Os 5 alimentos com maior teor de Vitamina B12

Os 5 alimentos com maior teor de Vitamina B12

A Vitamina B12 desempenha funções importantes no organismo humano.

Saiba onde encontrar esta vitamina essencial para o bom funcionamento do organismo. 
 

A Vitamina B12 é essencial para o organismo humano. Não só auxilia na formação de glóbulos vermelhos, como também contribui para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso e desempenha um papel fundamental na metabolização de certos aminoácidos, por exemplo.

Trata-se de uma vitamina obtida através de fontes animais, pelo que o défice de Vitamina B12 é mais comum em pessoas que sigam um regime alimentar estritamente vegetariano. Mas não só. Esta deficiência de Vitamina B12 pode também verificar-se em pessoas que registam problemas de absorção de vitaminas ou que sofram de hipertiroidismo, por exemplo. Nesses casos, é aconselhável o acompanhamento médico e necessária administração de suplementos vitamínicos.

A falta de Vitamina B12 pode ser indiciada através de diversos sintomas, tais como anemia, fadiga ou falta de energia, falta de concentração ou falhas de memória.

Encontrar esta vitamina não é difícil. Ela está presente em vários alimentos, nomeadamente, carne, peixe, ovos ou lacticínios, por exemplo. Ainda assim, aqui ficam os cinco alimentos com maior teor de Vitamina B12.
 

5 Alimentos ricos em Vitamina B12

 

1. Fígado de vaca, porco ou frango

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Sim, é mesmo verdade. Mas há uma explicação lógica. A carne de órgãos (como fígado, rins ou coração, por exemplo) são excelentes fontes de Vitamina B12, sendo que o fígado se destaca, visto que esta vitamina é absorvida no intestino e armazenada no fígado. Só para ter uma ideia por cada 100 gramas de fígado de vaca (cru) encontra 110 microgramas de Vitamina B12 e 37 microgramas, no caso do porco. Nos três casos que enumeramos além de Vitamina B12 vai poder obter também ferro.
 

2. Marisco


Além de rico em proteínas, hidratos de carbono, ferro, magnésio ou cálcio, o marisco é também um dos alimentos com maior teor de Vitamina B12. A título de exemplo, em cada 100 gramas de berbigão estão presentes 74 microgramas desta vitamina; por sua vez em 100 gramas de ameijoas estão 67 microgramas de Vitamina B12; 19 microgramas no caso do mexilhão e 14 no caso das ostras.
 

3. Ovo


Não só é uma boa fonte de proteínas, como ainda contém zinco, ferro e várias vitaminas, nomeadamente, vitamina A, E, K, D e – claro - vitaminas do complexo B, como a Vitamina B12. Em cada 100 gramas deste alimento estão 2,8 microgramas de Vitamina B12. E a melhor parte é que as opções de consumo são variadas.
 

4. Peixe


Salmão, sardinha, atum, cavala, robalo, dourada ou carapau, para enumerar apenas algumas opções. No peixe vai obter vários nutrientes importantes, entre eles Omega 3 e Vitaminas B12, por exemplo.
 

5. Coelho


Além de ser pouco calórica, a carne de coelho é também rica em Vitamina B12 (e não só). 
 

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