Tipos de meditação: qual é o seu preferido?

A agitação do dia-a-dia está constantemente a aumentar os níveis de stress. Praticar algum destes tipos de meditação pode fazer toda a diferença na sua vida.

Tipos de meditação: qual é o seu preferido?
Aprenda a relaxar com a meditação

Com o ritmo agitado e as exigências da vida moderna a todos os níveis, muitas pessoas sentem-se stressadas e sobrecarregadas, achando que não têm tempo ou não são capazes de dar as respostas a todos os papéis da sua vida. Como tal, nesses casos, praticar algum destes tipos de meditação pode ser altamente benéfico.

A meditação permite-nos olhar para o tempo de forma diferente, além de conseguir uma mente mais calma e mais focada. E nem precisa de ser um expert no assunto, por vezes, basta uma simples meditação respiratória de dez ou quinze minutos, para ajudar a acalmar e a encontrar o equilíbrio.

Benefícios da meditação


meditacao e inspiracao

Meditar é um exercício mental, que implica desligar de todos os estímulos externos e internos, deixando a cabeça livre de qualquer pensamento. E são inúmeras as condições que sairão beneficiadas com a prática de um ou mais tipos de meditação:

  • Depressão: reduz as hipóteses de aparecimento de novos episódios de depressão, evitando recaídas;
  • Problemas gastrointestinais: alivia os sintomas de dor, prisão de ventre e diarreia em pacientes com síndrome do intestino irritável;
  • Ansiedade: ameniza os sintomas desta patologia, ajudando a gerir melhor as situações;
  • Hipertensão: diminui a pressão sanguínea, desobstruindo as artérias;
  • Dor crónica: aumenta o controlo e a reação à dor;
  • Hiperatividade: ajuda a que as crianças fiquem mais atentas, menos impulsivas.

 

Tipos de meditação: descubra quais são


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Com a prática de meditação recorrente, pode aprender a transformar a mente de negativa para positiva, de perturbada para pacífica, de infeliz para feliz. É um processo demorado, que deve ser repetido para alcançar o estado de tranquilidade que necessita.

1. Sonora primordial

Este tipo de meditação baseia-se nos mantras, ou seja, num som, palavra ou frase repetida e que faz com que nossa mente vibre. Isto faz com a nossa mente se concentre nos sons e não divague.

2. Vipassana

Também conhecida como meditação de interiorização, a Vipassana foca-se na respiração nasal e na identificação de pensamentos e emoções, com a capacidade de não fazer qualquer julgamento.

3. Zazen

Este tipo de meditação concentra-se na respiração feita na barriga. Para tal, deve manter uma postura de meditação deve ser reta, estritamente, queixo ligeiramente para dentro e com as mãos colocadas sobre a barriga.

Ensina a ver os pensamentos que passam por nossas mentes, um após o outro, observando-os para depois liberá-los.

4. Metta

A meditação Metta tem origem no Budismo Tibetano e revela-se como uma forma de meditação bondosa e compassiva, que nos permite sentir mais empatia em relação aos outros e a enfrentar a vida de forma positiva.

meditacao fundo branco

5. Kundalini

A meditação Kundalini visa o despertar da mente, através de mantras e cantos apelando-se à anergia existente na coluna vertebral.

6. Uso dos Chakras

Este tipo de meditação foca-se nos sons, na disposição das mãos, na visualização e na concentração em cada chakra corporal. O objetivo da sua prática é a conexão entre o corpo físico com o lado emocional.

7. Método Tonglen

Este método estimula a ligação às causas de dor e sofrimento, para que a compreendamos, enfrentemos e aceitemos. Só assim será possível aceitar a dor e livrarmo-nos dela, sendo o tipo de meditação ideal para lidar eficazmente com circunstâncias difíceis.

8. Meditação hare Krishna

Este tipo de meditação dissemina a ideia de que todas as coisas devem ser feitas e dedicadas a Deus, sendo, como tal, mais associada a uma forma de despertar o nível espiritual e adormecer o ego material. Costuma ser feito em grupo e logo pela manhã.

9. Meditação transcendental

Nesta meditação, o objetivo é alcançar um estado mínimo de excitação que acalme o corpo, alivie o stress e promova a reflexão.

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