CROSSFIT: vantagens e desvantagens

CROSSFIT: vantagens e desvantagens

Conheça mais um pouco sobre esta modalidade.

É uma das modalidades mais frequentadas nos ginásios hoje em dia. Mas talvez pouco se saiba acerca das vantagens e desvantagens do crossfit. Saiba mais aqui.

O CrossFit, muitos não o sabem, mas é uma marca registada. Digamos que foi uma designação atribuída pela Reebok a um conjunto de exercícios funcionais de elevada exigência física e curta duração.  
 
O CrossFit é uma das modalidades com maior adesão repentina de todos os tempos. Num curto espaço de tempo, o desenvolvimento da modalidade foi viral, chegando-se até a considerá-lo “o desprto do fitness”, “a última tendência” e o mais completo desporto de sempre, levando inúmeros atletas a campeonatos internacionais. 

É de salientar que o CrossFit apenas pode ser lecionado por profissionais certificados na modalidade, pelo que o planeamento dos treinos é sempre efetuado à medida da capacidade física de cada indivíduo. 

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Os amantes da modalidade fundamentam os seus benefícios a nível metabólico, físico e de performance. Contudo, os especialistas em saúde apontam para alguns riscos que podem advir da sua prática. 

A prática de CrossFit será adequada para toda a gente? Devemos ou não praticar CrossFit?


VANTAGENS DA PRÁTICA DE CROSSFIT


grupo crossfit


1. Diversidade dos exercícios

A quantidade de estruturas musculares envolvidas é enorme, para não dizer total, o que promove aumentos de força e resistência simultâneos.

 


2. Componentes físicas

A agilidade, a flexibilidade e potência são também muito trabalhadas nos treinos de CrossFit.

 


3. Melhoria da auto estima

Está comprovado que a prática deste tipo de exercício melhora a auto estima.

 


4. Diminuição do peso

Uma vez que a intensidade do treino é bastante elevada, o emagrecimento pode ser um efeito notório.

Se o objectivo é a perda de peso, o Crossfit poderá ser uma boa aposta, porém deve ser acompanhado de uma prescrição muito cuidada por parte de um profissional e por uma dieta alimentar adequada à exigência da modalidade.

 


5. Integração de uma cultura de CrossFit

Num grupo que tem objetivos e gostos em comum. Se não é grande adepto do treino, no CrossFit poderá encontrar um grupo de pessoas que puxem por si.

Apesar de ser uma modalidade individual, sentir-se-á parte de uma equipa!

 


6. Se tem pouco tempo para treinar

O CrossFit pode ser uma boa opção: em 15, 20 minutos, poderá executar um WOD mais exigente do que uma semana de treinos.

 


7. Uma vez que se rodeia de praticantes da modalidade...

...o seu estilo de vida será afetado positivamente: evoluirá a nível de hábitos de vida saudável.


DESVANTAGENS DA PRÁTICA DE CROSSFIT


intensidade dos exercicios


1. Intensidade dos exercícios

Comprovou-se uma correlação positiva entre a prática e o aumento de lesões (face a outras atividades desportivas menos intensas). Isto deve-se principalmente ao entusiasmo dos iniciantes quando colocam cargas demasiado elevadas.

 


2. Em determinados locais de treino

Vê-se uma tendência não só para exagerar na dose, como também para menosprezar a construção de uma base sólida de padrões de movimento funcionais, onde aspetos como o controle motor, estabilidade e mobilidade estão a ser descurados.

 


3. Se a forma de execução não for correta

O CrossFit poderá levar a inúmeras lesões. Garanta sempre a postura e forma corretas.

 


4. Se não está habituado a treinar

Não exagere nas cargas inicialmente: aconselhe-se com um profissional.

Cargas elevadas no Crossfit são muito comuns, porém, e aliado ao bombeamento do sangue para diferentes partes do corpo em simultâneo leva com frequência os iniciantes a vómitos, náuseas, tonturas e desmaios.

 


5. A rabdomiolise

A libertação de células musculares para a corrente sanguínea, é uma lesão grave e pouco comum, que traz problemas a nível renal como a insuficiência renal, pode acontecer com a prática do crossfit.

 


6. Tendência a cair em exagero de cargas

Certifique-se que o professor que o leciona está ciente das suas capacidades físicas.

 


7. CrossFit pode ser viciante

Pode vir a culpar-se por faltar a um treino e acabar por se esforçar em demasia, podendo levar a lesões graves por fadiga, por exemplo.


Algumas verdades que irá descobrir quando entrar para o CrossFit


  • O quão em baixo de forma se encontra;
  • A quantidade de “porcaria” que ingere quando se compara a atletas (desta ou de outra modalidade);
  • A quantidade de massa gorda que tem – quase ninguém tem a real noção;
  • A linguagem técnica será difícil para si no início;
  • Vai aumentar o peso antes de começar a perdê-lo;
  • É uma das modalidades mais em voga, é mais caro do que os tradicionais ginásios e Health Clubs.

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