7 Especiarias que ajudam a emagrecer

7 Especiarias que ajudam a emagrecer

Saiba quais os condimentos que podem ajudá-lo a queimar calorias.

Se quer perder peso pode começar a apostar na introdução (ou reforço) de algumas especiarias na sua alimentação e que lhe podem dar uma “mãozinha”

Agora que o Verão se aproxima e antes que embarque numa qualquer dieta rigorosa para ter o corpo perfeito e com resultados de curta duração, saiba que pode perder peso se usar as especiarias certas. 

Sim, é verdade. As especiarias e ervas aromáticas servem para mais do que simplesmente tornar os seus pratos mais saborosos. Além de proporcionarem uma sensação agradável ao paladar, podendo e devendo assim ser substitutas do sal, as que lhe vamos indicar já de seguida, não só são benéficas para a saúde (porque têm propriedades antioxidantes ou anti-inflamatórias ou porque contém vitaminas e minerais, por exemplo), mas também porque ajudam a acelerar o seu metabolismo (por serem alimentos termogénicos, que aumentam a temperatura corporal e obrigam a um desgaste de energia superior). E, assim, sem dietas radicais podem ajudá-lo a perder peso. 

7 Especiarias que ajudam a perder peso 


1. Canela 


Já que falamos em especiarias com múltiplos benefícios, nada melhor que começar por um bom exemplo. A canela é, sem dúvida, um dos melhores. Além de acelerar o metabolismo e manter o apetite controlado, contribuindo para a redução de peso, ainda ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Mas não só. Alguns estudos revelam que a canela contribui para a redução de LDL (Low Density Lipoproteins colesterol), o chamado “mau colesterol”. E a melhor parte é que as opções de utilização (tanto em pau como em pó) são inúmeras.  

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

2. Gengibre 


Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também funciona como diurético. Isto sem falar do facto de acelerar o metabolismo e reduzir o apetite. 

3. Pimenta de Caiena 


A pimenta de caiena contém capsaicina, uma substância que aumenta o metabolismo e combate a obesidade. Além disso ainda contribui para melhorar a circulação sanguínea e tem propriedades antialérgicas e digestivas, por exemplo.

4. Ginseng


Muito utilizada pela medicina chinesa pelas suas propriedades medicinais, o ginseng é outra especiaria que pode contribuir para uma redução de peso, por aumentar o gasto energético com a aceleração do metabolismo. 

5. Cardamomo


Os benefícios do cardamomo são conhecidos desde os tempos antigos. As propriedades termogénicas do cardamomo contribuem para acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar gordura. Pode ser utilizado de múltiplas formas, saladas, pães ou pudins são apenas alguns exemplos.  

6. Açafrão


Além das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, alguns estudos recentes mostram que componentes do açafrão (como a curcumina, por exemplo) contribuem na redução da formação e acumulação de gordura nos vasos sanguíneos, ajudando assim nas doenças do coração.

7. Cominhos 


Não só auxilia a digestão como acelera o metabolismo. Mas os benefícios não se ficam por aqui. Os cominhos ainda ajudam a regular os índices glicémicos em pessoas com diabetes tipo dois, melhoram a memória e tem propriedades calmantes. 


Veja também: