4 Exercícios de resistência física para pôr em prática

4 Exercícios de resistência física para pôr em prática

Conheça estes exercícios e começe hoje a aumentar a sua resistência

Exercícios de resistência física promovem a capacidade cardiovascular. Damos-lhe algumas sugestões para poder escolher. 

A resistência física está diretamente relacionada com a capacidade cardiovascular de cada um.

Como tal, quanto maior é o seu VO2 máximo (capacidade pulmonar), maior será a sua resistência física.

A resistência física e a capacidade cardiovasculares são passíveis de exercícios de resistência física podendo ser exponenciadas através do controlo de alguns fatores, nomeadamente:
 

  • O planeamento adequado do treino; 
  • O controlo da alimentação;
  • O devido descanso;
  • A ingestão de água. 


Curiosamente, nem tudo têm que ser exercícios intensos para que potencie a sua resistência física: o yoga, por exemplo, está comprovado como sendo um exercício extremamente interessante para aumentar o VO2 máx, aumentando a capacidade pulmonar em cerca de e a resistência muscular. 


Quais os melhores exercícios de resistência física?


Exercícios de resistência física, são exercícios cardiovasculares: andar de bicicleta, andar de patins e nadar são alguns dos exercícios indicados para melhorar a sua resistência física. No entanto, sugerimos que se é uma pessoa pouco motivada que inicie esta prática acompanhado.
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Ter alguém a treinar connosco vai potenciar os resultados e, consequentemente, um aumento da resistência física, uma vez que certamente prolongará o exercício se tiver companhia. À partida, sozinho diminuirá a intensidade do treino.



1. Corrida

Muita gente acredita que o melhor dos exercícios de resistência física são as corridas, o que não é verdade, embora seja uma ótima opção.
Subidas, sprints, bem como intercalar treinos intervalados com treinos longos de corrida a baixa intensidade, são maravilhosos exercícios tanto para ganhar como para melhorar a sua resistência física. 

 


2. Natação

natacao
Se a água é a sua paixão, deixe-se levar e aposte na natação para ganhar resistência. O contacto com a água não só permite a execução de exercícios que melhorem a resistência física, sejam eles mais localizados (como na hidroginástica e hidrobike)ou sejam mais fluidos, como melhora o nosso estado de espírito.

No caso específico da natação, para além do esforço provocado pelo atrito da água, temos a “dificuldade” da coordenação da respiração. O meio aquático permite-nos uma melhoria da resistência física através da potenciação da resistência pulmonar. 

 


3. Andar de Bicicleta

A bicicleta é a sua paixão? Aproveite todas as subidas e as descidas, as superfícies planas e os diferentes trilhos com este exercício para que a sua resistência física aumente exponencialmente. 

 


4. Andar de Patins

patins
Aproveite a marginal e calce uns patins. Em vez de caminhar opte por uma passeata de patins! Diverte-se mais, gasta mais calorias e ainda melhora a sua resistência física!

 
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