A melhor dieta para crossfit

A melhor dieta para crossfit

Se é adepto do crossfit saiba qual a dieta mais indicada para si.

O crossfit é uma modalidade muito exigente e para dar resposta a essa exigência deve adequar a sua alimentação. Veja qual a melhor de dieta para crossfit, aqui. 
 

O crossfit está na moda (é certo!) mas veio para ficar. E é bom de ver porquê. A modalidade criada por Greg Glassman consiste num programa de treino intensivo que combina vários exercícios e que permite trabalhar todo o corpo, enquanto promove o desenvolvimento de capacidades como a flexibilidade, força, equilíbrio, velocidade ou coordenação, por exemplo. E já se sabe uma modalidade exigente requer uma alimentação adequada. Descubra qual a dieta para crossfit.
 

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Uma questão de dieta

As opiniões dividem-se quanto à dieta mais indicada para a prática de crossfit. Mas há algo em que todas as opiniões são unânimes: a alimentação deve promover uma melhoria na performance física e ajudar na recuperação muscular.
Um praticante de crossfit (tal como qualquer outro desportistas) deve seguir uma dieta que inclua todos os grupos alimentares de forma a obter hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Ainda assim, e segundo se pode ler no site www.crossfit.com, recomenda-se uma dieta que inclua a ingestão de 30% de proteínas, 30% de lípidos e 40% de hidratos de carbono. Segundo os especialistas, o consumo de alimentos ricos nos nutrientes referidos contribuem para melhorar o desempenho dos praticantes de crossfit durante os treinos (visto que fornecem energia e contribuem para a recuperação e crescimentos muscular, enquanto ajudam na perda de gordura).
 

A dieta Paleo e o crossfit

Pode até haver quem discorde, mas a verdade é que a dieta mais associada ao crossfit é mesmo a dieta Paleo, abreviatura para dieta Paleolítica ou dieta do Paleolítico. Considerada por muitos a dieta dos famosos, a dieta Paleo foi criada por Loren Cordain, professor de Ciências da Saúde e Exercício na Colorado State University e baseia-se (isso mesmo) nos hábitos alimentares da pré-história.

O princípio desta dieta é muito simples. Basicamente a única regra é que a alimentação não inclua alimentos industrializados ou processados, sendo que apenas os alimentos provenientes da natureza (carnes, peixes, frutas, legumes ou raízes e tubérculos por exemplo) devem compor a ementa.
 

A dieta Paleo para atletas

Surge como uma variante ou uma dieta adaptada para os atletas, em concreto para os praticantes de crossfit, razão pela qual pode também ser chamada de dieta Paleo crossfit. No fundo, esta dieta baseia-se na dieta de Loren Cordain, mas contem algumas especificidades, nomeadamente o facto de prever refeições com base nos dias e horários de treino previstos. Assim, ainda que a dieta deva ser seguida diariamente, espera-se que o atleta cumpra algumas regras e se alimentes antes, durante e após o treino (sendo que neste último caso é suposto alimentar-se imediatamente após o treino- nos 30 minutos decorrentes - e cerca de duas horas depois do treino). Nestes casos a alimentação deve incluir essencialmente hidratos de carbono e proteínas.
 

Procure um nutricionista

Por mais que as suas pesquisas lhe digam que esta ou aquela dieta é a mais indicada para si, convém sempre relembrar que antes de se aventurar numa qualquer dieta deve sempre aconselhar-se junto de um profissional. Procure o seu nutricionista e deixe que ele lhe indique qual o regime alimentar mais adequado às suas necessidades.
 

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