9 Erros que está a cometer ao adormecer o seu bebé

9 Erros que está a cometer ao adormecer o seu bebé

Algumas dicas para ajudar a adormecer o seu bebé.

Não consegue adormecer o seu bebé? É muito possível que esteja a cometer um destes erros. Saiba tudo aqui.

Muitos pais se queixam do mesmo: não conseguem adormecer o bebé. Garantem que já tentaram de tudo mas não há meio de a criança adormecer e lutam, todos os dias, com o sono das crianças e o seu próprio desespero para seguir com a vida privados de um merecido e essencial descanso. Será que não estão a cometer um destes erros?

 

9 Erros que tem que abandonar para o seu bebé dormir sem problemas


 

1. Não ter uma rotina

Ter uma rotina é a chave do sucesso. Não importa qual é a rotina, só importa se funciona para o seu bebé e para a sua família. A partir de momento que encontra a rotina certa para o seu bebé, mantenha-a. Não pode é perder doze meses à procura porque o seu bebé precisa de previsibilidade para se sentir calmo e seguro.

Pelo menos a partir dos quatro meses, cerca de uma hora antes de deitar, é o momento ideal para iniciar a rotina do seu bebé. Por exemplo, banho, jantar, uma história ou música calma e cama.

Parece uma doutrina militar, porém, estes hábitos diários vão poupar-lhe imenso tempo e consumições. Truque: é importante deitar o seu bebé ainda sonolento para que aprenda a adormecer sozinho.
 
 
 

2. Deitar muito tarde

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
É de pequeno que se começa, por isso, habitue o seu filho a dormir cedo e sempre à mesma hora desde bebés.

Sabemos que depois de um longo dia de trabalho, quer aproveitar ao máximo o seu bebé ou espera que, por ficar acordado até mais tarde, acabe por adormecer de cansaço mas isso só será prejudicial para o seu filho a curto e longo prazo, ao nível da aprendizagem e do comportamento.

Não espere que comece a bocejar ou a ficar aborrecido para o deitar, tenha uma rotina de sono e cumpra-a.
 
 
 

3. Ignorar os sinais do bebé

Os bebés e as crianças enviam alguns sinais quando começam a ficar cansadas e os pais conhecem-nos melhor do que ninguém.

Se os reconhece, não os ignore porque se perder essa janela de oportunidade para os deitar, quando estão mais calmos e relaxados, passado esse momento as suas glândulas supra-renais vão lançar cortisol, uma hormona que vai estimular de mais o seu bebé e, depois, é natural que, quando quiser não consiga adormecer o seu bebé.
 
 
 

4. Muitos estímulos visuais e sonoros

As luzes, sons e movimentos do mobile que colocou no berço do seu bebé em vez de o acalmar pode atrapalhar na hora de dormir.

Antes de deitar o seu bebé, evite muitos estímulos visuais ou sonoros, como a televisão ou gargalhadas que podem deixar o seu filho muito excitado e prejudicar a vossa rotina de sono.  Livre o quarto de distrações, tenha-o escuro, apenas com uma suave luz de presença. 
 
 
 

5. Fazer a cada dia uma coisa diferente

Já lhe falamos da importância de ter uma rotina de sono para conseguir adormecer o seu bebé sem problemas mas, além disso, é essencial manter-se firme no seu plano (seja qual for).

Ou seja, se hoje o bebé adormece ao seu colo, amanhã dorme na sua cama, hoje fica até mais tarde para ver desenhos animados mas amanhã vai dormir à hora certa só porque sim… é natural que seja difícil conseguir que o seu bebé adormeça.
 
 
 

6. Sair da cama de grades antes do tempo

Não tenha pressa! Se depois de colocar o seu bebé a dormir na cama de grades, nota que o momento de deitar se tornou mais complicado ou que desperta mais vezes durante a noite, é possível que o tenha mudado cedo de mais. Sem problemas, dê um passo atrás e volte a colocar o seu bebé a dormir no berço.
 
 
 

7. Deitar ao bebé em qualquer lugar

Dormir em carros, cadeiras ou sofás é confortável para si? No final, sente-se completamente descansado e recuperado? Não, pois não? Provavelmente, sente que não dormiu completamente, ouvia os sons ao redor ou estava preocupado com a sua cabeça sempre a cair. Com o seu bebé, acontece o mesmo, por isso, o lugar para dormir é mesmo na cama.

Para adquirir bons hábitos de sono o seu bebé precisa de adormecer e dormir sempre no mesmo espaço e à mesma hora. Naturalmente, em circunstâncias como as férias ou em dias em que tenha uma consulta, as coisas podem ser um pouco diferentes mas nunca a regra.
 
 
 

8 . Embalar para adormecer

Se faz isto com frequência, o seu bebé vai acabar dependente do seu embalar e de adormecer nos seus braços. Se para si não é um problema, continue, porém, naquelas noites em que o cansaço acusar e só queria mesmo é qu o bebé adormecesse sozinho, não se admire se isso não acontecer. O ideal é acalmar o bebé no seu colo mas colocar para adormecer já no berço para que se habitue.
 
 
 

9. Acordar o bebé das sestas

Na verdade, se deixar o bebé dormir quando ele quer e pelo tempo que quiser, melhor será a sua rotina de sono. A única pessoa quanto tempo o bebé precisa para dormir é o próprio, por isso, deixe-o dormir quanto lhe apetecer porque, caso contrário, está a privar o seu bebé do sono que precisa. E aproveite e durma também!

 
Receba aqui mais dicas para si e para o seu bebé !


Veja também: