O que é a dieta paleo?

O que é a dieta paleo?

Aprenda a comer como o Homem das cavernas.

Saiba tudo sobre a dieta que tem feito sucesso entre os famosos. 

Uma Thurman, Megan Fox, Matthew McConaughey ou Miley Cyrus são alguns dos nomes das celebridades que se renderam à dieta paleo

Lançada por Loren Cordain, professor de Ciências da Saúde e Exercício na Colorado State University, a dieta paleo – abreviatura para dieta do Paleolítico – tem como base os hábitos alimentares comuns desta era pré-histórica. O livro “A Dieta do Paleolítico — O livro que revelou o poder da alimentação ancestral”, da autoria de Cordain, catapultou esta dieta para o “estrelato”.
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O que promete de extraordinário? Emagrecer sem cortes radicais na alimentação. Aliás, segundo o fundador da dieta paleo, adotar os hábitos alimentares dos “homens das cavernas” não só permite emagrecer, como ainda ajuda a prevenir a diabetes, doenças cardiovasculares ou acne. 

Interessado? Então continue a ler. 

O que é? 

Se alguma vez teve curiosidade em saber como se alimentavam os homens na pré-história, agora tem a resposta. E se esperava uma dieta restritiva e que obriga a uma contagem de calorias constante, pode esquecer. 

Esta é na verdade uma dieta muito simples e livre de regimes. A ideia é que coma corretamente e que escolha alimentos com qualidade. Só para ter uma ideia, da ementa de quem adere a esta dieta constam itens como: carne, peixe, frutas, legumes ou sementes. De fora ficam todos os produtos industrializados e inexistentes na era do Paleolítico. Pão e lacticínios são alguns dos alimentos que ficam de fora desta dieta, como verá já de seguida. 

A grande diferença desta dieta é que os alimentos devem ser consumidos (preferencialmente) crus, sendo – obviamente – permitido cozinhar a carne e o peixe (ou mesmo os legumes, desde que seja em pouca água e por pouco tempo). 

O que pode comer? 

Entre os alimentos permitidos na dieta paleo estão: 

1. Carnes (de animais de pastagem), peixes e marisco 
2. Frutas e vegetais
3. Ovos 
4. Sementes  
5. Raízes e tubérculos 
6. Frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas, por exemplo)
7. Óleos saudáveis (como: azeitonas, abacate ou coco). 

O que não pode comer? 

1. Açúcar refinado
2. Lacticínios (leite, queijo, iogurtes, etc.)
3. Alimentos processados 
4. Sal
5. Óleos refinados 
6. Cereais (ou alimentos produzidos com cereais)

Vantagens & desvantagens 

Apesar de todas as promessas, como em qualquer dieta, há vantagens e desvantagens. Entre as vantagens conta-se o facto de ser rica em fibras, proteínas, vitaminas, ácidos gordos e antioxidantes. 

Por outro lado, falamos de uma dieta isenta em glúten e lactose e pobre em sódio e hidratos de carbono que, ainda que contribua para a diminuição de peso, também implica uma falta de energia ou problemas reumáticos, por exemplo. 

Se ficou interessado nesta dieta, saiba que em The Paleo Diet pode encontrar múltiplas informações sobre esta dieta, nomeadamente, sugestões de ementas para o seu dia-a-dia. 


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