Hemorroidas: alimentação que ajuda a curar

Hemorroidas: alimentação que ajuda a curar

Descubra os alimentos que melhoram este problema.

Os alimentos para curar as hemorroidas devem ser ricos em fibras, uma vez que favorecem o trânsito intestinal e facilitam a eliminação das fezes.

 

A melhor arma para combater qualquer doença é a prevenção. Um exemplo claro é a relação entre hemorroidas e alimentação.

De facto, a principal causa do surgimento de hemorroidas é má alimentação.

Como tal, é importante conhecer não só os alimentos que ajudam a tratar a doença hemorroidária, como também aqueles que são prejudiciais, agravam este problema e que, por isso, devem ser evitados. 

Neste sentido, a adoção de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida mais saudável e ativo, revelam-se fundamentais no tratamento e alívio dos sintomas provocados pelas hemorroidas. 

Contudo, e como cada caso é um caso, há situações que podem exigir um cuidado mais especializado. 

Nesse caso, deve procurar aconselhamento junto de um profissional de saúde, especialista na área.
 

Qual o tipo de alimentos que deve consumir?


agua



1. Alimentos ricos em fibras

Para prevenir o aparecimento de hemorroidas é fundamental promover um trânsito intestinal regular, com evacuações frequentes e não dolorosas, assim como fezes pouco ácidas e moldadas. 
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

Para isso muito contribui a uma alimentação rica em fibras

Como tal, privilegie alimentos como fruta e legumes, leguminosas, sementes e cereais integrais, nomeadamente aveia e arroz integral. 
 
 


2. Líquidos 

É de salientar o papel fundamental que a água representa no tratamento das hemorroidas. O aumento da ingestão de fibra requer um aumento da ingestão de água, ou chá (sem açúcar), pois a água amolece as fezes e facilita a evacuação. 

Se tal não acontecer, pode dar-se o efeito contrário e o problema pode ser agravado.

Deve consumir, de preferência, até 2 litros de água por dia. Aconselha-se também o consumo de outras bebidas, como chás/infusões e os sumos de fruta naturais.

Deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de refrigerantes e café.

 


3. ALIMENTOS RICOS EM VITAMINAS E MINERAIS

Para quem sofre de hemorroidas, uma alimentação rica em frutas e legumes adquire uma importância ainda maior, pois estes alimentos são as principais fontes de vitaminas e minerais importantes para o fortalecimento dos vasos sanguíneos.

Além disso, fornecem também antioxidantes, importantes pela sua ação anti-inflamatória e de reforço do sistema imunitário e vascular.

Dentro das vitaminas e minerais, salientam-se a vitamina C, presente nos citrinos, as vitaminas do complexo B, presentes nas leguminosas, o ferro, presente nos mirtilos e o magnésio, presente nos figos e espinafres.


 

ALIMENTAÇÃO E HEMORROIDAS: 4 ALIMENTOS ESSENCIAIS 


1. Maçã 

macas

A maçã é uma fruta rica em fibras solúveis, estando entre os alimentos que mais ajudam a manter a função intestinal regular.

Além disso, é rica em vitamina C, importante para fortificar as paredes dos vasos sanguíneos.
 
 


2. Mirtilos 

Os mirtilos são um dos alimentos mais saudáveis no mercado. Os benefícios dos mirtilos relacionam-se com a quantidade de antocianinas presentes neste fruto, ajudando a tonificar e fortalecer as veias, e ainda a reduzir o inchaço das hemorroidas.

Ajudam a reparar proteínas danificadas nas paredes dos vasos sanguíneos e promover, em geral, a saúde do sistema vascular.

Experimente beber um copo por dia de sumo de mirtilo ou outras frutas escuras, ricas em antioxidantes. 

 


3. Lentilhas

lentilhas

Esta leguminosa é rico em fibras, o que favorece um movimento normal do intestino. Uma tigela de sopa por dia de lentilhas é o suficiente para suprir as necessidades diárias do corpo no que respeita a fibras 

 


4. Sumo de aipo 

A deficiência de ferro e cálcio é, também, uma das principais causas de entupimento das veias.

Sendo as hemorroidas causadas devido a uma dilatação das veias na parte final do intestino reto, é fundamental que procure soluções que evitem a dilatação das veias e que ajudem na circulação sanguínea. 

O sumo de aipo, como possui estes nutrientes, vai ajudá-lo a aliviar a dilatação dos vasos e melhorar a circulação sanguínea.
 

Exemplo de plano alimentar para quem sofre de hemorróidas: 


Propomos-lhe um menu que tem como preocupação fundamental prevenir o aparecimento das hemorroidas. Experimente e veja as diferenças! 
 

1. Pequeno-almoço

Uma fruta da época + meio copo de sumo de laranja + uma chávena de chá de gengibre.
 
 


2. Lanche da manhã

30 gramas de amêndoas + 1 maçã.
 
 


3. Almoço

Arroz integral + frango grelhado + meia chávena de feijão cozido + espinafres.
 
 


4. Lanche da tarde

1 iogurte natural desnatado + mistura de sementes de chia e linhaça.
 
 


5. Jantar

50 gramas de quinoa ou trigo sarraceno + salmão + legumes cozidos 



Se a saúde é uma prioridade para si, clique aqui.
 

 

Veja também: