitar tomá-los em demasia.

5. Perca alguns quilos (principalmente em caso de excesso de peso ou obesidade)

Quando a pessoa apresenta uns quilos a mais, uma das consequências pode ser a azia. O motivo é simples de perceber.

Com o aumento do peso aumenta a pressão abdominal, o que faz com que o conteúdo gástrico saia com mais facilidade do estomago e provoque azia.

Um dos principais fatores de risco para o aparecimento de azia é precisamente quando a mulher está grávida. Pois além do ganho de peso devido à presença de um feto na barriga, a pressão também é bastante superior o que faz com que se tenha mais frequentemente este sintoma desconfortável.

Tratamento da Azia


medicamento e formas naturais de evitar a azia

Se as formas naturais de evitar a azia não forem eficazes numa primeira fase, poderá ter que optar por outros medicamentos prescritos por médicos.

Esses medicamentos normalmente aliviam os sintomas de forma rápida e reduzem a produção de ácido no estômago.

Se preferir, também pode recorrer a receitas caseiras para o tratamento da azia.

Os principais alimentos recomendados são legumes e frutas cozidas, além de ser recomendado o consumo de líquidos preferencialmente entre as refeições, e não durante as mesmas.

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