8 Erros dos pais na hora de adormecer o bebé

Adormecer o bebé é uma das maiores dificuldades que os pais têm. Não existe uma receita mágica, mas há algumas dicas que podem ajudar a que isto aconteça mais facilmente.

8 Erros dos pais na hora de adormecer o bebé
Algumas dicas que o vão ajudar na hora do sono do seu bebé.

Uma das grandes queixas que a grande maioria dos pais têm é a dificuldade que têm para adormecer o bebé.

Quando todos os dias a hora de dormir é uma luta tanto para os pais como para os filhos, é altura dos pais começarem a pensar no que poderão estar a fazer errado.

Não existe uma receita infalível para adormecer o bebé, mas há algumas dicas que podem ajudar a que isto aconteça.

8 erros ao adormecer o bebé


erros a adormecer o bebe

1. Mudar as rotinas

As atividades que precedem a ida para cama devem ser repetidas todos os dias. A rotina do bebé varia com a sua idade.  Um exemplo é dar banho todos os dias antes do sono, para o ajudar a relaxar, contar uma história ou cantar uma canção de embalar. Isto vai dar o sinal ao cérebro do bebé de que está na hora de dormir.

2. Deitar o bebé quando já está a dormir

Adormecer o bebé ao colo, na espreguiçadeira ou noutra cama é um erro comum. Este erro dificulta a aprendizagem do bebé adormecer sozinho, principalmente quando acorda a meio da noite.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Entre o sono REM (leve) e o sono não-REM (profundo) os bebés despertam ligeiramente. Este pequeno acordar acontece em intervalos de 50 em 50 minutos, ou seja, aproximadamente 7 a 10 vezes por noite.

Se o bebé não sabe adormecer sozinho, de cada vez que acordar vai necessitar da ajuda dos pais para voltar a dormir.

Se for habituado a adormecer na sua própria cama, vai aos poucos aprender a fazê-lo sozinho, sem precisar de colo ou de sair da cama sempre que precisar de voltar a adormecer.

3. Dormir na cama dos pais

Quando o bebé chora de noite, a maneira mais fácil para o adormecer é levá-lo para dormir na cama dos pais. Isto transmite segurança e conforto que ele precisa para dormir. No entanto, o bebé pode tornar-se mais dependente dos pais.

No entanto, é importante que isto não se torne um hábito. Se o bebé se habitua a dormir na sua cama e a meio da noite vai para a cama dos pais, isto constitui uma barreira para aprender a dormir sozinho.

4. Prolongar a hora da sesta

As crianças deixam de fazer a sesta a partir de uma certa idade. Se o seu filho não o quiser fazer, é importante que não o force.

Por volta dos 6 meses de vida o bebé faz 2 a 3 sestas diárias. A partir de 1 ano de idade, a duração do sono diário diminui e o bebé faz 2 sestas, uma de manhã e uma à tarde.

Entre os 15 e os 30 meses de idade deixa de necessitar da sesta da manhã, mantendo apenas a sesta da tarde.

Aos 4 anos de idade, a criança faz, em média, uma sesta de 1 hora durante a tarde. Por volta dos 5 anos, deixa de fazer sestas, concentrando o sono durante o período da noite.

5. Não criar um ambiente propício ao sono

O local onde o bebé dorme deve ser limpo e arejado. A cama deve cumprir as normas de segurança da União Europeia e ter um colchão firme. Não deve estar nem demasiado frio, nem demasiado quente. O ideal é entre os 18ºC e os 20ºC.

O ambiente deve ser tranquilo e relaxante. Pode ser utilizada uma luz de presença, que também facilitará cuidar do bebé durante a noite.

6. Ter o quarto completamente às escuras

Na grande parte dos bebés, adormecer representa uma experiência negativa e por isso é normal que lutem contra o sono. Preferem ficar a aproveitar o estado de vigília e estar na companhia dos pais do que estar sozinhos às escuras no quarto.

Para atenuar os medos, podem deixar uma porta aberta ou uma luz acesa, para que o pai sinta a presença dos pais, mesmo ao longe.

No entanto, há especialistas que defendem que se o bebé se habituar a dormir com essa luz, vai necessitar dela para voltar a adormecer caso acorde durante a noite.

As luzes de presença são uma boa opção para o quarto do bebé.

7. Ignorar os sinais de sono

Quando têm sono, os bebés demonstram alguns sinais que ajudam os pais a reconhecer que é hora de dormir. Os bebés e as crianças enviam alguns sinais quando começam a ficar cansadas e os pais conhecem-nos melhor do que ninguém.

É importante saber identificar os primeiros sinais de sono do bebé, como bocejar, esfregar os olhos e ficar com o olhar mais parado. Conforme o sono for aumentando, vai ficando mais irritado e mais inquieto e mais difícil será adormecer.

8. Ignorar o choro

Deixar o bebé a chorar não é solução, pois nem ele nem os pais dormem descansados. Os pais devem ir junto dele e acalmá-lo sem o tirar da cama, para que volte a adormecer sozinho.

Já que o choro é para chamar a mãe, é importante que os pais consigam perceber os diferentes tipos de choro do seu bebé e saber como lhes responder.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.