Cromoterapia: a cura pelas cores

A cromoterapia é um tratamento que se baseia na utilização das cores para reequilibrar os pacientes física e emocionalmente. Saiba mais neste artigo.

Cromoterapia: a cura pelas cores
Sete cores, sete chacras e significados

A cromoterapia é uma terapia que se baseia nas propriedades terapêuticas das sete cores do arco-íris.

Essas cores também são as cores relacionadas com cada chacra segundo a medicina ayurvédica.


Cromoterapia: como surgiu?


A cromoterapia é a aplicação das cores com fins terapêuticos. Já havia referências à cromoterapia no Antigo Egito, onde através dos raios solares era usada para benefício do ser humano.

No século XVII, Isaac Newton descobriu as cores do arco-íris, fazendo com que um feixe de luz do sol passasse através de um prisma.

Mais tarde, no século XVIII, o cientista Johann Wolfgang von Goethe realizou uma exaustiva pesquisa sobre a influência das cores nos seres humanos e chegou à conclusão que o vermelho é estimulante, o amarelo provoca alegria, o azul é suavizante e o verde é relaxante. 


Cromoterapia: como funciona?


A cromoterapia está relacionada com as sete cores do espetro solar e acredita-se que cada cor possui uma vibração específica e uma qualidade terapêutica. 

Uma cor é, na verdade, a sensação que o nosso cérebro produz quando os olhos são estimulados por ondas de luz de comprimentos diferentes, sendo que cada cor corresponde a um comprimento distinto. 

Assim, cada comprimento das ondas de luz atua de forma diferente no nosso cérebro e desencadeia diferentes processos. Quanto mais curto é o comprimento da onda, mais relaxante é o seu efeito. 

As cores provenientes do sol são sete, tal como sete são os chacras do nosso organismo de acordo com a medicina ayurvédica. As cores classificam-se como frias, quentes e neutras.
 

Cores frias

Cor neutra

Cores quentes

Azul Verde Vermelho
Indigo   Laranja
Violeta   Amarelo

Nos tratamentos de cromoterapia são normalmente usadas lâmpadas de 25 watts, que se colocam a 5 centímetros de distância da pele durante cerca de 3 minutos. 


Cromoterapia: quais os significados das cores?


As sete cores usadas na cromoterapia estão diretamente ligadas aos sete chakras, que são considerados campos de energia com influência no nosso corpo e nas nossas emoções. Cada cor tem um significado próprio.

Abaixo pode ver o que significa cada uma das sete cores utilizadas nesta terapia alternativa.


1. Vermelho

vermelho
O vermelho é uma cor poderosa e, por isso, deve ser usada com muita precaução. No caso de se cair em excesso, o vermelho pode provocar nervosismo e ansiedade. 

O vermelho pode também ser utilizado para despertar a sexualidade e o erotismo. O vermelho está ligado ao chacra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral. Para além disso, ativa a circulação e estimula o sistema nervoso.

 


2. Laranja

laranja
É uma cor alegre e antidepressiva. O laranja rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo e pode, mesmo, aumentar a pressão sanguínea. 

O laranja corresponde ao chacra umbilical, que está relacionado com ações ligadas ao sexo. Influencia o processo de tomar decisões.

 


3. Amarelo

amarelo
O amarelo é uma cor inspiradora e, por isso mesmo, pode ter algumas desvantagens quando utilizada em excesso, podendo provocar distração e perda do foco. 

O dinamismo e a capacidade de expressão são áreas influenciadas pelo amarelo. Está ligada ao chacra plexo solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação e tem influência sobre os olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos.

 


4. Verde

verde
O verde é a cor que mais facilmente associamos à natureza, à tranquilidade, ao equilíbrio e à saúde. O verde está relacionado com problemas cardíacos, dores de cabeça, insónias, entre outros. É a cor do chacra cardíaco e comanda o coração e o sistema circulatório.

 


5. Azul

azul
O azul é uma cor relaxante. É a cor da paz, da serenidade e promove a meditação. Está ligada ao chacra laríngeo, que tem influência no sistema respiratório e auxilia na gestão da expressão verbal.

O azul é utilizado para baixar a pressão arterial e tem propriedades analgésicas.

 


6. Indigo

indigo
É a cor que simboliza a intuição e a compreensão. O indigo purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. 

O indigo representa o chacra frontal, que está localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

 


7. Violeta

violeta
O violeta é a cor que está ligada à estabilidade e à paz na consciência, promovendo a concentração e elevando a autoestima. 

O violeta tem um efeito calmante nos nervos e nos músculos do corpo e elimina infeções e inflamações. O chacra correspondente ao violeta é o coronário e está localizado no alto da cabeça.

Este chacra está diretamente ligado à concentração e à espiritualidade.


 

Veja também: