6 Formas de diminuir o inchaço quando estamos com o período

Estima-se que cerca de 70 por cento das mulheres sofram de inchaço abdominal durante a menstruação.

6 Formas de diminuir o inchaço quando estamos com o período
Saiba como evitar o tão desagradável inchaço durante o período de menstruação.

A medida essencial para diminuir o inchaço quando estamos com o período é cortar o consumo de sódio ou, pelo menos, evitá-lo ao máximo.

Ao reduzir o consumo de sódio, reduz-se a retenção de líquidos. É importante lembrar que o sódio não é apenas o sal de cozinha, existem alimentos ricos em sódio, como queijo, enchidos, refrigerantes, que são muitas vezes consumidos rotineiramente.

Beber muita água e apostar em alguns alimentos específicos são boas medidas para diminuir o inchaço quando estamos com o período.

O INCHAÇO DURANTE A MENSTRUAÇÃO SERÁ NORMAL?


O corpo de algumas mulheres pode ficar mais inchado, principalmente antes da menstruação. O ciclo menstrual pode ser dividido em dois períodos: pré e pós ovulatório. O momento da ovulação, que determina essa divisão, acontece por volta do 14º dia do ciclo. É quando aumentam os níveis de progesterona no corpo da mulher, responsável por causar essa sensação de inchaço.

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A progesterona ativa uma outra hormona, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos. Este sintoma fica mais evidente próximo da menstruação, cerca de uma semana antes, e pode durar, em média, até ao quarto dia de período.

DICAS ÚTEIS PARA DIMINUIR O INCHAÇO QUANDO ESTAMOS COM O PERÍODO


1. Ficar longe de alimentos que provoquem gases intestinais

brocolos e diminuir o inchaco quando estamos com o periodo

Brócolos, couve bruxelas, repolho e couve-flor são exemplos destes alimentos. Estes vegetais têm muitas propriedades benéficas, mas contêm também rafinose – um tipo de açúcar complexo que o nosso corpo não consegue digerir porque nos falta uma enzima para o fazer. Em vez disso, é fermantada por bactérias e esse processo causa gases e inchaço. Assados ou cozidos a vapor, estes vegetais tornam-se mais facilmente digeríveis.

Alimentos com alto teor de potássio, como bananas, melões, tomates e espargos, ajudam a promover um bom equilíbrio de fluidos, pelo que deve, por outro lado, insistir em inclui-los na alimentação durante esta fase.

2. Beber muita água

mulher a beber agua para aliviar dores menstruais

A água deve fazer parte do nosso dia-a-dia, para manter a hidratação e para assegurar o bom funcionamento do nosso organismo. A água ajuda a eliminar fluídos e alimentos do organismo mais depressa e, consequentemente potencia muito o desinchar da barriga.

Também se pode optar pela ingestão de alterNativas, como é o caso do chá. Ao escolher chá, prefira aqueles que o vão ajudar a aliviar o inchaço, como é o caso do chá de gengibre, chá de hibisco, chá preto e chá de limão.

3. Manter a rotina de treino

mulher a praticar yoga em casa

Sim, provavelmente é a última coisa que apetece fazer. Mas esta é uma das melhores formas de diminuir o inchaço quando estamos com o período.

Um estilo de vida mais sedentário tende a ser sinónimo de sistemas digestivos mais lentos. Exercícios mais leves como natação e yoga poderão ser a melhor aposta nesta fase.

4. Recorrer a medicamentos anti-inflamatórios

tomar analgesicos para aliviar a dor

Existem medicamentos não sujeitos a receita médica, como o ibuprofeno disponíveis, que ajudam a reduzir as dores menstruais e consequentemente o inchaço. A posologia recomendada é de 200 a 400 miligramas a cada oito horas.

5. Dormir bem

mulher a descansar

As horas de sono sofrem muitas vezes com as dores menstruais. No entanto, são essas 8 horas cruciais para que o excesso de fluido seja eliminado.

6. Considerar a toma da pílula

mulher a pensar tomar a pilula

O método contracetivo oral não é apenas uma excelente forma de controlo de natalidade, mas também reduz significativamente os períodos dolorosos, estabilizando os níveis de hormonas no organismo. A pílula reduz de forma eficaz a tensão pré-menstrual e, consequentemente, o inchaço durante o período de menstruação.

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Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.