4 Exercícios para o trabalho de parto

4 Exercícios para o trabalho de parto

Saiba quais os exercícios que a vão ajudar

Exercitar o corpo com movimentos específicos durante a gravidez, vai ajudar muito na hora do parto. Neste artigo vamos apresentar-lhe 4 exercícios.

Os exercícios para o trabalho de parto vão ajudá-la durante o parto em si, mas, também, na recuperação pós-parto.

A hora do parto é uma incógnita para todas as grávidas. Mesmo dois partos na mesma mulher não são iguais, pelo que deve sempre fazê-los, até no caso de não se tratar da sua primeira gravidez.

Não pode decidir como vai decorrer o seu parto, mas pode esforçar-se para minimizar os riscos e melhorar a recuperação de forma significativa, fazendo os exercícios para o trabalho de parto aconselhados.

Exercícios para facilitar o trabalho de parto


1. Exercícios de Kegel

kegel
Os exercícios de Kegel foram concebidos pelo ginecologista Arnold Kegel com o objetivo de fortalecer a musculatura do pavimento pélvico.

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
Estes exercícios são benéficos para as mulheres, já que os músculos pélvicos desempenham um papel importante nas relações sexuais, no parto e no controlo da incontinência.

Ao tonificar os múculos do pavimento pélvico, vai tonificá-los e evitar muitos dos desconfortos do final da gravidez.

Para fazer os exercícios de Kegel, pode fazer a contração dos músculos pélvicos durante 10 segundos e descansar durante 20 segundos. Deve repetir pelo menos 10 vezes.

Estes exercícios são confortáveis e práticos, uma vez que pode  fazer em qualquer local e a qualquer hora, pois não necessitam de material específico.

Este exercício, além de melhorar a postura, fortalece e alonga os músculos da pélvis, coxas e costas. Ajuda ainda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentara flexibilidade. 
 
 


2. Exercícios de Tailor

tailor
Estes exercícios para o trabalho de parto, para além de melhorarem a postura, ainda fortalecem e alongam os músculos da pélvis, coxas e costas. Ajudam ainda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentar a flexibilidade.

Para fazer os exercícios de Tailor deve: 
 
  1. Sentar-se no chão, com as costas direitas e as pernas na posição de borboleta, ou seja, com a base dos pés encostadas uma à outra.
  2. Depois, com os cotovelos, empurre cuidadosamente os joelhos em direção ao chão, por forma a alongar a parte interior das suas coxas.
  3. Mantenha essa posição durante cerca de 15 segundos, repetindo o exercício 10 vezes.
 


3. Agachamentos

agachamento
Os agachamentos são exercícios para o trabalho de parto muito úteis, uma vez que ajudam a abrir a saída da pélvis até 1 cm, fazendo com que o bebé tenha mais espaço para nascer.

Praticar estes exercícios ao longo de todo o tempo da gravidez, irá fortaceler os músculos que são trabalhados durante o trabalho de parto, permitindo um parto menos doloroso.

Para os fazer:
 
  1. Encoste-se a uma parede com as costas direitas e mantenha os pés alinhados com os ombros.
  2. Depois, lentamente, vá-se baixando, deslizando as costas pela parede até estar numa posição quase como sentada, mas sempre de forma confortável.
  3. Aguente a posição durante 10 seg, volte à posição inicial e repita 10 vezes.
 


4. Inclinação pélvica

inclinacao pelvica


A inclinação pélvica é um dos exercícios para o trabalho de parto que fortalece os músculos abdominais e, ao mesmo tempo, alivia as dores nas costas.

Para fazer a inclinação pélvica:

  1. Fique de quatro, apoiada nas mãos e joelhos.
  2. Alinhe a cabeça com a coluna e inspire, encolha a barriga e arqueie as costas. Aguente a posição alguns segundos, expire e suavemente volte à posição inicial.
  3. Repita o exercício 10 vezes. Se tiver alguma dificuldade, comece por apenas 3 a 4 repetições e vá aumentado gradualmente.


Todos estes exercícios são favoráveis à saúde e bem estar da mulher grávida, mas deve sempre aconselhar-se com o seu médico.
 

Receba aqui as melhores novidades para si e para o seu bebé

 

Veja também: