O que comer antes de treinar?

O que comer antes de treinar?

Os principais pilares a ter em conta.

Para um treino mais eficaz e para a obtenção de bons resultados, ter em conta o que comer antes de treinar é fundamental.

Quem pratica atividade física, deve ter em atenção ao que comer antes de treinar. Não só para garantir que a energia se mantém durante todo o treino, mas também para conseguir atingir os objetivos que procura.

Se quer perder massa gorda deve alimentar-se de uma forma, se pretende construir massa muscular deve alimentar-se de outra.

Mas há pontos fundamentais e inalteráveis que devem ser sempre tidos em conta na hora de escolher o que vai comer antes de treinar.

Falámos com a nutricionista Daniela Duarte, do blog Agita Kalorias, sobre o assunto.
 

O QUE COMER ANTES DE TREINAR?


sweet potato
Embora as refeições para antes do treino variem de acordo com os objetivos que cada pessoa tem, assim como com a duração da prática desportiva, a nutricionista Daniela Duarte explica que "uma coisa é certa, treinar em jejum é um hábito que não deve de todo ser prática".
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Isto porque as reservas de glicogénio (ou seja, a fonte de energia do corpo) estão em baixo e assim a eficiência muscular fica comprometida. O objetivo do pré treino é precisamente manter os níveis de glicose adequados para que exista uma energia duradoura e não haja quebras durante o treino.

Assim, quais são concretamente os cuidados que deve ter com a sua alimentação antes de tr

 


O QUE INCLUIR?

Seja o objetivo ganhar massa muscular ou perder massa gorda, há princípios que se mantêm sempre. Para que durante o treino haja energia durante todo o treino, os hidratos de carbono de absorção média devem ser sempre incluídos. O pão integral, os cereais ou a batata-doce são disso bons exemplos.

Devem também ser de fácil digestão e de preferência "alimentos sólidos para evitar o refluxo", afirma Daniela Duarte. Cada organismo é um organismo, mas os alimentos líquidos podem provocar algum mau estar e desconforto ao longo do treino.

Se o objetivo for construir massa muscular, então aposte em incluir alguma proteína também. Ovos, claras, atum e carnes brancas são algumas ideias para juntar à refeição que vai comer antes do treino.
 
 


O QUE EVITAR?

Há alimentos que levam mais tempo a ser digeridos e alimentos que causam algum desconforto antes de treinar, por isso mesmo não devem ser opções para comer antes do treino.

Assim, segundo a nutricionista Daniela Duarte, deve excluir:
  • Alimentos ricos em gordura porque retarda o esvaziamento gástrico e demora mais tempo a ser digeridos;
  • Alimentos ricos em fibra porque estimulam o funcionamento dos intestinos, podendo causar desconforto intestinal e cólicas durante o treino. Além disso levam mais tempo a ser digeridos e o corpo tira proveito destes antes de começar a usar gordura corporal como energia;
  • Lacticínios como o leite, o queijo e os iogurtes. Por serem de digestão lenta, se ingerir estas opções a menos de duas a três horas antes do treino, podem causar desconforto gastrointestinal e má disposição. 
 


EXEMPLOS DE REFEIÇÕES PRÉ TREINO

 
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