Os mitos da dieta detox

Os mitos da dieta detox

Os especialistas “apontam o dedo” a algumas das promessas desta dieta.

A dieta detox é muito popular atualmente, mas nem tudo o que promete corresponde à verdade. 

Certamente já ouviu falar da dieta detox e dos resultados incríveis que promete. A dieta detox (ou dieta desintoxicante) está na moda e são muitos os que se têm vindo a render à tendência. De forma sucinta, a dieta detox “promete” eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde, enquanto evita o aumento de peso. Mas será que deve acreditar em tudo o que se diz sobre esta dieta da moda? Talvez não. Conheça já de seguida alguns dos principais mitos da dieta detox

Mitos à mesa 


Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

Recentemente, Edzard Ernst, investigador da Universidade de Exeter (no Reino Unido) fez “soar os alarmes” sobre as dietas detox. Para este investigador, nem tudo o que se diz sobre este tipo de dieta corresponde à verdade. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Ernst alerta para, aquilo que chama de, "conceito pseudomédico". O investigador fala da existência de dois tipos de dieta detox: "um que é aceitável, utilizado como tratamento médico de pessoas com vícios de drogas e que estão a correr risco de morte, e o outro tipo que está a ser usado por empresários, curandeiros e charlatães para vender um tratamento falso para limpar o organismo de toxinas que deveria ter acumulado”. E é aqui que a discussão sobre os mitos da dieta detox começa. 

1. Os resultados são eficazes a longo prazo 
Mito: qualquer dieta rígida e radical obtém resultados é certo, mas serão breves. Após a retoma da rotina alimentar habitual, tudo volta ao que era antes. Mas há mais a ter em conta. Além de não obter resultados a longo prazo, este tipo de dietas demasiado restritivas ainda acarreta riscos para a saúde. 

2. É saudável 
Mito: Ok, durante os três a sete dias que dura esta dieta vai alimentar-se essencialmente de frutas e legumes, mas não pense que só por isso esta dieta já é saudável. Qualquer dieta demasiado radical não é saudável, já que em qualquer uma delas, vai privar o seu organismo de nutrientes importantes. Se quer ser saudável, coma bem e de forma equilibrada e faça exercício com regularidade. Quer melhor dieta?! 

3. Precisamos de eliminar toxinas 
Mito: você não precisa de fazer nada disso, porque o seu corpo faz isso sozinho. Por si só, o organismo humano, através dos diversos sistemas (digestivo, urinário ou circulatório), desencadeia vários processos através dos quais elimina as toxinas. Se quiser dar "uma ajudinha" opte por um estilo de vida saudável. Melhor impossível. 
 
Mitos à parte, isto não significa que não possa introduzir as sugestões alimentares da dieta detox, na sua alimentação habitual. Faça dela um complemento, digamos assim.


Veja também: