Como deve ser um plano de treino de crossfit

Como deve ser um plano de treino de crossfit

Combina força, resistência, equilíbrio e alguma loucura. Ainda não experimentou o crossfit?

Sabe como dever ser constiuído um plano de treino de crossfit? Conheça as três fases da modalidade que chegou e conquistou o mundo do fitness. 

O crossfit é uma modalidade que pode ser realizada por toda a gente que esteja apta para fazer exercício físico moderado, com uma intensidade que varia consoante as capacidades e as condicionantes de cada um.

Se precisa de um pequeno “aquecimento” antes de arriscar num treino de verdade, experimente um plano de treino de crossfit como o que sugerimos aqui.

Mas há que relembrar: não há nada como seguir um plano de treino de crossfit num espaço onde há acompanhamento de profissionais, assim como a companhia e o incentivo de quem treina no mesmo sentido.


A estrutura do PLANO DE TREINO de CROSSFIT


O treino de crossfit deve ser dividido em três partes: aquecimento, WOD e alongamentos. O aquecimento tem como objetivo não só preparar o corpo para o esforço físico que se vai seguir, mas também conhecer melhor os exercícios que vão ser executados no WOD de forma a ser capaz de os executar corretamente.
 
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O WOD consiste no momento de treino mais intenso. Tanto pode consistir em realizar um conjunto de exercícios no mínimo tempo possível como em realizar o máximo de repetições num intervalo de tempo definido. Garantia: o esforço físico é sempre muito.

O alongamento é a parte final do plano de treino crossfit e consiste apenas em deixar que a frequência cardíaca volte ao normal de forma segura e sem choques no corpo, assim como em alongar os músculos para evitar lesões e deixá-los prontos para o treino seguinte. Sim, seguinte, porque quem experimenta... já não quer parar!

 

 

O plano de treino de crossfit




1. AQUECIMENTO

  • 30 Burpees
  • Agachamentos com barra acima da cabeça com o máximo de peso que conseguir e procurando manter a técnica correta: com a barriga contraída, manter os braços com a barra esticados acima da cabeça e dobrar os joelhos empurrando os glúteos para trás e para baixo (o mais baixo que conseguir).



2. WORKOUT OF THE DAY (WOD)

No mínimo de tempo possível, realizar as seguintes repetições:
  • 600 saltos à corda
  • 30 agachamentos com barra acima da cabeça
  • 25 remadas no TRX
  • Corrida de um quilómetro
     

►Veja aqui mais WODs que pode incluir no seu plano de treino de crossfit para ir variando.

► Conheça outros desafios a experimentar.


3. ALONGAMENTO

  • Uma corrida lenta de apenas cinco minutos
  • E experimente estes exercícios de alongamento que sugerimos aqui
 

Bons treinos! E, caso o bichinho tenha pegado com este plano de treino crossfit, conheça aqui algumas das boxes onde pode treinar.
 
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