Alimentos ricos em proteína de origem vegetal

Também é possível ter alimentos ricos em proteína numa dieta vegetariana. Saiba quais e como os incluir na sua alimentação.

Alimentos ricos em proteína de origem vegetal
Alternativas vegetarianas ricas em proteína.

Apenas a proteína de origem animas é considerada completa, tendo todos os aminoácidos essenciais, no entanto, através da conjugação de alimentos ricos em proteína (complementariedade proteica) mas de base vegetal, é possível fazer uma alimentação vegetariana saudável.

Nunca é demais reforçar o papel fundamental do nutricionista. Procure aconselhamento nutricional se já iniciou ou pensa mudar de hábitos alimentares para uma dieta vegetariana.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Existem vários tipos de vegetarianos, alguns deles consomem ovos e lacticínios (ovo-lacto-vegetarianos, ovo-vegetarianos ou lacto-vegetarianos). Neste caso, e presença deste tipo de alimentos permite assegurar um bom aporte de proteína, nomeadamente de alto valor biológico.

No caso de uma alimentação vegan, e mesmo quando se trata de alimentação vegetariana, devemos considerar vários alimentos como fontes de proteína.

7 Alimentos ricos em proteína


1. Leguminosas

alimentos ricos em proteina e leguminosas

Falamos de grão, feijão, ervilhas e lentilhas. São alimentos ricos em proteína, fibra e vitaminas e minerais. Também quem não segue uma alimentação vegetariana deveria incluir este tipo de alimentos no seu dia-a-dia dada a elevada qualidade nutricional.

2. Alternativas ao leite

alimentos ricos em proteina e alternativas ao leite

A oferta no mercado é diversificada pelo que já tem bebida de soja, aveia, amêndoa, caju, chia, arroz, entre muitas outras. Além do valor proteico, tem ainda cálcio e muitos são enriquecidos com vitamina D. Muitas destas bebidas são também usadas para fazer iogurte.

> Saiba mais sobre bebidas alternativas ao leite

3. Frutos secos

alimentos ricos em proteina e frutos secos

Além do conteúdo proteico, são alimentos ricos em gorduras saudáveis, e vitamina E.

> Saiba mais sobre os frutos secos

4. Soja

alimentos ricos em proteina e soja

A soja é um alimento muito diversificado e está disponível em grão ou noutras formas processadas, que permitem fazer uma alimentação versátil e saudável.

5. Tofu

alimentos ricos em proteina e tofu

É obtido a partir da fermentação da bebida de soja. Também o miso e tempeh são alternativas, obtidas de forma idêntica.

6. Seitan

alimentos ricos em proteina e seitan

Obtido a partir do trigo e é também usado como substituto da carne.

7. Quinoa

alimentos ricos em proteina e quinoa

Quinoa é um alimento muito completo e saudável e que, além do seu teor proteico, tem vitaminas, minerais e fibra.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.