Medicina natural ou naturopatia - ser saudável de forma natural

A medicina natural, ou naturopatia, é uma terapia complementar cujo objetivo é auxiliar o corpo a curar-se e a manter-se saudável. Saiba mais neste artigo.

Medicina natural ou naturopatia - ser saudável de forma natural
Saiba o que trata e como funciona.

A medicina natural repõe o estado de saúde no organismo sempre através da aplicação de métodos e técnicas naturais e, também, pela administração de produtos naturais.


Medicina natural: o que é


A medicina natural é considerada uma terapia alternativa. Os naturopatas consideram cada indivíduo como único e, por isso, o tratamento para uma mesma patologia vai variar de paciente para paciente.

A naturopatia, através da forma como trata os pacientes, a pouco e pouco, conduz os indivíduos a uma mudança de hábitos e, até, à adoção de uma nova filosofia de vida, atribuindo um papel fundamental à alimentação.

Apesar da tendência ser de recorrer à medicina natural e, mesmo a outra terapias alternativas, apenas quando surge um problema de saúde, na verdade o correto seria utilizar esta e outras formas terapêuticas não apenas como cura, mas como prevenção.


Medicina natural: como funciona


naturopata
A prevenção é muito importante no que respeita à saúde e nem sempre lhe é dada a relevância e a importância devidas. Muitos dos problemas de saúde com resultados graves, alguns já sem solução, instalam-se no nosso organismo de forma assintomática e quando são diagnosticados muitas vezes já não há como resolver.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Um dos princípios da medicina natural é que o organismo é capaz de suportar determinadas doenças e dor e, desde que detetados atempadamente e devidamente acompanhados por um terapeuta especializado, pode recuperar e promover a autocura.

Desta forma, a medicina natural trabalha a partir da prevenção e promove a mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida como passos importantes a dar na recuperação e restauração da saúde e do bem estar.

Para além disso, e em casos em que a prevenção não foi possível, pois os pacientes já chegam ao naturopata com problemas de saúde, a medicina natural vai não só tratar os sintomas para que se sintam melhorias, mas vai, também, tentar descobrir qual a causa dos sintomas, por forma a tratar a raiz do problema.

Fazendo um correto diagnóstico de cada paciente, o naturopata concentra-se na remoção das causas primárias em vez de se limitar apenas a eliminar sintomas.


Medicina natural: o que trata


tensao arterial
Na medicina natural pode encontrar tratamentos para diversas patologias.

Entre os vários problemas que pode tratar pela naturopatia, como obesidade e excesso de peso, disfunção erétil e diabetes, pode encontrar o tratamento para:
 
  • Problemas respiratórios: sinusite, asma e bronquite;
  • Problemas cardiovasculares: colesterol, triglicéridos, tensão arterial;
  • Problemas hepáticos: cirrose, hepatite, fígado gordo;
  • Problemas renais e de falta de líquidos no organismo;
  • Problemas digestivos: azia, refluxo gástrico, obstipação, diarreia;
  • Problemas circulatórios: hemorroidas, varizes, microcirculação, pernas inchadas;
  • Problemas do foro psicollógico e emocional: depressões e ansiedade.


Medicina natural: onde e como fazer


Os tratamentos de naturopatia são na sua generalidade de baixo custo e cada vez mais procurados devido ao sucesso que vão tendo junto dos pacientes que procuram esta alternativa.

Para beneficiar da medicina natural deve procurar um profissional com experiência. O naturopata vai auxiliar na análise do problema e no seu tratamento e cura. O seu papel é fundamental na orientação dos pacientes e no processo de cura, pois irá trabalhar no sentido de descobrir e eliminar os obstáculos à saúde.

O naturopata vai trabalhar de forma a conseguir a recuperação do paciente, estabelecendo metas para que este consiga seguir um modo de vida saudável. Apesar de haver imensos produtos naturais à venda, deve consultar um profissional antes de tomar qualquer produto, pois um diagnóstico correto dos problemas de saúde vai auxiliar no seu tratamento e cura.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

 

Veja também:

Ler mais