Como reduzir o colesterol naturalmente

Como reduzir o colesterol naturalmente

6 Formas de reduzir o colesterol sem medicamentos.

Não apresenta sintomas mas é um dos responsáveis pelas doenças cardiovasculares. Saiba como reduzir o colesterol de forma natural.

O colesterol corre no nosso sangue e é essencial ao nosso organismo. Uma parte é produzido pelo organismo, outra vamos buscar à alimentação, a produtos animais como os ovos, a carne e os laticínios.

O colesterol elevado é perigoso e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, importa saber como reduzir o colesterol para que os seus níveis se mantenham estáveis e dentro dos limites para que se cumpram as mais diversas funções vitais do nosso organismo
 
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O que altera os níveis de colesterol?


Para saber como reduzir o colesterol é importante saber quais principais causas do seu aumento. Algumas não podemos controlar, como o envelhecimento ou a cargas genética. Outras, com alguns cuidados, podem ser corrigidas, como a alimentação, o peso ou o sedentarismo.
 
As fontes de gorduras saturadas, como a manteiga, o leite gordo, os queijos gordos, as carnes vermelhas, enchidos, e alguns alimentos processados, se ingeridas em grande quantidade na alimentação diária, aumentam o colesterol.

Também o excesso de peso altera os níveis de colesterol. Manter o peso controlado reduz o LDL e aumenta o HDL. O mesmo se passa com o exercício físico. Um caminhada diária, de trinta minutos, em passo acelerado ajuda na regulação do colesterol.
 


Como reduzir o colesterol - 6 formas naturais


 
1.  Reduza os alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol e ácidos gordos trans. Corte nos produtos industriais, como bolos e bolachas embalados, enchidos, refeições prontas a consumir, molhos, batatas fritas de pacote, leite condensado, aperitivos, fast-food e afins. 
 
2.  Evite carnes vermelhas, marisco, leite gordo, queijo, manteiga, margarina, banha e fritos.Prefira assados (com pouca gordura), cozidos e grelhados. 
 
3.  Faça exercício diariamente. Não precisa fechar-se num ginásio durante três horas. Para começar, basta uma caminhada diária, em passo acelerado, durante 30 minutos. Vai aumentar o HDL e controlar o peso.
 
4.  Se é fumador, está na hora de largar o vício. O tabaco é prejudicial à sua saúde e, quanto ao colesterol, baixa os valores do HDL deixando-o menos protegido do colesterol mau.
 
5.  Beber, em jejum, um copo de água norma com sumo de limão ajuda a regular o colesterol. Assim como sumo de cenoura, de beringela, chá verde, chá preto ou de alcachofra.
 
6. Coma mais alimentos ricos em fibras solúveis, antioxidantes, ómega 3 e gorduras poli-insaturadas que aumentam os valores do HDL e reduzem o LDL, como:
  • Carnes magras (sem gordura): frango, peru, coelho, 
  • Peixe rico em ómega 3: salmão, atum, cavala, sardinha, bacalhau 
  • Citrinos: limão, laranja, toranja, etc.
  • Frutos vermelhos: morango, framboesas, mirtilos, cerejas, etc.
  • Abacate
  • Alho
  • Aveia
  • Beringela
  • Cebola
  • Cereais integrais
  • Feijão
  • Maçã
  • Nozes
  • Quinoa
  • Tomate
  • Uva 
  • Leite magro 
  • Sementes de chia
  • Sementes de linhaça
  • Óleos vegetais: girassol e canola
 


Como baixar o colesterol mau: conheça os diferentes tipos


Todo colesterol corre do fígado para o intestino, ligado a uma proteína, e é absorvido pela corrente sanguínea. Porém, na viagem, os diferentes tipos de colesterol comportam-se de forma diferente.



Colesterol LDL:

Também conhecido com o mau colesterol, aloja-se nas paredes das artérias, estreitando-as, o que provoca a aterosclerose. Estas placas de gordura e colesterol impedem o fluxo sanguíneo, podem soltar-se na corrente sanguínea e provocar um coágulo no sangue. Mantenha-o abaixo de 115 mg/dl.  



Colesterol HDL:

Também conhecido como o colesterol bom, é responsável pela limpeza das artérias porque leva o LDL para o fígado onde é eliminado. Assim, quanto mais alto for o HDL, menor é o risco de doenças cardiovasculares. Mantenha-o acima de 35 mg/dl.   Os níveis de colesterol devem estar equilibrados e o colesterol total deve estar abaixo de 190mg/dl.

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