Dieta Dukan: passo a passo

Dieta Dukan: passo a passo

Conheça a dieta das estrelas.

A dieta Dukan promete revolucionar a nutrição. Será que é mesmo assim?  Está pronto para mudar a sua alimentação e ser mais saudável?

A dieta Dukan foi desenvolvida pelo Dr. Pierre Dukan, um nutricionista francês, com mais de quarenta anos de experiência. Em 2000 lançou o livro “Eu não consigo emagrecer”, vendeu trinta milhões de cópias e foi traduzido em catorze línguas. A dieta divide-se em quatro fases: duas para emagrecer e duas para criar condições para manter o peso para sempre. 
 
Se quiser mesmo perder peso, e estiver motivado, o Dr. Dukan, garante que esta dieta vai mudar a sua vida. É possível perder peso e tornar-se saudável mas saiba que é preciso muita força de vontade e determinação para mudar, radicalmente, os seus hábitos.
 
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A Dieta Dukan passo a passo

 

Regras 

  • As gorduras são proibidas, inclusive o azeite. Tempere e cozinhe apenas com água, limão, ervas e especiarias. Reduza ou elimine o sal – retém líquidos e prejudica a perda de peso.
  • Apenas pode comer as claras dos ovos (proteína pura). 
  • Não pode comer fritos. Apenas cozidos, grelhados e assados.
  • Farelo de aveia deve ser comido diariamente – dá energia e ajuda o trânsito intestinal.
  • Beba dois litros de água por dia.
  • Desde que na lista de alimentos permitidos, pode comer à vontade. Não pode ficar com fome!
  • Em casos excecionais, pode beber refrigerantes zero calorias. Muito excecionais, mesmo!
  • Não pode beber bebidas alcoólicas.
  • Tem que fazer exercício diário. Pelo menos uma caminhada, por di.
   
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1. Ataque 

A fase do Ataque, rápida e motivante, é o primeiro passo. Esta fase dura entre dois a sete dias, só pode comer proteínas (são permitidas 66 proteínas), pode perder entre 1,5Kg e 5Kg e deve fazer, pelo menos, uma caminhada de 20 minutos, por dia.
 
Nesta fase, é suposto a perda de peso ser muito rápida e, por isso, não pode ser longa para que não faltem vitaminas ou fibras ao organismo. Tenha cuidado! Assim, os números são estes:
 
  • Para perder até 4,5Kg: 1 a 2 dias  
  • Para perder até 9Kg: 3 a 4 dias  
  • Para perder até 18Kg: 5 a 6 dias  
 
Pode comer: 
  • carnes magras (exceto costelas)
  • aves (exceto pato e ganso)
  • peixe
  • marisco 
  • proteínas vegetais (seitan e tofu)
  • peito de peru fumado
  • ovos cozidos (só claras)
  • laticínios (0% de gordura)
  • iogurte natural ou desnatado (0% gordura)
  • farelo de aveia (1,5 c. sopa/dia)
 
Não pode comer: 
  • hidratos de carbono (massa, arroz, pão, batata)
  • doces 
  • fruta
 

2. Cruzeiro 

O passo seguinte é a fase de Cruzeiro, considerada progressiva e eficaz, dura o tempo necessário para atingir o peso que pretende. Nesta fase acrescenta os legumes (são permitidos 34 legumes), pode perder 1kg por semana e deve fazer, pelo menos, uma caminhada de 30 minutos, por dia. 
 
Nesta fase, deve intercalar as refeições de proteína e de vegetais. Ou seja, hoje come apenas proteína, amanhã come proteína e vegetais, no dia seguinte só come proteína e assim por diante.
 
Pode comer: 
  • os mesmo que na fase anterior
  • farelo de aveia (2 c. sopa/dia) 
  • legumes
 
Não pode comer: 
  • hidratos de carbono (massa, arroz, pão, batata)
  • doces 
  • fruta
 

3. Consolidação

O terceiro passo é a fase de Consolidação e é chegado o momento da reeducação alimentar. Esta fase dura 10 dias por cada quilo perdido. Ou seja, se perdeu 6kg, deve permanecer nesta fase por 60 dias. Em compensação, regressam os hidratos de carbono! Mantenha o exercício, caminhando, pelo menos, durante 25 minutos, por dia.
 
Pode comer: 
  • os mesmos que nas fases anteriores
  • hidratos de carbono (moderadamente)
  • 2 frutas, por dia (exceto uva, cereja, castanha e banana)
  • 2 fatias de pão integral, por dia
  • 40g de queijo, por dia
  • 2 porções de feculentos, por semana (ervilha, feijão, arroz integral, etc.)
  • 2 refeições completas, por semana (entrada, prato principal, sobremesa, 1 copo de bebida alcoólica)
  • farelo de aveia (2 c. sopa/dia) 
 
Importante: a partir desta fase, até ao fim da vida, um dia por semana será dia da fase Ataque. Por exemplo, todas as terças-feiras, até ao fim da vida, só pode comer proteína, como na primeira fase da dieta. 
 

4. Estabilização

Chegou ao último passo da dieta Dukan, a fase da Estabilização, a fase de controlo a longo prazo. A partir de agora pode voltar à sua vida normal quanto à alimentação, basta apenas seguir estes três pontos:
 
  • 1 dia de proteína por semana (dia fixo – até ao fim da vida)
  • 3 colheres de sopa de aveia, por dia
  • 20 minutos de caminhada por dia (no mínimo)
 
Por fim, lembre-se que cada organismo é diferente e o seu corpo pode não se adaptar a esta dieta. Se não se sentir saciado, se for muito difícil cumprir ou se sentir alguma reação estranha, pare a dieta e fale com o seu médico. Juntos vão encontrar outra solução. Seja prudente e não coloque a sua saúde em risco.
 

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