Saiba como bronzear mais rápido

Saiba como bronzear mais rápido

O que comer e como tratar a pele para um bonito tom bronzeado

Daremos resposta à questão de como bronzear mais rápido, para deixar o tom pálido e esbranquiçado da pele de lado. Descubra tudo o que deve fazer!

Quem não gosta de uma pele bronzeada, saudável, típica de verão? Quase toda a gente, verdade? Então, se se enquadra nesta categoria, saiba como bronzear mais rápido, através da comida e de alguns tratamentos durante e após a exposição solar que vão ajudá-lo nesse sentido. 

Devido aos longos meses de inverno, é perfeitamente natural que nesta altura do ano a sua pele se encontre indefesa aos raios ultra-violeta (UV), logo deverá iniciar a exposição social de forma gradual.

Por isso, esqueça o bronzeado rápido que pode fazer com que passe demasiado tempo exposta ao sol, colocando em risco a saúde e juventude da sua pele.

Assim, vamos partilhar consigo alguns truques para saber como bronzear mais rápido e de forma saudável.
 

Como é que a sua pele bronzeia?


raios uv
Quando os raios UV atingem a melanina, um pigmento da pele, esta escurece de modo a proteger o ADN, impedindo assim que os raios UV danifiquem.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Na prática, e de forma simplista, ficar bronzeado é a resposta do organismo para proteger as células. 

De forma controlada, a exposição solar é benéfica para o corpo humano, pois permite sintetizar vitamina D. O problema está, precisamente, na exposição descontrolada e prolongada, levando às tão indesejadas e dolorosas queimaduras solares.

Se tal acontecer, poderá consultar neste artigo os melhores – e piores – remédios para escaldões.


Como bronzear mais rápido – 6 truques simples


protetor solar


1. Coma alimentos ricos em beta-carotenos

Os beta-carotenos têm a capacidade de escurecer a cor da pele, por isso, quando come uma boa quantidade destes nutrientes, que se encontram principalmente nos alimentos de cor laranja e vermelha, o excesso de carotenóides são armazenados nas células de gordura, que existem debaixo da pele, simulando um bronzeado.

Além disso, estes nutrientes também ajudam a prevenir rugas, através da neutralização dos radicais livres, após teres passado demasiado tempo ao sol.

Assim, deverá ingerir: cenouras, batata doce laranja, abóbora, tomates, pimentos, damasco, mação, melão, espinafres e brócolos. 

 


2. A importância de uma boa esfoliação

Sem dúvida que saber como bronzear mais rápido passa por uma boa esfoliação, para remover os milhões de células mortas que se encontram na camada mais superficial da pele, a epiderme.

Se tal não acontecer, a pele ficará mais áspera, pouco brilhante e o bronzeado não será tão homogéneo, uma vez que as zonas mais ásperas tendem a atrair e conter mais cor.

Deste modo, convém que faça uma boa esfoliação de pele uns dias antes de apanhar sol.

 


3. Após a exposição solar aplique azeite na pele

Pode parece estranho, é verdade, mas o azeite extra virgem contém altos níveis de Vitamina E e polifenóis – antioxidantes que reforçam as paredes celulares da pele.

E estes constituintes ajudam a prevenir o aparecimento de rugas.

Além de que as propriedades hidratantes do azeite também fazem com que as células não sequem e mantenham a sua integridade e elasticidade.
 
 


4. Cremes solares naturais

Como bronzear mais rápido também pode passar por usar cremes solares naturais, nomeadamente através da mistura de cenoura e óleo de coco.

Misture o sumo de uma cenoura com um pouco de óleo de coco, até obter uma pasta homogénea.

Em seguida, aplique sobre a pele, para potenciar o bronzeamento.  
 
 


5. Exposição solar de forma gradual e nas horas de menor calor

O principal segredo, para um bronzeado rápido e saudável, consiste em apanhar sol gradualmente, ou seja, evitar horas e horas seguidas de exposição solar e nos períodos de menor perigo: antes das 11h e depois das 16h ou 17h. 
 
 


6. Hidratação

Para conseguir que a pele não descasque por causa do sol, é importante manter uma boa hidratação tanto interna como externa.

Por isso, consuma muita água durante a época da exposição solar, para que a sua pele esteja saudável e não comece a escamar.

Mas, também se aconselha que hidrate externamente o seu corpo, por isso é imprescindível que aplique uma loção pós solar ou um creme hidratante que ajudará a manter o bronzeado e uma pele saudável.


Dica: Não devemos evitar o sol, porque a sua energia anima-nos corpo e mente. O ideal é dosear a sua exposição, principalmente nos primeiros dias.

Além disso, aprenda a ler a sua pele: se sentir alguma comichão ou vermelhidão é o seu corpo a dizer-lhe que por hoje já chega de sol. Nesta altura, proteja-se à sombra.

Mas lembre-se: muito mais importante do que um bronzeado, é mantermos e cultivarmos a nossa saúde. Logo, desfrute destes dias fantásticos de verão, cuidando ao mesmo tempo da saúde e juventude da sua pele. Só assim poderá tirar o máximo proveito de um dia na praia ou na piscina. 

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: