Os 9 benefícios da chia

Os 9 benefícios da chia

Uma semente com super-poderes.

A chia está associada à perda de peso, mas os benefícios vão muito além disso. Rica em vitaminas, minerais e nutrientes, a chia é o super-herói da sua saúde.

A chia já cá anda há centenas de anos mas só recentemente chamou a atenção de nutricionistas, pesquisadores e outros especialistas. Ali por volta de 1300, os astecas já sabiam que a semente chia era uma potente fonte de vitaminas, minerais e ácidos gordos. Resultado: ossos mais fortes, cabelo e pele mais bonitos, funções cerebrais mais apuradas e uma saúde de ferro.  Naturalmente, a chia deve fazer parte de um regime alimentar variado e saudável. 
 
 
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9 Benefícios da chia

 

1. Saciante, logo, emagrece 

As suas fibras absorvem muita água que quando em contacto, se transformam em gel. Ingerida funciona da mesma forma: em contacto com os sucos gástricos forma um gel que dilata o estômago e dá uma sensação de saciedade. Além disso, também protege o estômago o que a torna uma boa opção para quem sofre de gastrite.
 


2. Previne doenças cardiovasculares

A chia é a fonte vegetal mais rica em ómega 3 e 6. É oito vezes mais rica do que salmão! É a melhor amiga do seu coração porque reduz e previne as arritmias e a formação de coágulos, aumenta a fluidez sanguínea e, assim, regula a pressão sanguínea e evita o aumento da pressão arterial.
 


3. Previne e regula a diabetes

Se consumidas com massas, frutas e pães, as fibras das sementes de chia fazem com que a glicose seja libertada lentamente, assim como a hormona de insulina, prevenindo e regulando a diabetes tipo 2.
 


4. Regula o trânsito intestinal

A semente de chia é também a melhor amiga da sua saúde intestinal, rica em fibras, regula e limpa o seu organismo.
 


5. Fonte de cálcio

Se é intolerante à lactose, a semente de chia é uma boa alternativa para si. A porção diária recomendada tem 21% da dose diária necessária. O consumo regular da chia ajuda na formação óssea e previne a osteoporose.
 


6. Regula e diminui o colesterol

O ómega 3 e 6 representam 77% da gordura na semente de chia. Estes ácidos gordos reduzem o colesterol mau, o LDL, e sobem o colesterol bom, o HDL, assim como baixam os triglicerídios e lípidos no sangue.
 


7. Previne a anemia

O ferro é o responsável pela formação de glóbulos vermelhos. Se lhe faltam glóbulos vermelhos sentirá fadiga, aumenta o risco de infeções, afeta a imunidade e leva à anemia. Numa porção de 100g de chia, tem três vezes mais ferro do que na mesma quantidade de espinafres.
 


8. É desintoxicante

Os ácidos cafeico e clorogênico, presentes na semente de chia, são antioxidantes e combatem os radicais livres, ou seja, previnem o envelhecimento celular, e desintoxicam o fígado.
 


9. Reforça o sistema imunitário

Graças aos minerais zinco e selénio, a semente de chia reforça as defesas, protegendo-o de gripes e infecções. Rica em nutrientes, como o manganês, o sódio, o potássio e o fósforo mantém as suas células saudáveis.
 
 

Como consumir a chia

Pode consumir, por dia, duas colheres de sopa de semente de chia, que equivale a cerca de 20 gramas. A chia pode ser ingerida crua, em farinha, gel ou óleo e, seja qual for a forma, mantém todas as suas propriedades. Pode colocar no iogurte, nos sumos, em pães e bolos, em sopas e saladas. Para obter o gel, basta juntar a quantidade de uma colher de sopa em 60ml de água, aguardar meia hora e consumir de imediato, tal como está ou junte a sumos, sopas ou molhos.
 

Informação Nutricional da chia

 
Semente de Chia | Porção 25g
Calorias 122kcal
Hidratos de carbono 10,53g
Proteínas 4,14g
Gorduras 7,69g
Gorduras saturadas 0,833g
Gorduras monoinsaturadas 0,577g
Gorduras polinsaturadas 5,917g
Fibras 8,6g
Cálcio 158mg
Fósforo 215mg
Magnésio 84mg
Potássio 112mg
Ferro 1,93mg
Zinco 1,15mg
Vitamina A 14UI
Vitamina B1 (Tiamina) 0,155mg
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,043mg
Vitamina B3 (Niacina) 2,208mg
 


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