4 Formas de despistar intolerâncias alimentares

Não é fácil de despistar intolerâncias alimentares, principalmente porque os sintomas são variados e podem demorar tempo a aparecer, mas é possível.

4 Formas de despistar intolerâncias alimentares
Descubra os métodos que o ajudam a descobrir os tipos de intolerância alimentar.

Em caso de reações adversas na pele causadas pela ingestão de alimentos, sabe como despistar intolerâncias alimentares? Se a sua resposta é não, continue a ler este artigo.

Após a ingestão de determinados alimentos, o nosso corpo pode reagir de uma forma não usual, ficando os resultados visíveis na pele – como a urticária, erupções cutâneas, comichão ou inchaço – ou podem ser internas – no caso de refluxo gastroesofágico, dores de barriga, diarreia e obstipação.

Descobrir que alimentos causam este tipo de sintomas pode ser fácil e rápido em algumas pessoas, no entanto, também pode ser bastante difícil noutras.

Factores que influenciam no despiste de intolerâncias alimentares


Alguns factores que influenciam no despiste de intolerâncias alimentares são:

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

  • O tipo de sintomas;
  • A rapidez com que os sintomas aparecem depois de ingerir o respectivo alimento;
  • E o tipo de alimento que causa a intolerância.

Identificar o problema ajuda a melhorar a qualidade de vida da pessoa que vive com algum tipo de intolerância alimentar.

Que testes realizar para o despiste de intolerâncias alimentares?


Um dos aspetos mais importantes quando se pretende despistar intolerâncias alimentares é não utilizar práticas não confiáveis e testes irrelevantes.

Atualmente existem muitos testes disponíveis que oferecem soluções, aparentemente. Contudo, as evidências clínicas e científicas são duvidosas.

Por esse motivo vamos dar a conhecer os principais sintomas na intolerância alimentar e ainda 4 maneiras que ajudam a despistar uma intolerância alimentar.

Sintomas mais comuns de intolerância alimentar


desconforto abdominal e despistar intolerâncias alimentares

Estes sintomas são os mais comuns quando se fala de intolerância alimentar, e estão presentes em grande parte das intolerâncias:

  • Vómitos;
  • Dores de cabeça;
  • Diarreia
  • Dores de estômago;
  • Ataques de asma;
  • Inchaço abdominal.

Então, como despistar intolerâncias alimentares?


1. Manter um diário alimentar

diário alimentar e despistar intolerâncias alimentares

O único método confiável que existe atualmente para determinar algum tipo de intolerância alimentar é o diário alimentar.

Se não tem a certeza qual o alimento que lhe está a causar todos esses sintomas, uma boa forma de saber como são os seus hábitos de consumo é escrever tudo aquilo que ingere e que tipo de sintomas experiencia quando consome cada refeição.

Este diário deverá ser feito pelo menos durante um mês para poder ser corretamente avaliado, e o acompanhamento especializado deverá estar presente.

2. Eliminar alimentos

eliminar alimentos e despistar intolerâncias alimentares

O mais básico no que diz respeito a formas de despistar intolerâncias alimentares é retirar da dieta os alimentos que suspeita que lhe estão a fazer mal e verificar qual a sua reação à retirada do mesmo.

Neste tópico existem duas alternativas: ou corta nos alimentos que suspeita que lhe fazem mal ou elimina todos os alimentos, mesmo que nem todos lhe causem sintomas desconfortáveis. A ideia nesta última sugestão é introduzir gradualmente um alimento e verificar qual o seu efeito quando é reintroduzido.

Não se esqueça que é fundamental que exista acompanhamento especializado para evitar outras consequências, como por exemplo, a desnutrição. Além de ser importante descobrir o que lhe causam todos os sintomas, é ainda mais importante manter uma alimentação saudável.

3. Realizar análises ao sangue

realizar análises ao sangue e despistar intolerâncias alimentares

A maioria dos testes ao sangue são controversos. No entanto, há uma condição que o teste ao sangue deve ser feito em primeiro lugar, que é no caso de intolerância ao glúten.

Como existe uma pequena probabilidade de falsos positivos e falsos negativos, os testes são normalmente seguidos de endoscopia.

Estas análises podem ser úteis também para determinar a intolerância à lactose.

4. Realizar testes à respiração

testes á respiração e despistar intolerâncias alimentares

Este teste mede a concentração de hidrogénio no hálito, sendo uma método bastante utilizado para a intolerância á lactose.

O hidrogénio é um produto do consumo de lactose em pessoas com intolerância à lactose.

Este teste envolve uma amostra de controlo antes do consumo de lactose e várias amostras após o consumo de lactose, para verificar a concentração de hidrogénio a aumentar bruscamente.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais