Como fazer um arroz doce cremoso?

Como fazer um arroz doce cremoso?

É a ambição de todos, mas apenas alguns o conseguem.

Conheça algumas dicas que o vão ajudar a fazer um arroz doce cremoso. Simples, fáceis e eficazes, vão fazer do seu arroz doce, uma deliciosa e cremosa sobremesa!

Existem imensas receitas de arroz doce, mas o objetivo é sempre um: obter um arroz doce cremoso e muito saboroso. Para lá chegar há várias dicas e truques. 

Uma rápida pesquisa pela internet e facilmente percebe que há receitas para todos os gostos e feitios. Há quem subsitua o leite por água, há quem use manteiga e quem não o faça, que troque os ovos por pudim instantâneo ou quem não use nenhum dos dois, quem prefira usar açúcar mascavado em vez do açúcar refinado, ou quem use outro tipo de arroz que não o habitual carolino. 
 

Arroz doce cremoso: as dicas


Conseguir um arroz doce cremoso é mais difícil do que possa parecer. Mas há algumas dicas que o podem ajudar, por exemplo: 
 
Ganhe um robot de cozinha!
Cozinhar nunca foi tão fácil. Poupe tempo e dinheiro e divirta-se enquanto cozinha! Quero ganhar um robot de cozinha!
1.   As receitas pedem que comece por levar ao lume o arroz em água a ferver, com sal, casca de limão e pau de canela.
E se quer um arroz bem cremoso, é importante que deixe cozinhar bem o arroz na água, já que no leite o arroz não vai ficar bem cozido.  

2.    Depois do arroz estar cozido, deve acrescentar o leite aos poucos, até cobrir cerca de dois dedos do arroz. Aqui é fundamental que vá mexendo sempre, para evitar que o arroz cole no fundo do tacho/panela. Preste especial atenção às adições de leite.
Estas devem ser feitas à medida que o leite vai engrossando com e em pequenas quantidades. Este é um dos segredos básicos do arroz doce cremoso. 

3.    Pode, se preferir, depois adicionar também leite condensado ou leite de coco.

4.    Para 140 gramas de arroz adicione pelo menos um litro de leite. Assim garante que o arroz não fica seco. Se tenciona levar o arroz ao frigorífico pode adicionar mais um pouco, já que o frio faz com que o arroz seque um pouco. Esta dose extra de leite ajuda a evitar que isso aconteça. 

5.    Antes de acrescentar as gemas, mexa-as bem numa tigela até ficarem desfeitas, isto vai facilitar a incorporação das gemas no arroz. Além disso, adicione as gemas lentamente e mexa sempre, para evitar que fiquem cozidas e espalhadas em pedaços grossos pelo leite, com aspeto de ovos mexidos. 

6.    Outra dica é desligar o lume quando (já depois da adição das gemas) o arroz estiver com um aspeto líquido (semelhante a uma polpa). Assim o arroz mantém-se cremoso, mesmo depois de absorver parte do leite. 
 

Uma sugestão 



E depois das dicas não podia faltar uma sugestão. A de hoje, arroz doce com leite-creme com leite condensado… mais cremoso impossível. Eis o que vai precisar: 

– Ingredientes – 
   
  • 2 latas de leite condensado 
  • 50g de manteiga sem sal
  • 250g de arroz carolino
  • 500ml de água
  • 5 gemas
  • 2 cascas de limão
  • 2 paus de canela
  • Leite meio gordo q.b.
  • Canela em pó q.b.

– Modo de preparação – 

1.    Numa panela, leve ao lume a água e o arroz. Quando a água evaporar por completo, junte a manteiga, as cascas de limão, os paus de canela e o leite condensado e deixe cozer por 30 minutos em lume brando. Mexa de vez em quando, para não agarrar. 

2.    Assim que o arroz estiver cozido, desligue o lume. Dissolva as gemas numa chávena com um pouco de leite e adicione ao arroz doce, sempre a mexer já fora do lume.

3.    Coloque o arroz doce em taças individuais ou numa travessa e leve ao frio, durante pelo menos 1 hora, ou – se preferir – sirva quente. 

4.    Pode polvilhar com canela em pó, antes de servir.
 
Ganhe aqui um robot de cozinha!


Veja também: