O que fazer para atingir o peso ideal?

O que fazer para atingir o peso ideal?

Manter o peso ideal é importante para a sua saúde.

Conheça alguns “truques” e dicas para atingir o peso ideal, sem passar fome e tratando da sua saúde. 

Nos dias que correm muito se fala da importância de atingir (e manter) o peso ideal. De facto, o peso ideal assume-se quase como que uma busca pelo “Santo Graal”, um objetivo para muitos, mas por vezes visto como algo quase inalcançável para alguns. 

Mas há uma boa razão para que o peso ideal seja um dos assuntos na “ordem do dia”. É que ao manter aquele que se considera o peso ideal para cada um, evita-se o aparecimento de doenças como a obesidade ou outros problemas relacionados com o excesso de peso. 
  Mas para que o peso seja efetivamente o ideal, há que ter alguns cuidados e assegurar que pelo caminho não compromete a saúde. Como?! É sobre isso que lhe falamos de seguida. 


Como determinar o seu peso ideal?


Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Antes de avançarmos para os métodos para atingir o seu peso ideal é importante que perceba o que é isto do peso ideal e como pode calcular o seu. 

Para definir o peso ideal de cada pessoa devem ser tidos em conta diversos fatores, como a idade, o sexo, a estatura (altura) ou a constituição física, por exemplo. Isto porque cada pessoa tem características próprias e, como tal, cada um terá um peso ideal especifico.

No entanto, por norma utiliza-se uma fórmula “universal” (digamos assim), que permite determinar, mediante uma escala de orientação, qual o peso mais adequado para uma determinada pessoa. Falamos do cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC, o índice adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e cuja fórmula de cálculo permite perceber se uma pessoa está com um peso superior, inferior ou adequado, tendo em conta aquele que deveria ser o seu peso ideal. 

Como se calcula?! Simples:
 
  • Peso ideal = IMC ideal x (altura)2

Pode assumir o seu IMC ideal como 23 ou 24. A partir daqui é só fazer os cálculos.

Calcule o seu IMC atual aqui.
 


Dicas para atingir o peso ideal 


manter o peso
Não, não vai precisar de embarcar em dietas loucas e muito menos de passar fome para atingir o seu peso ideal. Até porque mais do que atingir aquele que se considera o seu peso ideal, é importante que o faça de forma saudável e, acima de tudo, que seja capaz de o manter. 

Para tal, precisa apenas de adotar alguns hábitos saudáveis que irão fazer toda a diferença. Ora veja. 

 

1.    Beba água logo pela manhã e antes das refeições 

Não só o vai manter hidratado, como ainda lhe vai dar uma sensação de saciedade e fazer com o que organismo queime mais calorias. 
 

2.    Inclua sempre proteínas nas suas refeições 

Falamos de carne, peixe, ovos ou vegetais, por exemplo. Este tipo de alimentos ajuda a prolongar a saciedade e, dessa forma, a evitar cometer “pecados” entre as refeições. 
 

3.    Como com vontade e com calma 

Nada de comer à pressa. Desfrute das suas refeições e coma devagar. Mais do que apreciar os alimentos, este pequeno cuidado vai ajudar a prolongar a sensação de saciedade. 
 

4.    Fuja dos açúcares, sal, etc. 

Há alimentos que são inimigos do peso ideal. Doces, gorduras saturadas, alimentos processados, etc., são alguns dos exemplos. O ideal é que os evite se quiser manter o peso ideal. 
 

5.    Exercite-se 

O exercício físico faz sempre bem e é sempre aconselhável. Nesta busca pelo peso ideal não é diferente. Escolha um exercício de que goste e mexa-se. Vai ver que em menos de nada já atingiu o seu objetivo.  


Estas são apenas algumas dicas. Mas há uma essencial: consulte o seu médico e/ou nutricionista. Esses profissionais podem não só dizer-lhe qual o seu peso ideal, como ainda lhe dar indicações valiosas sobre como o atingir, sem que isso prejudique a sua saúde. 

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !


Veja também: