10 Alimentos ricos em proteína

10 Alimentos ricos em proteína

Conheça algumas das melhores fontes de proteína.

Saiba quais os alimentos ricos em proteína, essencial para o bom funcionamento do organismo e recuperação muscular.

Encontrar alimentos ricos em proteína não é difícil, no entanto algumas fontes proteicas de origem animal têm um teor elevado de gorduras saturadas. 

Carnes, peixes e mariscos, queijos, leite e derivados, ovos ou alguns legumes (como ervilhas ou feijão) são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em proteína.

E antes que se pergunte porque deve consumi-los, saiba que as proteínas desempenham um papel essencial no bom funcionamento do organismo humano, porque estão diretamente envolvidas em algumas das principais funções vitais do organismo (funções imunológicas, de contração muscular ou hormonais, por exemplo).

Além de serem importantes para o crescimento e desenvolvimento da massa muscular, também contribuem para a formação de cabelo, unhas ou pele. 
 
Mas para o ajudar deixamos-lhe uma lista de alimentos ricos em proteína e com baixo teor de gordura. 
 

10 Alimentos ricos em proteína


 
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1. Carne de Frango 

Numa dose de 100 gramas de peito de frango encontra cerca de 28 gramas de proteína. 
 


2. Carne de vaca magra

À semelhança do frango, é outro dos alimentos mais ricos em proteínas. Por cada 100 gramas de carne de vaca existem cerca de 26 gramas de proteína. 
 


3. Soja 

No total encontra 12,5 gramas de proteína (em 100 gramas de soja). 
 


4. Peixe 

Aqui o valor nutricional varia de acordo com o peixe que está a consumir, por exemplo: em cada 100 gramas de salmão grelhado encontra cerca de 24 grama de proteínas; já na mesma dose de atum fresco (também grelhado) estão aproximadamente 28 gramas de proteína; ao passo que no bacalhau serão 26 gramas e 20 gramas (aproximadamente) na pescada. 
 


5. Marisco

18 gramas de proteína é a dose que vai encontrar em 100 gramas de camarão cru; na mesma dose de  lulas e do polvo encontra 16 gramas de proteína. 
 


6. Ovo

Um ovo pode (médio) pode ter cerca de 7 gramas de proteínas. 
 


7. Leite 

Por cada 100 ml de leite encontra cerca de 3,3 gramas de proteínas. Já no âmbito dos derivados do leite, saiba que em 100 gramas de iogurte (natural) estão aproximadamente 4,1 gramas de proteínas; e um requeijão pode ter até 13 gramas de proteínas. 
 


8. Amêndoas 

Além de serem ricas em óleos saudáveis e fibra, são também boas fontes de proteína. Em 100 gramas de amêndoas encontram-se 21,6 gramas de proteína. 
 


9. Feijão

Outro exemplo, que além de fibras também fornece proteínas. Neste caso, serão 6,6 gramas de proteínas (por cada 100 gramas de feijão). 
 


10. Quinoa

Os seus benefícios são bem conhecidos e agora fica a saber que é também uma boa fonte de proteína. São 12 gramas de proteína em 100 gramas de quinoa. 

 
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