Suplementos para emagrecer: um milagre ou uma mentira bem contada?

Suplementos para emagrecer: um milagre ou uma mentira bem contada?

Podem ser aliados na perda de peso mas nem sempre estão isentos de riscos!

Os suplementos para emagrecer são a solução de muitos que procuram perder peso de forma rápida e fácil. Mas serão assim tão eficazes?

A ideia de obter uma silhueta fantástica num prazo record é muito tentadora. Para dar resposta a este “sonho”, todos os anos surgem no mercado inúmeros produtos que apregoam verdadeiros milagres. 

Atualmente, encontrar suplementos para emagrecer é fácil. Difícil é saber em qual deles apostar. Vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, extratos de plantas, entre outras substâncias, integram a lista de ingredientes fornecidos pela maioria destes produtos.

Os suplementos para emagrecer têm como função complementar uma dieta equilibrada. É importante salientar que não fazem milagres! Eles só cumprem o seu papel quando integrados numa alimentação saudável e num estilo de vida ativo. 

Podem até ser prejudiciais, se não tiver cuidados na sua seleção e toma. O seu uso inadequado pode gerar sobrecargas de nutrientes ao nível do metabolismo e afetar órgãos, como os rins e o fígado. Aconselhe-se sempre com um nutricionista antes de começar a tomar qualquer suplemento para emagrecer, para obter resultados eficazes e, sobretudo, seguros!

 


Suplementos para emagrecer mais comuns


De uma forma geral, cada suplemento insere-se numa ou em várias categorias. As categorias mais populares são: aceleradores do metabolismo, inibidores do apetite e bloqueadores de hidratos de carbono ou gorduras. Conheça agora os suplementos mais utilizados no auxílio do emagrecimento e perceba se valem realmente a pena.
 

 

1. Aceleradores do metabolismo / Termogénicos


cha verde

Os suplementos termogénicos aumentam a atividade metabólica do seu corpo, que é sinónimo de um gasto calórico mais intenso.

São indicados para quem quer diminuir o volume de gordura acumulada, embora devam ser utilizados com especial cuidado em pessoas com problemas metabólicos, hipertensão, ansiedade, etc, uma vez que grande parte destes produtos têm efeito excitatório. 
 
  • Chá verde

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As folhas de chá verde estimulam a queima de gordura e a termogénese (libertação de calor pela transformação de calorias em energia), favorecendo a eliminação de gordura. A cafeína que contêm permite aumentar o metabolismo e combater o desânimo associado à perda de peso. Os seus flavonoides e taninos têm ainda ação antioxidante e ligeiramente diurética.

É indicado para casos de emagrecimento e redução do colesterol. Pela sua ação antioxidante, ajuda na prevenção do cancro. Está contraindicado em pessoas que sofrem de insónias, hipertensão ou anemia, e em crianças, grávidas e lactantes. 
 
 
 
  • CLA

O Ácido linoleico conjugado, mais conhecido por CLA, não é produzido pelo nosso organismo, mas é naturalmente encontrado em alimentos como carne, ovos, leite e derivados. Este composto tem vindo a ser associado à diminuição da gordura corporal, aumento do metabolismo, diminuição dos níveis de colesterol e a regulação da glicemia. Porém, os seus benefícios não reúnem consenso.

Apesar de estudos feitos com animais apresentarem resultados positivos na redução de gordura corporal, os estudos realizados em humanos não apresentam resultados tão promissores, apontando a inadequada proporção de componentes determinantes para a redução da gordura como possível justificação. 

Não deve tomar suplementos nem complementos alimentares com este ingrediente se sofre de diabetes tipo 2 ou de alguma doença cardíaca. 
 
 
 
  • L-Carnitina

A L-carnitina é uma substância apresentada como um “Queimador de Gordura” por estar presente nas mitocôndrias (participa no processo de respiração celular) e promover a utilização de gordura como fonte energética, aumentando a queima de gorduras durante a atividade física.

A carnitina é sintetizada no fígado e encontra-se também presente na nossa alimentação, nomeadamente na carne e produtos láteos. 

Ao favorecer a redução de triglicéridos e aumentar os níveis de bom colesterol (Colesterol HDL), ajuda na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares. Ajuda ainda a favorecer o tónus muscular em desportistas.

É indicada para situações de emagrecimento e para diminuir as gorduras a nível hepático Não existem contraindicações, desde que a dose diária recomendada não seja excedida.

 

       

2. Redutores de Apetite


algas

Tal como o nome da categoria indica, estes suplementos inibem o apetite, sendo indicados para quem pretenda diminuir a quantidade de alimentos ingerida, quer por fazer refeições demasiado grandes, quer por passar o dia a petiscar.
 
  • Glucomanano

O glucomanano é um extrato de fibra solúvel em água, obtido da raiz da planta Amorphophallus konjac, mais conhecida como konjac.

Como suplemento alimentar, forma uma massa viscosa no estômago que preenche o espaço vazio, induzindo a sensação de saciedade e plenitude gástrica. Por esse motivo, o glucomanano é reconhecido como um aliado eficaz para a perda de peso no contexto de uma dieta de restrição calórica e a partir de uma ingestão diária de 3 gramas.
 
 
 
  • Quitosano C

Eficaz na redução de colesterol, esta fibra natural absorve a gordura saturada antes de ser metabolizada, formando um gel digerível que é eliminado pelo trato digestivo, o que anula o seu efeito calórico. É também eficaz na redução do colesterol.

Não deve ser tomado por pessoas alérgicas a crustáceos, grávidas e crianças.
 
 
 
  • Crómio

É um mineral essencial que potencia a função da insulina, responsável pelo correto metabolismo dos hidratos de carbono e pela sua redistribuição no organismo. Além disso, pode ser usado como complemento na perda de peso pois ajuda a controlar o apetite por doces, favorece a queima de gordura, a perda de peso e o aumento da massa muscular.

Não deve, no entanto, tomar crómio se sofre de diabetes ou doença renal. A sua toma está, também, interdita a grávidas e crianças.
 
 
 
São dos suplementos mais utilizados para promover a saúde e o bem-estar em geral, sendo, atualmente, cada vez mais empregues como redutores do apetite, devido à quantidade de fibra e, consequentemente, efeito saciante e de plenitude gástrica que conferem.
 
 
 
  • Proteína

A maioria das pessoas associa proteína apenas ao aumento de massa muscular. Mas sabia que um aumento da ingestão proteína ajuda a reduzir a massa gorda e a sentir-se saciado?

whey protein, além de ajudar na recuperação muscular, e contribuir para o crescimento da mesma, está associada a aumento da saciedade e à perda de peso.

 

 
3- Bloqueadores 



Este grupo de suplementos trata de reduzir de forma significativa a absorção intestinal de hidratos de carbono ou gordura, que, quando consumidos em excesso, se traduzem na acumulação de massa gorda, com consequente aumento do peso. São indicados para quem não consiga fazer dietas restritas nestes dois nutrientes. 
 
  • Bloqueadores de Gordura

Tem como objetivo impedir que o organismo absorva totalmente a gordura consumida na refeição e as calorias que lhes estão associadas. 

Normalmente, os bloqueadores de gordura são feitos à base de quitosana, uma fibra de origem animal que é capaz de se ligar às moléculas de gordura no estômago e impedir sua digestão.

A quitosana deve ser consumida da mesma maneira que as fibras, com bastante água e sempre antes das refeições. Lembre-se apenas de que ela não pode ser consumida por quem tem alergia a crustáceos.
 
 
 
  • Bloqueadores de Hidratos de Carbono

Os bloqueadores de Hidratos de Carbono têm a função de evitar um aumento acentuado da glicemia, após uma refeição rica em hidratos de carbono. Deste modo, o pico de insulina é mais reduzido, evitando o armazenamento da glicose como gordura.

A maioria dos bloqueadores de hidratos de carbono usa como princípio ativo o extrato de feijão branco, uma substância chamada faseolamina, que impede a digestão dos  amidos e evita que a glicose entre na corrente sanguínea.

 


4- Outros


 
 
  • Substitutos de Refeição

Os substitutos de refeições podem vir em pó, em forma líquida ou sólida (como no caso das barras de proteína). São eficazes no processo de emagrecimento, visto que promovem uma restrição energética bastante significativa. Contudo, é necessário cautela na sua utilização e não cair no erro de substituir todas as refeições do dia por este tipo de suplementos.

Os resultados são encorajadores nos primeiros tempos. No entanto, a longo prazo, o efeito perde-se, pois poucas são as pessoas que aguentam substituir refeições sólidas por batidos ou barras de proteína durante muito tempo.
 
 
 
  • Alcachofra

Este alimento é rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e sais minerais. O extrato das suas folhas promove o fluxo da bílis, necessária para a absorção de nutrientes solúveis em gordura e para a desintoxicação do organismo. 

Tem vantagens comprovadas na redução do colesterol, sendo um excelente regulador do fígado. Por ter poucas calorias, é recomendada como complemento para emagrecer e pode ser consumida cozida, em chá ou cápsulas. Não deve tomar se tem sensibilidade à planta ou sofre de obstrução do ducto biliar.
 
 
 
  • Cetona de framboesa

A Cetona de framboesa é um composto aromático presente na framboesa, já há muito utilizado na indústria dos cosméticos e na indústria alimentar. Mais recentemente entrou no mercado dos suplementos para emagrecer. 

Estudos realizados em ratos e in vitro (com dosagens muito elevadas) mostram alguns resultados favoráveis à perda de peso, nomeadamente através da diminuição da absorção de gordura e aumento da sua oxidação. No entanto, não há estudos que apresentem evidências em humanos da suplementação com cetona de framboesa e, por conseguinte, qual a dosagem necessária para obter resultados.
 


4 Cuidados antes de iniciar a toma de suplementos para emagrecer


Se está a considerar a toma de um suplemento para emagrecer, saiba que existem várias precauções que deve ter, nomeadamente:

- Se toma algum medicamento ou tem uma doença crónica, deve aconselhar-se com o seu médico antes de iniciar a toma; 
- Siga as instruções inscritas na embalagem e não exceda as doses recomendadas;
- Se sentir um efeito secundário que o preocupe pare a toma e consulte o seu médico;
- Tenha presente que natural nem sempre é sinónimo de inócuo;

Para concluir, os suplementos não devem ser considerados “fórmulas mágicas” para emagrecer, visto que, sem uma dieta equilibrada e exercício físico adequado, os resultados que tanto sonhou dificilmente vão aparecer.
 
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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, no Boavista FC e nos ginásios Welldomus Fitness and SPA e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma.