Mesoterapia: tudo o que precisa de saber

Mesoterapia: tudo o que precisa de saber

Saiba o que é a mesoterapia.

As finalidades da mesoterapia incluem o tratamento de celulite, gordura localizada, estrias ou flacidez. 

Criada pelo médico francês, Michel Pistor, nos anos 50, a mesoterapia apresenta-se como um tratamento médico localizado, simples e pouco invasivo de elevada eficácia. As suas aplicações vão desde a gordura localizada ao tratamento de dor e inflamação local. Utlizada por milhares de médicos em todo o mundo, em Portugal esta técnica é mesmo reconhecida pela Ordem dos Médicos. 

Mas afinal, o que é a mesoterapia?  


A mesoterapia é uma técnica não-cirúrgica de tratamento estético e terapêutico, minimamente invasiva, que consiste na administração subcutânea de fármacos (que dependendo da patologia a tratar podem ser: anti-inflamatórios, relaxantes musculares, vasodilatadores, calcitoninas ou polivitamínicos, por exemplo), no local exato que se pretende tratar, garantindo assim que os efeitos são eficazes (e rápidos) e com menos efeitos secundários. 

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já.

Para que serve? 


Inicialmente a mesoterapia foi aplicada no tratamento de dores, no entanto, nos anos 90 a sua utilização foi alargada a outras áreas, nomeadamente a estética. 

Atualmente, no que à medicina diz respeito esta técnica está indica para o tratamento de: 

1. Dores relacionadas com artrose (nomeadamente, na coluna vertebral - tais como: cervicalgias, dorsalgias, lombalgias; nas ancas, joelhos ou tornozelos, por exemplo)
2. Reumatismos abarticulares (como tendinites ou bursites)
3. Contracturas musculares; 
4. Entorses ou lesões musculares
5. Problemas de circulação sanguínea dos membros inferiores

Mas, a mesoterapia tende a ser conhecida mais graças aos bons resultados na área estética, sendo muito utilizada nos tratamentos de: 

1. Celulite
2. Obesidade
3. Gordura localizada
4. Estrias
5. Flacidez
6. Cicatrizes
7. Acne 
8. Manchas  
9. Queda de cabelo
10. Rugas
11. Rejuvenescimento (do rosto, pescoço, decote ou mãos). 

Como funciona? 


A aplicação dos fármacos é feita através de micro-infiltrações (a nível da derme), usando agulhas extremamente pequenas (cerca de 12mm). A injeção é feita a pouca profundidade (de 3 a 8mm), através de uma pistola de injeção ou mesoperfusor. O tratamento varia, obviamente, de acordo com o tipo de tratamento. 

De salientar que a mesoterapia não é indicada para mulheres grávidas ou que se encontrem a amamentar. 

E para quem não gosta de agulhas, na aplicação estética já é possível recorrer à mesoterapia sem agulhas, em que as ditas (agulhas) são substituídas por ondas eletromagnéticas que estimulam a circulação e o fluxo linfático. 

As vantagens são claras. Além de ser uma técnica (praticamente) indolor e não necessitar de internamento, esta técnica pode ser a solução em casos em que a medicação oral ou a fisioterapia (falando em casos médicos) não obtém os resultados desejados. 


Veja também: