7 Alimentos que podem atuar como relaxantes musculares

Há alimentos que funcionam como relaxante muscular e ajudam a acabar com a dor e o stress. Conheça alguns exemplos e inclua-os na sua alimentação.

7 Alimentos que podem atuar como relaxantes musculares
Os melhores relaxantes musculares naturais.

Todos sabemos que a alimentação é uma das maiores aliadas do bem-estar e que uma dieta que não é saudável leva a desequilíbrios tanto a nível físico como mental e emocional.

No entanto, existem alimentos que possuem propriedades que ajudam a combater dores musculares, a fadiga física, o stress e até melhoram o nosso humor. 

Quando esses alimentos são ingeridos estimulam a produção e a libertação de algumas substâncias que atuam como relaxante muscular, sedativos e tranquilizantes. Conheça de seguida sete alimentos que devem ser incluídos na sua dieta para o efeito.


7 Alimentos para relaxar os músculos


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1. Banana

Rica em hidratos de carbono, a banana fornece ao organismo vitaminas do complexo B e um conjunto de minerais dos quais se destacam o magnésio, o ferro e o potássio, essenciais no relaxamento muscular. Também combate a fadiga e a ansiedade e, graças à vitamina B6, oferece energia ao organismo.

 

2. Frutos secos

As nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, amendoins e outros frutos secos ajudam a diminuir as dores musculares, graças aos seus compostos fenólicos, que possuem uma ação antioxidante e ómega 9.

Estas substâncias estimulam a produção de enzimas que combatem a ação dos radicais livres no organismo e influenciam a formação e funcionamento dos músculos e outros tecidos. Como são ricos em magnésio, os frutos secos atuam, ainda, como relaxante muscular.

 

3. Leite

O leite é considerado um alimento calmante quer pela presença de triptofanos, que atuam a nível cerebral, quer pelo seu teor em cálcio que atua a nível muscular. 

Enquanto os triptofanos são essenciais na síntese de serotonina, um neurotransmissor que atua como um relaxante, o cálcio intervém na libertação dos neurotransmissores e impulsos nervosos que vão atuar a nível muscular, promovendo, desta forma, o seu relaxamento.

 

4. Gengibre 

Conhecido por ser um aliado do processo de emagrecimento, o gengibre é também um ótimo ingrediente para aliviar as dores musculares, uma vez que as suas propriedades descontraem os músculos, acalmando as contrações musculares e atuando como relaxante muscular. O seu poder anti-inflamatório é também reconhecido no combate à dor.

 

5. Sopa

Se treina à noite e não quer comer nada pesado antes de dietar, saiba que a sopa pode ser uma ótima aliada na prevenção de cãibras musculares. A mistura de líquidos com a quantidade de sal (sódio) ideal diminuem a probabilidade de ter cãibras. 

 

6. Legumes de folha verde

O potássio é um mineral que está relacionado com as contrações e o relaxamento muscular. Perdas de potássio podem ocorrer da perda excessiva de líquidos ao longo do treino e dificultar uma boa noite de sono pós-treino. A ingestão de alimentos ricos em potássio torna-se fundamental para restabelecer o equilíbrio osmótico. Aproveite para incluí-los na sua sopa!

 

7. Água

Estar hidratado é meio caminho para que os seus músculos e organismo estejam em perfeita sintonia. Mantenha sempre um copo ou garrafa de água perto de si (mesmo quando vai dormir), principalmente em dias de treinos intensos.



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