Tudo o que precisa de saber sobre Chi Kung

O Chi Kung tem Inúmeros benefícios, divulgados por diferentes escolas, mas sempre com o mesmo objetivo: focar a energia de cada indivíduo para que se torne mais completo.

Tudo o que precisa de saber sobre Chi Kung
Uma disciplina que alia corpo, espírito e mente.

Derivado de técnicas milenares conhecidas como Dao Yin, o Chi Kung como é praticado nos dias de hoje remonta à época da Dinastia Han (206 a.C – 220 d.C), quando começou a ser sistematizado.

O que significa Chi Kung?


Refere-se a múltiplos exercícios para o desenvolvimento da força, nas suas diferentes vertentes, seja física, energética, mental ou espiritual; ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Desta forma, os mestres do Chi Kung são capazes de elevar, controlar e direcionar a força da vida pessoal e universal e usar essa energia subtil para abrir canais de energia específicos dentro do corpo e da aura. Tudo isto é potenciado com o recurso a técnicas de Reiki, para aumentar ainda mais a panóplia de benefícios, entre os quais se inclui a cura, autodefesa e manifestação espiritual das necessidades físicas.

> Se deseja saber mais sobre a relação entre o Chi Kung e o Reiki, clique aqui.

Escolas de Chi Kung


escolas chi kung

Existem diferentes tipos de Chi Kung, que também podem ser classificados em cinco principais escolas, tendo em conta as influências recebidas ou os seus propósitos:

  1. Escola Terapêutica (Yi Jia): visa o fortalecimento do corpo e da mente, o tratamento de doenças e a longevidade;
  2. Escola Marcial (Wu Jia): perspetiva o fortalecimento do corpo e da mente e o desenvolvimento de habilidades marciais;
  3. Escola Daoista (Dao Jia): tem como principal objetivo o desenvolvimento espiritual, através do controlo da respiração e da visualização;
  4. Escola Budista (Fo Jia): objetiva principalmente o desenvolvimento espiritual através da meditação;
  5. Escola Confucionista (Ru Jia): o seu principal objetivo é o desenvolvimento mental/intelectual.

 

Chi Kung a 360º


chi kung

Corpo, alma, mente e emoção. Como todas as disciplinas chinesas, o Chi Kung potencia benefícios a diversos níveis e é com eles que trabalha para moldar um ser humano para um estado de maior relaxamento, descontração e concentração.

1. Físico

No nível físico, o Chi Kung tonifica os músculos, ossos e órgãos, melhorando a postura e o equilíbrio, ajudando a prevenir os acidentes por queda, tão comuns aos idosos.

Traz potencia a flexibilidade e o desenvolvimento da coordenação, implementando a capacidade na execução das tarefas diárias da vida. Além disso, o Chi Kung tem vindo a ser usado como importante auxiliar no processo de cura e recuperação de doenças graves.

2. Emocional

No que ao nível emocional diz respeito, o Chi Kung traz a purificação de emoções negativas, melhorando a ansiedade, a raiva, a depressão e o medo. Após alguns meses de prática, a pessoa passa a sentir-se mais feliz e em paz.

Estes efeitos são provocados pela atuação no Sistema Nervoso Central e ênfase na liberação de “neurotransmissores da alegria” como a serotonina e diminuição na liberação de “neurotransmissores de tensão” como é o caso da adrenalina.

3. Mental

A nível mental, a prática de Chi Kung traz uma maior clareza de pensamentos, mais silêncio mental, melhoria na capacidade de planeamento, bem como na memória.

A ênfase na harmonia entre corpo-mente-espírito, alcançada pelos trabalhos com o corpo físico, a respiração e o foco no presente, equilibra a relação do pensamento com a acção.

4. Espiritual

Em relação ao nível espiritual, o Chi Kung é uma óptima ferramenta para promover a conexão com nossas dimensões mais profundas, independente de quaisquer crenças religiosas.

> Aqui poderá consultar todas as vantagens em praticar Chi Kung.

Se ficou curioso em experimentar esta disciplina, há vários locais, um pouco por todo o país, onde poderá praticar. Confira qual o mais perto de si e vá de mente aberta e preparada para deixar a mente relaxar e desligar dos problemas do dia a dia.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais