Suplementos aceleradores da perda de peso: conheça as melhores opções

Os suplementos aceleradores da perda de peso são uma solução apelativa para quem procura perder peso de forma rápida e eficaz. No entanto, além de ser importante refletir sobre a sua eficácia, é também crucial garantir uma toma segura e na dosagem recomendada.

Powered by: Rocksprint
Suplementos aceleradores da perda de peso: conheça as melhores opções
Podem ser aliados na perda de peso mas é importante fazer uma boa escolha.

A prevalência de excesso de peso e obesidade tem vindo a aumentar de forma significativa. Como tal, acentuam-se os incentivos à adoção de estilos de vida mais saudáveis e ativos, assim como a promoção de produtos aceleradores da perda de peso, que facilitem o emagrecimento.

Dentro dos suplementos aceleradores da perda de peso, as opções são muitas: substâncias que aceleram o metabolismo, vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras, extratos de plantas, entre outros.

Além destes suplementos, ainda existem as prescrições off-label de medicamentos para emagrecer – a prescrição de um medicamento para situações não aprovadas pelas entidades competentes, como por exemplo a metformina, cujo objetivo é o controlo da diabetes.

Suplementos aceleradores de metabolismo/termogénicos


aceleradores da perda de peso e emagrecimento

Antes de optar por um destes suplementos, tenha em consideração as seguintes observações:

  1. Os suplementos aceleradores da perda de peso têm como função, complementar uma dieta equilibrada e um plano alimentar elaborado de acordo com as suas necessidades. Como tal, é importante salientar que não atuam de forma isolada e que só cumprem o seu papel quando integrados no contexto de uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico.
  2. Leia as indicações e posologia recomendada relativamente a cada produto. O uso inadequado/excessivo destes suplementos pode gerar sobrecarga a nível metabólico e afetar órgãos, nomeadamente os rins e o fígado.
  3. Aconselhe-se sempre com um nutricionista (pode obter este aconselhamento na loja de nutrição desportiva online Rocksprint) antes de começar a tomar qualquer suplemento, de modo a obter resultados eficazes e, sobretudo, seguros!

 

Suplementos aceleradores da perda de peso: aceleradores de metabolismo/termogénicos


Os suplementos termogénicos aumentam a atividade metabólica, promovendo um gasto energético superior.

São indicados para quem quer diminuir o volume de gordura acumulada, embora não devam ser utilizados por pessoas com, por exemplo, problemas metabólicos, hipertensão ou ansiedade, uma vez que grande parte destes produtos têm como efeito secundário o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.

1. Chá verde e Cafeína

cha verde e cafeina

O extrato de chá verde e o concentrado de cafeína estimulam a lipólise (queima de gordura) e a termogénese (libertação de calor pela transformação de calorias em energia), favorecendo a eliminação de gordura.

Além disso, aumentam o metabolismo e exercem uma função diurética. Estão contra-indicados em pessoas que sofrem de insónias, hipertensão ou anemia, e em crianças, grávidas e lactantes.

2. CLA

CLA

O Ácido linoleico conjugado, mais conhecido por CLA, é um ácido gorda da família ómega-6 que não é produzido pelo nosso organismo, encontrando-se naturalmente em alimentos como carne, ovos, leite e derivados.

Este composto tem vindo a ser associado ao aumento da lipólise (oxidação de gordura corporal), aumento do metabolismo e da massa magra, diminuição dos níveis de colesterol e a regulação da glicemia. Porém, os seus benefícios e resultados não reúnam total consenso.

Este suplemento está contraindicado em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 ou de alguma doença cardiovascular.

3. L-Carnitina

L-carnitina

A L-carnitina é um composto presente nas mitocôndrias celulares, principalmente no tecido muscular, que promove a utilização de gordura como fonte energética, aumentando a queima de gordura e o metabolismo durante a atividade física.

Como tal, é um suplemento que acelera a perda de peso mas que atua em conjunto com a prática de exercício físico. Desta forma, este suplemento atua por duas vias: aumenta a oxidação de gordura corporal e os níveis de energia.

A Rocksprint tem uma versão em ampolas que simplifica a sua toma e ainda uma formulação que, além da l-carnitina, inclui coenzima Q10 e vitamina B6, de modo a potenciar a eficácia metabólica.

4. Colina

colina

A colina é um composto naturalmente presente no organismo e que contribui para acelerar o metabolismo, aumentar o gasto energético, promover o normal metabolismo dos lípidos (gordura) e para a manutenção de uma função hepática normal, nomeadamente a regulação dos níveis de colesterol.

Suplementos aceleradores da perda de peso: bloqueadores


1. Bloqueadores de gordura e hidratos de carbono

bloqueadores de gordura e hidratos de carbono

Este grupo de suplementos tem como objetivo reduzir de forma significativa a absorção intestinal de hidratos de carbono ou gordura, que, quando consumidos em excesso, se traduzem na acumulação de massa gorda, com consequente aumento do peso.

Normalmente, os bloqueadores de gordura são feitos à base de quitosana, uma fibra de origem animal que é capaz de se ligar às moléculas de gordura e impedir sua digestão e absorção.

Já os bloqueadores de hidratos de carbono têm a função de evitar um aumento acentuado da glicemia, após uma refeição rica em hidratos de carbono. Deste modo, o pico de insulina é mais reduzido, evitando o armazenamento da glicose como gordura.

A maioria dos bloqueadores de hidratos de carbono usa como princípio ativo o extrato de feijão branco, a faseolamina, que impede a digestão dos amidos e evita que a glicose entre na corrente sanguínea.

Além dos suplementos mencionados existem ainda outros aceleradores da perda de peso, nomeadamente substitutos de refeição (ex. barras e batidos), que devem também ser tomados com precaução e sob indicação de um profissional de nutrição.

Suplementos aceleradores da perda de peso: redutores de apetite


suplementos redutores de apetite

Tal como o nome indica, estes suplementos inibem o apetite, sendo indicados para quem pretenda diminuir a quantidade de alimentos ingerida, quer por fazer refeições demasiado grandes, quer por passar o dia a petiscar.

1. Glucomanano

O glucomanano é um extrato de fibra solúvel em água, obtido da raiz da planta Amorphophallus konjac, mais conhecida como Konjac.

Como suplemento alimentar, forma uma massa viscosa no estômago que preenche o espaço vazio, induzindo a sensação de saciedade e plenitude gástrica.

Por esse motivo, o glucomanano pode ser um aliado eficaz na perda de peso (a dose necessária ronda as 3g), sendo fundamental o cumprimento de uma dieta hipocalórica.

2. Crómio

É um mineral essencial que regula a função da insulina, hormona responsável pelo metabolismo dos hidratos de carbono e sua redistribuição no organismo, e controlo de glicemia.

Neste contexto e como ajuda a manter a glicemia controlada, ajuda a controlar o apetite por doces, favorece a queima de gordura, a perda de peso.

3. Proteína

A maioria das pessoas associa proteína apenas ao aumento de massa muscular. No entanto, este suplemento pode também ajudar a reduzir a massa gorda e a promover a saciedade.

Além disso, como potencia o aumento da massa muscular, ajuda a aumentar o metabolismo basal, facilitando a perda de peso.

Em suma


Para concluir, os suplementos aceleradores da perda de peso, apesar de poderem ajudar no emagrecimento, não devem ser considerados “fórmulas mágicas”, visto que, sem uma dieta equilibrada e exercício físico adequado, os resultados com que tanto sonha dificilmente vão aparecer.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.