Kinesiologia: a terapia que nos mostra que o corpo não mente

A kinesiologia é uma terapia, que através de um “diálogo” com o corpo, se destina a favorecer um estado de equilíbrio e bem-estar físico, mental, emocional e social.

Kinesiologia: a terapia que nos mostra que o corpo não mente
Terapia holística que combina a sabedoria da medicina oriental e ocidental.

A kinesiologia é uma terapia que procura essencialmente restabelecer o equilíbrio do corpo a todos os níveis.

Esta reconhece a existência de fluxos energéticos dentro do corpo, baseados nos princípios orientais, que se relacionam não apenas com os músculos, mas com todos os tecidos e órgãos que tornam o corpo vivo. Estes fluxos energéticos são então avaliados através de testes musculares, que fornecem respostas ao nível da função e controlo muscular e, que por sua vez, refletem o estado geral do corpo ao nível químico, estrutural e emocional.

Esta terapia pode então ser encarada como uma ferramenta de comunicação, mas com o próprio corpo. Este responde de uma determinada forma perante um desequilíbrio, e quando se tem plena consciência da sua presença torna-se possível tomar as medidas necessárias para caminhar de encontro a um estado de maior equilíbrio e, consequentemente, com mais saúde.

A kinesiologia baseia-se igualmente no princípio do processo inato de auto-cura do organismo. Mas quando ocorrem falhas neste mecanismo, o corpo fica continuadamente exposto a desequilíbrios e bloqueios manifestados a vários níveis. Assim a restauração deste mecanismo natural e fundamental para a manutenção do nosso bem-estar é um dos objetivos desta terapia.

Teste muscular: importância e como surgiu?


teste muscular

Estas técnicas são aplicadas para identificar e corrigir bloqueios de energia. A resposta está sempre em algum lugar dentro do corpo e, através da monitorização muscular, é possível receber informações através das vias nervosas do cérebro e corpo.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

E segundo a kinesiologia, a fraqueza ou a lesão de um determinado órgão manifesta-se obrigatoriamente na tonicidade dos músculos. Assim sendo, ao identificar uma fraqueza muscular específica e ao corrigi-la caminha-se no sentido de suprimir o desequilíbrio físico ou mental.

Os músculos são os responsáveis por revelar as respostas do nosso corpo, permitindo que as pessoas detectem e corrijam vários desequilíbrios que podem estar relacionados com o stress, nutrição, problemas de aprendizagem, lesões e outras questões do seu quotidiano.

Como surgiu?

A kinesiologia desenvolveu-se essencialmente nos finais dos anos 60 nos Estados Unidos pelo Dr. George Goodheart, médico quiroprático. Ao tratar os seus pacientes, Goodheart foi-se apercebendo que a falta de tonicidade de um músculo se encontrava frequentemente ligada a um órgão doente. Descobriu igualmente que estes músculos fracos podiam ser mais rapidamente tonificados com a ativação de pontos neurolinfáticos e neurovasculares, e que esta tonificação tinha uma influência direta com a saúde a todos os níveis.

Devido à importância destes descobrimentos Goodheart criou e liderou uma equipa de trabalho, que estudou com profundidade estas técnicas até criar as bases da kinesiologia.

Nos dias de hoje a kinesiologia continua a evoluir, sendo até considerada como uma profissão com entidade própria em países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Kinesiologia: quais os benefícios?


beneficios kinesiologia

A kinesiologia, como uma das terapias naturais mais abrangentes, procura ir muito mais para além dos sintomas apresentando assim uma grande variedade de benefícios.

De seguida apresentam-se algumas das condições que poderão beneficiar com o uso desta terapia:

  • Dores de cabeça
  • Problemas emocionais e depressão
  • Problemas de aprendizagem
  • Stress e ansiedade
  • Fadiga e cansaço crónico
  • Falta de energia
  • Dificuldades de relacionamento
  • Autoestima
  • Medos, fobias e adições
  • Dores musculares e nas articulações
  • Insónias
  • Infecções recorrentes
  • Sinusite
  • Problemas de pele
  • Sensibilidades alimentares e distúrbios digestivos
  • Dor de estômago
  • Constipação crónica
  • Dor menstrual

 

O que esperar de uma sessão de kinesiologia


sessao de kinesiologia

Numa sessão a pessoa é tratada como um todo, para descobrir o que está por trás dos sintomas. A kinesiologia deverá representar um processo participativo para que o cliente esteja ativamente envolvido na sessão, a fim de notar padrões antigos que o mantenha comprometido e para mudar ativamente e avaliar sua disposição para criar mudanças e resultados positivos.

Durante uma sessão podem ocorrer mudanças de energia, bem como novos conhecimentos e uma compreensão mais clara. Às vezes, essas mudanças são sentidas imediatamente – menos dor, maior relaxamento e felicidade – ou levar um a dois dias para que as mudanças se tornem visíveis.

Os kinesiologistas não são médicos e, como tal, não diagnosticam nem tratam doenças, a menos que tenham licença para fazê-lo. Eles trabalham essencialmente com o que o cliente quer alcançar ou mudar.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Ana Vicente Ana Vicente

Ana Vicente é fisioterapeuta, instrutora de pilates clínico e pós graduada em terapia assistida por animais no papel. Na realidade é apaixonada por pessoas, animais, palavras e pelas maravilhas da natureza. Motivada a deixar uma marca positiva no seu mundo e no dos outros, compromete-se a contribuir para o conhecimento e bem-estar das pessoas.