Alimentos que queimam gordura: tome nota dos que realmente funcionam!

Os chamados "alimentos que queimam gordura", na sua maioria, carecem de evidência científica no que diz respeito à promoção da oxidação de gordura e emagrecimento. Na realidade, apenas os alimentos com cafeína, catequinas e capsaicina parecem efetivamente ter este efeito no organismo. Fique a saber mais sobre o assunto.

Alimentos que queimam gordura: tome nota dos que realmente funcionam!
Se quer uma ajuda extra para queimar gordura, apenas alimentos como chá verde, café e pimenta o podem ajudar.

Quando o assunto é a perda de peso, não faltam mitos e ideias pré-concebidas. Uma delas está relacionada com os alimentos que queimam gordura, sendo já extensa a lista de alimentos que se inclui neste grupo e que não tem evidência científica suficiente que sustente esta designação.

Alimentos que queimam gordura: como funcionam?


alimentos que queimam gordura e reducao de peso

Mas antes de avançarmos para os alimentos que efetivamente podem ajudar a queimar gordura, importa referir que nenhum alimento, por si só, interfere diretamente na conversão da gordura acumulada no seu organismo em energia.

O que estes alimentos fazem é aumentar / acelerar o seu metabolismo basal (quantidade de energia gasta em repouso), sendo considerados, de forma indireta, alimentos que queimam gordura e que facilitam a perda de peso.

Na maioria dos casos, estes alimentos que queimam gordura são, na verdade, alimentos termogénicos, ou seja, promovem o aumento da temperatura corporal graças à energia que é necessária para a sua metabolização – o chamado efeito térmico dos alimentos.

O efeito térmico dos alimentos consiste nas calorias que o nosso organismo despende, sob a forma de calor, durante a digestão, absorção, transporte e armazenamento dos nutrientes desse alimento.

No entanto, mesmo estes alimentos, por si só, não fazem milagres. Uma restrição energética adequada e a prática de exercício físico regular continuam a ser os fatores preponderantes para uma perda de peso sustentada e saudável.

Alimentos que queimam gordura: os que realmente funcionam!


De acordo com a evidência mais atual, apenas os alimentos que possuem catequina, cafeína e capsaicina têm propriedades termogénicas comprovadas e, por isso, podem ser considerados alimentos que queimam gordura. Traduzindo isto na prática, chá verde e preto, café e pimenta caiena, são dos poucos alimentos que encaixam neste grupo.

1. Chá Verde

cha verde em chavena de vidro

Neste contexto, o chá verde é particularmente interessante, visto que possui dois destes compostos: as catequinas e a cafeína. Com três chávenas por dia, promove a oxidação de gordura e aumenta o gasto energético de forma moderada, sem aumentar significativamente a pressão arterial.

2. Café

cafe e graos de cafe

Relativamente à cafeína presente no café ou no cacau, o efeito é menor porque está isolada dos restantes compostos. No entanto, não deixa de ser eficaz na promoção da utilização da gordura como substrato energético preferencial. Consuma, no máximo, 3 cafés por dia para obter este benefício sem ter efeitos secundários a nível da pressão arterial e sono.

3. Pimenta

pimenta caiena em taca de vidro

Já a pimenta, apesar de ter a capsaicina, como é ingerida em pequenas quantidades, o efeito no metabolismo poderá não ser muito significativo.

Proteína: o nutriente que também pode ajudar


alimentos ricos em proteina

Apesar de não ser considerado um verdadeiro nutriente termogénico, sabe-se que a proteína, dos 3 macronutrientes, é aquele que tem um efeito térmico mais acentuado, sendo aquele que obriga o organismo a gastar mais energia: 20% a 30%, por comparação aos hidratos de carbono (5% a 10%) e às gorduras (0 a 5%).

Além disso, como a proteína promove o aumento / manutenção da massa muscular e o tecido muscular é metabolicamente muito ativo, poderemos incluir os alimentos ricos em proteína, nomeadamente carne, peixe, ovos, lacticínios magros e a Whey, neste grupo de alimentos termogénicos.

No entanto, ao contrário do chá, café e pimenta, que na sua forma natural, não têm grandes calorias associadas, estas fontes de proteína têm um valor energético considerável, até porque além de proteína podem conter outros nutrientes associados (hidratos de carbono e/ou gordura).

Mas será que ingerir estes alimentos é suficiente para perder peso?


Apesar do que foi referido anteriormente, mesmo para os alimentos realmente termogénicos, o efeito não é milagroso, visto que o aumento do metabolismo é relativamente pequeno. Estamos a falar no máximo 100 Kcal, sendo este valor ainda variável de pessoa para pessoa.

Além disso, os efeitos no metabolismo só acontecem no momento em que estes nutrientes são consumidos. Quando para a sua ingestão, o seu metabolismo volta ao valor original.

Conclusão


Os alimentos que queimam gordura podem acelerar a perda de peso se os comer em vez de outros mais energéticos, pois, por si só, estes alimentos não emagrecem, ou seja, não basta ingeri-los para conseguir emagrecer.

Consulte um nutricionista para obter um plano alimentar personalizado que lhe permita emagrecer e queimar gordura com saúde e alie o exercício físico, uma excelente forma de aumentar o metabolismo e promover a oxidação de gordura corporal.

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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.