O poder dos antioxidantes no nosso corpo

O poder dos antioxidantes no nosso corpo

Descubra a resposta.

Saiba o que são os antioxidantes e quais as suas principais funções no nosso organismo. 
 

Os antioxidantes parecem estar na moda e são tema recorrente de conversa. Tudo gira em torno dos antioxidantes e dos benefícios que têm para a saúde. Mas será que todos sabem verdadeiramente o que são os antioxidantes? Ou quais os seus reais benefícios para o nosso organismo? Se não sabe, nós dizemos.  
 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

Antioxidantes: o que são?


Claro, já todos ouviram falar dos antioxidantes, mas “tendências” à parte o que interessa mesmo é saber porque são tão importantes para o nosso organismo. De forma simples, os antioxidantes são substâncias químicas, nomeadamente vitaminas, minerais, betacarotenos ou enzimas (entre outros) que inibem a ação dos radicais livres que podem ser prejudiciais para o organismo e que podem dar origem a problemas de saúde como doenças cardiovasculares, cancro ou diabetes, por exemplo.

E se está a perguntar-se onde estão presentes estes antioxidantes, já vai ficar a saber. Encontrar antioxidantes não é difícil. A lista de alimentos com ação antioxidante é vasta e variada. Frutas, legumes ou vegetais são algumas das fontes disponíveis, tudo porque muitos dos seus nutrientes são antioxidantes, tais como:
  1. Vitamina A
  2. Vitamina C
  3. Vitamina E
  4. Licopeno (carotenóide)
  5. Betacaroteno (carotenóide)
  6. Flavonóides (Isoflavonas)
  7. Selénio
  8. Zinco
  9. Licopeno
  10. Cobre

Mas afinal, para que servem os antioxidantes?


Como dissemos antes, os antioxidantes têm por finalidade evitar que os radicais livres (moléculas altamente reativas que atacam outras células) atuem e deem origem a problemas de saúde. Mas há mais, ora veja.
  1. Atuam como protetores da pele;
  2. Reforçam o sistema imunológico;
  3. Previnem o aparecimento de vários tipos de cancro (como: cancro do estômago, pulmão, próstata, colon, mama, bexiga, pele ou útero, por exemplo);
  4. Previnem o desenvolvimento de doenças respiratórias;
  5. Auxiliam no tratamento de doenças neurológicas;
  6. Previnem doenças cardiovasculares;
  7. Protegem a membrana celular;
  8. Previnem o aparecimento de cataratas ou artrite;
  9. Previnem ou auxiliam no tratamento de diabetes.
Onde pode encontrar antioxidantes? Isso é simples: morangos, framboesas, tomate, melão, abacaxi, kiwi, cenoura, laranja, abobora, alho, beterraba, carnes, ovos ou nozes são apenas alguns dos alimentos ricos em antioxidantes.

E como vê os antioxidantes desempenham um papel fundamental no organismo humano e por isso tem já aqui várias razões para incluir na sua alimentação produtos ricos em antioxidantes. Ainda assim, apesar da sua ação na prevenção e tratamento de vários problemas de saúde, convém frisar que estes não substituem a terapêutica e acompanhamento médico, pelo que em caso de alarme deve procurar o seu médico.  

 

Veja também: