Quais os alimentos que queimam gordura e ajudam a perder peso?

Alimentos que queimam gordura, ou que favorecem esse processo e o ajudam a perder peso, é sobre eles que vamos falar hoje.

Quais os alimentos que queimam gordura e ajudam a perder peso?
Alimentos que deve incluir na sua alimentação.

Se procura incluir na sua alimentação alimentos que queimam gordura, tome nota que, antes de mais, os alimentos em si podem não interferir diretamente na conversão da gordura acumulada no seu organismo em energia. No entanto, existem muitos alimentos que, por diversos mecanismos, permitem aumentar o seu metabolismo e que de forma indirecta são considerados alimentos que queimam gordura.

Por consequência estes alimentos podem ajudar a perder peso. Muitos deles promovem o aumento da temperatura corporal graças à energia que é necessária para a sua metabolização – a isto se chama efeito térmico dos alimentos.

Se eventualmente tem objetivos muito específicos e quer perder peso ou se a sua carga de treino exige um acompanhamento personalizado, o ideal será sempre consultar um nutricionista, para avaliar o seu caso e ajudá-lo a atingir os seus objetivos com sucesso e de forma saudável e individualizada.

4 alimentos que queimam gordura e ajudam na perda de peso


De que alimentos falamos? Embora estudos já tenham vindo a comprovar esta temática associada a diversos alimentos, sugerimos 4 que facilmente pode incluir, ou até já inclui na sua alimentação:

1. Ovos

alimentos que queimam gordura e ovos

O ovo é um alimento completo e muito rico em proteína. Estudos indicam que o seu consumo promove o aumento do metabolismo e que deve ser incluído semanalmente nas suas refeições. Por ser rico em proteína, o seu consumo tem ainda um papel no que diz respeito ao fator saciedade, sendo por isso um aliado na gestão de peso.

2. Peixes gordos

salmao cru em tabua de madeira

Peixes como o salmão, sardinha, arenque, cavala e outros são ricos em gorduras insaturadas e ácidos gordos ómega-3. O seu benefício tem vindo a ser comprovado na redução da inflamação e prevenção de doenças cardiovasculares e também no processo de gestão de peso muito devido ao seu teor considerável de proteína.

3. Óleo de coco

oleo de coco e coco aberto

Estudos têm referido o papel do óleo de coco no perfil lipídico (triglicéridos e colesterol) e no aumento do metabolismo e perda de peso. Além disso, referem ainda que a longo prazo os efeitos diminuem com uma espécie de fenómeno de habituação por parte do organismo. Para contrariar o efeito, inicie com pequenas quantidade e vá gradualmente aumentando o consumo deste óleo (em pães, bolos e outros preparados).

4. Café

cafe em chavena branca

O café é talvez dos exemplos mais conhecido no grupo dos alimentos que queimam gordura. Não só neste campo mas também na prevenção de outro tipo de doenças e com diversos benefícios, o café é uma bebida muito saudável.

Estudos comprovam o seu benefício na perda de peso, por promover o aumento do metabolismo e utilização da gordura como substrato energético. Consuma, no máximo, 3 cafés por dia para obter este benefício e sem ter outro tipo de efeitos secundários. Consulte o seu médico em caso de contra-indicação.

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Margarida Beja Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.